Como você deve agir como líder?
Você deve pressionar mais sua equipe ou evitar todo o tipo de stress?
Bem, veja este gráfico abaixo que correlaciona os níveis de performance esperados de sua equipe versus a justa medida da pressão que você deve aplicar a ela, como líder.
Veja no gráfico (parte 1), você vai aumentando a pressão até um nível onde a equipe migra de uma área de desmotivação e passa a responder com alto desempenho (parte 2).
A baixa performance da equipe normalmente se dá pelo distanciamento do líder, o baixo senso de urgência e ausência de metas.
No lado oposto do gráfico (parte 3) temos níveis extremos de pressão que se revelam tão negativos quanto os de baixa pressão, conduzindo o time a fadiga e a sentimentos negativos, devido o estresse esmagador.
A área ideal para que sua equipe alcance o melhor desempenho é a do centro (parte 2) gráfico, onde se obtém os melhores resultados e onde também a equipe pode superar desafios e se manter altamente motivada.
Portanto, você como líder deve encontrar o nível ideal de stress de sua equipe. Nem demais e nem de menos.
Veja alguns pontos que você deve observar:
Digamos que você desafie sua equipe com um projeto novo para ser executado num curto prazo. Isso incentivará seu pessoal a trabalhar ativa e eficientemente naquilo que é esperado deles. Lembre-se, você deve estabelecer metas desafiadoras, mas alcançáveis. Isso estimulará sua equipe a se autodesafiar e a perseguir as recompensas decorrentes.
Mas fique atento: se houver uma gradual diminuição dos níveis de desempenho, causando um declínio na produtividade, é hora de rever o grau de pressão que você está exercendo sobre sua equipe.
Há muitas situações que podem influenciar sua equipe e que precisam ser avaliadas com cuidado por você. É um importante desafio do lider manter os níveis de stress adequados, sutentando-se na região de alta performance, onde todos, realmente, sairão ganhando.
Até a próxima semana,