Olá, quantas vezes você já quis dizer algo e foi mal interpretado por alguém?
Quantas vezes você já ouviu que uma comunicação mal feita por um executivo ou um político fez com que empresas perdessem milhões?
Independentemente da sua profissão, a competência da comunicação é um dos pilares mais importantes para a sua carreira — sobretudo, agora em que os meios digitais de se reunir virtualmente vieram para ficar.
As pessoas estão preocupadas em estar mais atentas e não perder nenhum detalhe durante as reuniões remotas, porque sabem que há muito mais informações sobre os participantes no meio presencial do que em vídeo.
Mas veja, não se engane…
Pode ser que você considere a comunicação verbal e a não verbal como distintas uma da outra. No entanto, elas estão, de fato, intimamente interligadas.
A comunicação verbal é explícita, sendo expressada por meio de palavras escritas ou faladas, enquanto a não verbal é implícita, mas esta última é a que pode representar até 90% da eficiência na comunicação, incluindo posturas, movimentos, gestos e até mudanças na respiração.
Como fazer para se comunicar melhor tanto presencial quanto online?
1- Um dos deslizes mais comuns que cometemos nos diversos momentos de expressar a comunicação — desde um e-mail a uma palestra — é não ter clareza sobre “o que” e “como” queremos transmitir a nossa mensagem.
Por isso, tenha sempre um roteiro e verifique se o que você quer comunicar tem objetividade e clareza;
2- Identifique com quem você está conversando. Caso esteja falando com um público mais jovem, por exemplo, talvez a melhor aproximação seja escrever ou falar de um modo mais informal e amigável;
3- Evite falar em uma só nota, o que quer dizer falar com monotonia e sem ênfase nas palavras;
4- Evite falar na horizontal, ou seja, falar muito para preencher o espaço, mas com pouca informação no que está sendo dito;
5- Evite o trem desgovernado como cascata de palavras, não fazendo pausas para reflexão e nem deixando espaço para o outro falar.
Agora vamos falar um pouco mais da comunicação não verbal.
O que uma pessoa fala é importante, mas estar atento (a) ao que o rosto e gestos estão nos dizendo revelam sinais, às vezes muito sutis, que podem passar despercebidos, como uma emoção, uma lágrima se formando no canto do olho ou tremor na voz.
A comunicação não-verbal se manifesta de várias formas e quero afirmar que não há métodos padronizados.
Respeitar a personalidade e o modo de vida das pessoas é, antes de tudo, a primeira receita de empatia na comunicação.
A expressão facial é possivelmente a comunicação não verbal mais importante, tanto no presencial, quanto no online.
Podemos compartilhar uma mensagem de raiva, surpresa, decepção, medo ou tristeza apenas por meio de expressões faciais, como:
1- Olhar
Pelo olhar, a pessoa apresenta (sem falar), o nível de interesse pelo assunto que você está abordando. Assim, enquanto falamos, a outra pessoa nos dá detalhes pelas reações ao que dissemos — por exemplo, as sobrancelhas e a testa.
2- Gestos
Podemos reforçar o que estamos dizendo ou ilustrar os nossos pontos usando movimentos físicos. Eles podem mostrar emoções, como, por exemplo, usando um dedo apontado ou um punho fechado, braços abertos, ou demonstrações de movimento.
3- Postura
Quando nos portamos de frente para alguém que fala ou nos inclinamos para a frente, transmitimos interesse. Já ficar de costas ou inclinar-se para trás pode sugerir indiferença ou distração. O modo de sentar e os braços podem expressar sentimentos de ansiedade ou descontração.
4- Roupas
O que você veste pode comunicar muito, incluindo a sua posição social e ocupacional, idade, etnia e, às vezes, até a sua identidade de gênero.
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Vamos conversar sobre algumas pistas não verbais
Grande parte da nossa linguagem corporal é inconsciente e, assim, pode ficar difícil para você detectar e interpretar tanto os seus próprios sinais não verbais, quanto os dos outros.
Então, esteja totalmente absorvido e consciente do que acontece na comunicação presente para ler os seus sinais de comunicação não-verbais e também das pessoas.
O perigo é o de, às vezes, afirmarmos algo com as palavras e negarmos com a postura, expressão facial e gestos. Por isso, a comunicação não verbal exige autoconsciência, foco e a prática constante.
Lembro-me de quando em 1989, pela primeira vez, a imprensa me procurou para uma entrevista como executivo, e eu não tinha consciência de minhas falhas. Ao rever a gravação mais tarde, eu não me reconheci de tantos vícios de linguagem e postura que cometi naquele dia.
A melhor escola é treinar sempre para estar com os seus pensamentos focados na pessoa com quem você se comunica. Desenvolva a escuta ativa, mostrando que se interessa em conhecer o que o outro tem a dizer.
Faça uma auto avaliação no seu diário matinal como tenho recomendado sempre no canal e procure receber feedbacks de pessoas que você respeite e reconheça como bons comunicadores.
Se puder fazer palestras para grupos pequenos e gravar para rever a sua fala e postura, será uma ótima forma de aprendizagem.
Claro que boas leituras e cursos de curta duração também são recomendados.
Será que este conteúdo ajudou você? Eu vou gostar de saber o que você achou nos comentários.
Quero aprofundar ainda mais neste tema e ter um teste legal para você no Clube de Membros.
Vai ser um prazer ter você lá.
Vá em frente!
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