Não é novidade para você que as pessoas geralmente conseguem seus cargos nas empresas por causa da sua inteligência intelectual (Q.I.), mas o que as mantêm nos seus cargos é a inteligência emocional (Q.E.). Para começar, você sabe o que é isso?
A inteligência emocional é a empatia, a capacidade de se conhecer e se colocar no lugar do outro. Para desenvolvê-la cada vez mais e melhor, listamos algumas habilidades abaixo. Vamos lá então?
Conhecer a si mesmo
Conselho dado há muitos séculos por Sócrates, um sábio da antiguidade, essa máxima é mais difícil de se alcançar do que você imagina.
Afinal, você se conhece? Sabe bem seus defeitos, qualidades, o que é capaz de fazer e como resiste à pressão?
Para isso, é sempre bom refletir e, caso tenha dificuldades para se conhecer sozinho, a ajuda de um terapeuta sempre é bem-vinda.
Saber lidar com críticas e stress
Se você conhecer bem a si mesmo, será fácil saber lidar com críticas e pressões cotidianas, seja no trabalho ou em outras situações.
Saiba lidar consigo mesmo e com as outras pessoas com paciência e compreensão. Tente entender os pontos de vista dos outros e, mesmo que você se sinta injustiçado, procure sempre conversar em vez de debater inutilmente.
Desenvolver seus pontos fortes
Muitas vezes, ficar muito tempo em um determinado local de trabalho faz com que você desenvolva algumas habilidades em detrimento de outras. No entanto, isso não quer dizer que você não possa adaptá-las.
Se você é um bom comunicador e só trabalha com máquinas, que tal utilizar esse talento com os técnicos e fornecedores? Ou, quem sabe, fazendo algum serviço social? Não deixe as suas habilidades morrerem por falta de uso.
Delegar tarefas é inteligência emocional
Ser super-herói podia ser seu sonho de infância. No entanto, na vida adulta, esse desejo não é nem um pouco prático. Acumular tarefas e não delegar a ninguém vai prejudicar a sua saúde. E o que é pior: sem nenhum reconhecimento da sociedade ou medalha de mérito.
Confie mais na sua equipe e a prepare de forma eficaz para que trabalhe em algumas funções pontuais, de forma que não fique tudo por sua conta.
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Dar atenção às pessoas: O poder da empatia na inteligência emocional.
Empatia, ultimamente, é um dom cada vez mais raro. Você tem parado para ouvir e conversar com as pessoas?
Largue o celular e outros aparelhos eletrônicos quando elas estiverem falando, dê a sua total atenção aos interlocutores. Mesmo se o assunto não interessar a você, coloque-se no lugar delas.
Inclusive esse é um dos significados da palavra empatia: a habilidade de se colocar no lugar do outro, nem que seja por alguns instantes.
Vivemos em sociedade e é imprescindível saber conviver bem com quem nos cerca, inclusive os integrantes da sua família e do seu trabalho. Lembre-se que as relações pessoais são importantes não só para obter vantagens materiais, mas para o seu próprio convívio social.
Com essas dicas, certamente você melhorará não só a sua inteligência emocional, mas também a sua empatia e relacionamento com as pessoas.
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