Gatilhos mentais são recursos utilizados para atrair a atenção do público-alvo, motivando-o e persuadindo-o a optar pelo seu produto ou serviço. São bastante úteis não somente na sua vida profissional, mas também na pessoal. Se dividem em diversos tipos: reciprocidade, reciprocidade inversa, segurança, autoridade etc.
Quer saber um pouco mais sobre o que são e como funcionam os gatilhos mentais? Continue a leitura e fique por dentro dessa tática impressionante!
O que são gatilhos mentais?
Ao interagir com as pessoas por meio de conversas, textos, e-mails e vídeos, é importante utilizar os gatilhos mentais, que são recursos que influenciam a decisão do outro a seu favor.
Tecnicamente falando, toda escolha que fizemos sofre influência de áreas cerebrais envolvidas com processamento emocional (região límbica) e racional (região do neocórtex).
Os gatilhos mentais estimulam as áreas límbicas, de forma que a pessoa é engajada emocionalmente, tomando uma decisão (de compra, por exemplo) que é justificada, posteriormente, de forma racional.
Dessa forma, você atrai a atenção dos indivíduos, persuadindo-os mais facilmente. Isso pode ser útil para atingir diversos objetivos, como:
- atrair o consumidor para efetuar uma compra;
- motivar pessoas a seguirem sua página em redes sociais;
- atrair a atenção do público em uma palestra.
Veja a seguir alguns tipos de gatilhos mentais existentes.
Gatilho da afinidade
Utilizando o gatilho da afinidade, você mostra às pessoas que os interesses, causas, propósitos, receios e anseios delas são semelhantes aos seus. Em outras palavras, fará o outro se identificar com você, atraindo-o conforme seu objetivo.
Um exemplo de gatilho da afinidade para quem deseja atrair a atenção dos alunos em uma aula de Física, por exemplo, é falar das dificuldades que teve com a matéria quando era estudante.
Os discentes, que veem o mestre como uma pessoa que “sabe tudo” ou alguém “inatingível”, passarão a enxergá-lo como alguém que, assim como eles, já vivenciou empecilhos, ficando mais seguros para aprender e acompanhar sua explicação.
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Gatilho mental da segurança
O sentimento da segurança é um dos potenciais incentivadores da decisão.
Se você consegue passar segurança do seu serviço ou produto, o consumidor ficará muito mais confiável de que a sua solução é a ideal em relação às demais.
Durante a venda de um carro, por exemplo, é importante ressaltar dados que reforcem a garantia da sua marca, como:
- “o modelo ganhou o 1º lugar ano na avaliação geral na revista X”;
- “o veículo obteve 100% de aprovação pelos usuários”.
Gatilho da Reciprocidade
Gerar reciprocidade é uma forma de engajar a fidelização. Se você beneficia o outro em algum aspecto, ele estará mais propenso a optar pelo seu serviço em uma próxima oportunidade — graças à sensação de reciprocidade causada.
No comércio, é comum encontrarmos produtos que são vendidos e, em troca, o consumidor é beneficiado com uma amostra grátis ou um serviço gratuito, como:
- na compra de uma tintura de cabelo, você é presenteado com a coloração;
- ao adquirir um carro do modelo X, você fica isento do IPVA no primeiro ano.
Gatilho da Reciprocidade Inversa
Existe também o gatilho de Reciprocidade inversa, utilizado para obter um favor em troca.
Se tiver interesse em conquistar sua colega de trabalho que o ajudou em suas tarefas, uma opção seria agradecer pela ajuda e convidá-la para um jantar como forma de retribuição!
Gatilho da autoridade
Esse gatilho é gerado quando uma pessoa que representa uma autoridade se posiciona em relação ao seu serviço ou produto.
Quando você utiliza referências em uma área para endossar o seu artigo, ele será mais valorizado e atrairá o seu público-alvo.
Esse recurso é bastante utilizado para atrair o consumidor, como é o caso de propagandas de cremes dentais que utilizam odontólogos em suas campanhas.
Os gatilhos mentais são seus aliados para atingir diversos objetivos pessoais e profissionais. Não deixe de praticá-los em sua rotina e garanta resultados mais efetivos em vários aspectos de sua vida!
Saiba mais no vídeo que fiz especialmente à você que quer descobrir técnicas de persuasão, apoiada pela ciência.
E daí, Você costuma utilizar algum outro gatilho mental em sua rotina? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias conosco!