Quantos gestores você conhece que ainda não tem sucesso profissional?
Veja:um dos erros mais comuns na vida profissional de muita gente é acreditar que basta ser competente para ser bem sucedido.
Ser capaz de desempenhar as funções com excelência é, sim, fundamental. Mas perceba, se você deseja aquele salto na carreira ou seguir um caminho de liderança e gestão, é necessário saber lidar com pessoas.
Embora sejamos habituados a viver em sociedade desde cedo, para muita gente se relacionar com outras pessoas ainda é um desafio.
Dentro de uma empresa, isso é ainda mais complexo, visto que nem sempre todos têm interesses em comum.
A verdade, porém, é que é com os colegas de trabalho que passamos a maior parte do nosso dia e executamos tarefas, trocamos ideias e informações.
Uma boa liderança e gestão de pessoas deve ser capaz de manter um bom ambiente de trabalho, onde o convívio seja prazeroso para a equipe.
Mas afinal, há diferença entre liderança e gestão de pessoas?
As duas áreas são complementares, mas existem diferenças sutis entre elas. A gestão de pessoas geral, lida com todos os recursos humanos de uma empresa.
Seu objetivo vai desde o recrutamento, da contratação ao treinamento da equipe, até o acompanhamento dos profissionais.
Cada vez mais, a área tem sido considerada estratégica para as empresas, pois é a porta de entrada dos talentos, ou como você já ouviu falar: os ativos mais importantes!
Depois de admitidos, cabe aos gestores de cada área, receber esses talentos e continuar o processo de alinhar os objetivos da empresa com as maiores expectativas dos profissionais.
Mas se este é tão somente um gestor de pessoas, por si só, isso não é suficiente para manter pessoas e equipes engajadas e integradas.
Se no dia a dia os profissionais não estiverem motivados, todos os esforços terão sido em vão.
É aí que entra o papel fundamental do líder.
Um bom líder deve ser capaz de compreender as aspirações de cada talento e motivar sua equipe para alcançar os objetivos da empresa.
Ele deve inspirar confiança e respeito, proporcionando aquele ambiente de trabalho prazeroso que mencionei no início do texto.
Em geral, os cargos de liderança devem ser ocupados por pessoas muito bem treinadas e capazes de compreender e valorizar e os outros.
Entre as habilidades dos bons líderes, cabe citar a capacidade de contagiar os outros, a energia positiva e o entusiasmo.
E como garantir uma boa liderança e gestão de pessoas?
Por conversarem entre si, as duas áreas devem estar em sintonia. Um gestor precisa ser também um líder eficaz.
Para quem deseja buscar uma carreira em liderança e gestão de pessoas, é importante começar logo, a trabalhar as qualidades desejáveis para o cargo.
Muitas vezes exige-se que os postulantes a assumir cargos de liderança precisam antes de tudo se auto-conscientizarem de suas potencialidades e fraquezas.
Já para as empresas, é essencial que criem condições que encorajem os talentos a seguirem a carreira de líder.
Todos – organização, líderes e profissionais integrantes das equipes – tendem a ganhar quando há plena sintonia e engajamento na busca de um objetivo comum.
E você, sente vontade de seguir carreira de liderança e gestão de pessoas?
E vamos prosseguindo com o tema em outros posts. Sua opinião é no blog é importante, ok?.
Vá em frente!