15 truques: como fazer as pessoas gostarem de você!

Quais serão estes 15 truques que mudam a percepção em relação a você? Para ajudar você, foram vasculhadas uma série de pesquisas psicológicas que vamos revelar aqui, de forma simplificada.

Já aconteceu de você querer fazer amizade com alguém  e o esforço não surtir resultado?

 Para ajudá-lo, vasculhamos uma série de pesquisas psicológicas e vamos revelar alguns desses truques que levarão as pessoas a gostar de você.

  1. Efeito Camaleão
15 truques

Ao falar com alguém, tente copiar a sua linguagem corporal, gestos e expressões faciais.

Em 1999, pesquisadores da Universidade de New York realizaram um estudo com 78 pessoas entre homens e mulheres. Parceiros dos investigadores interagiam com os investigados em diferentes níveis de mimetismo, enquanto eram secretamente filmados.

No final da interação, os parceiros que mais imitaram o comportamento dos investigados foram os que receberam maior indicativo de amizade.

Conclusão: Imitação é a mais sincera forma de elogio.

  1. Elogie outras pessoas

15 truques

Se você descrever alguém como honesto e gentil, as pessoas também vão associá-lo com essas qualidades. O inverso também é verdadeiro: Se você está constantemente destruindo a imagem das pessoas, você começará a ser associado também às qualidades negativas descritas por você.

Este fenômeno é chamado de “transferência espontânea de traços”.

“O que quer que você diga sobre outras pessoas influencia o modo como as pessoas veem você”. – Gretchen Rubin

  1. Mas não elogie o tempo todo

15 truques para as pessoas gostarem de você imediatamente

A teoria de perda e ganho  interpessoal sugere que seus comentários positivos fazem mais impacto se você fizer apenas ocasionalmente.

Um estudo da Universidade de Minnesota pesquisou  80 estudantes universitários do sexo feminino que trabalhavam em pares em uma tarefa e depois deixou as alunas “ouviram” suas parceiras falando sobre elas. Na realidade, os pesquisadores haviam instruído o que deveriam dizer.

Em um cenário, os comentários foram todos positivos; em um segundo cenário, os comentários foram todos negativos; num terceiro cenário, os comentários passaram de positivo para negativo; e em um quarto cenário, os comentários passaram de negativo para positivo.

O que se constatou?

As alunas  passaram a gostar mais de  suas parceiras  quando as observações passaram de positivo para negativo, sugerindo que as pessoas gostam de sentir que ganharam você pela  sua capacidade.

Resumindo: Embora seja contra-intuitivo, tente elogiar seus amigos com menos frequência.

Quer saber mais truques?

Baixe agora nosso infográfico com os 15 truques de como fazer as pessoas gostarem de você. É grátis!

Clique aqui para baixar!

Assinatura em preto tamanho pequeno2
Compartilhe este artigo:

o que você precisa saber

na sua caixa de entrada

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
artigos recentes
ainda relevantes
você pode gostar

Efeito Dunning-Kruger

Será que somos tão bons no que fazemos quanto pensamos? Para compreender o Efeito Dunning-Kruger acompanhe essa história: Em 6 de janeiro de 1996, McArthur

Leia Mais »
Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:

Política de privacidade – Termos de Uso

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?