Uma prática necessária a partir de agora é ficar vigilante, e sabe em quem? Em você mesmo (a). Como ensina Daniel Goleman, autor do livro Inteligência Emocional, você deve ficar super, mega atento(a) a duas influências do seu cérebro sobre você no dia a dia:
1- O atalho;
2- A estrada principal.
Treine seus ouvidos para ouvir mais o que o outro diz e menos o que você quer dizer. Treine os seus neurônios-espelho para imitar de forma positiva as palavras e as ações dos outros. As emoções, seja de sofrimento ou de alegria, são espelhadas nos músculos do rosto das pessoas. Quanto maior a sua atenção, maior será a sua capacidade de interpretar e optar por uma decisão mais assertiva pra você. Treine a empatia.
E agora, você quer saber sobre o que refletir?
Eu quero insistir: Todos os dias antes de sair para o trabalho, escreva por 10 a 15 minutos quais as suas observações mais importantes, as suas ações de inteligência social que foram bem sucedidas no dia anterior e aquelas em que você precisa ainda melhorar.
Quer uma recompensa legal e motivadora? Depois de 3 meses, volte a rever o que você escreveu e vá repassando tudo como se assistisse o seu próprio filme.