Cada vez mais valorizadas atualmente, liderança e perfil de gestão não são qualidades inatas. A função exige dedicação, disciplina, humildade, compromisso e persistência.
Por mais que algumas pessoas naturalmente tenham mais facilidade para se tornarem líderes, ninguém nasce pronto. O lado positivo disso é que aqueles que não consideram que têm perfil de liderança e de gestão podem adquiri-lo.
Cursos para isso, online ou presenciais, ensinam algumas técnicas. Serviços de coaching também têm profissionais com técnicas específicas para desenvolver liderança e perfil de gestão.
Mas sabe qual o segredo por trás de todos eles? Autoconhecimento. “Conheça-te a ti mesmo”, disseram os filósofos gregos. Para guiar e orientar os outros no ambiente de trabalho, é preciso primeiro saber identificar seus próprios pontos fortes e aquilo que precisa ser aperfeiçoado.
O autoconhecimento muda a forma como você enxerga a si mesmo e transforma a maneira como você interage com o as pessoas em sua volta. Isso abre possibilidades para estar constantemente aprendendo, algo extremamente importante para verdadeiros líderes.
Faz sentido, certo? Afinal, nada mais desagradável que um chefe que não inspira confiança e é incoerente.
Veja os 7 passos para desenvolver as habilidades de liderança e perfil de gestão
Além do autoconhecimento, há outras formas de desenvolver habilidades de liderança e perfil de gestão:
1. Seja autêntico
Bons líderes são transparentes e vestem seus ideais. Justamente por conhecerem bem a si próprios, sabem o que querem e conseguem comunicar isso de forma clara, sem joguinhos de poder.
2. Compartilhe seu conhecimento
Se você tem experiências que podem ajudar os outros, experimente passar adiante. Líderes costumam ser grandes professores e mentores, e as pessoas carregam suas lições para sempre.
3. Saiba se comunicar
Não há necessidade de ser grosseiro para se fazer entender. Busque ser o mais claro e gentil o possível para inspirar confiança.
4. Escute o que os outros têm a dizer
Um líder só impõe respeito se respeitar seus liderados. Por isso, inclua as outras pessoas da equipe até nas decisões mais importantes e procure de fato ouvir suas ideias. Isso as deixará confortáveis para compartilhar soluções que podem fazer grandes diferenças no trabalho.
5. Valorize os outros
Nada pior do que um gestor que não reconhece o seu esforço, certo? Bons líderes sabem apreciar e valorizar o trabalho da equipe, uma das melhores formas de motivação.
6. Saiba se adaptar
Ser flexível e capaz de se adaptar às situações ou à equipe é fundamental para que o trabalho flua bem. Não exija da sua equipe mais do que ela pode dar, isso cria pressão desnecessária. Entenda, não significa estimular os liderados a dar sempre o melhor, e sim respeitar limites.
7. Prepare sucessores
Líderes sabem que o sucesso é maior entre quem está cercado de desejam que o sucesso continue. Lidere para deixar um legado e trabalhe de forma colaborativa.
Lembre-se: o sucesso é uma questão de treinamento. Cultivar bons hábitos desde sempre é fundamental para uma carreira de liderança bem sucedida, mesmo para quem ainda não ocupa funções de gestão. Para conhecer mais, leia meu ebook “Hábitos de Sucesso para Alavancar a sua Carreira de Liderança”.
Vejo você lá!