Como criar e cultivar o hábito da leitura em 4 passos

Veja por que você precisa ler 2 páginas por dia.

1- Leitores são mais empáticos

Em 2013, o psicólogo David Kidd resolveu investigar se o hábito da leitura poderia melhorar a chamada teoria da mente, que é a capacidade de compreender que os outros tem pensamentos e desejos diferentes dos nossos e assim, de certa forma, predizer o comportamento deles. Kidd constatou que os leitores regulares de boas obras apresentavam uma capacidade de compreensão melhor dos sentimentos das outras pessoas e que sabiam utilizar essa capacidade de maneira mais assertiva e positiva. E assim, obtinham dos outros colaborações mais produtivas.

2- Leitores leem porque querem, não por obrigação Se você tiver aversão aos livros porque as muitas páginas assustam, pense em nunca se permitir que isso se torne uma obrigação. Assim, comece pelo tema que mais agrada você.

3 – Leitores evitam se enganar com metas irreais Busque boas indicações e comece pequeno. Dê passos de bebê. Leia duas páginas por dia nos próximos 30 dias. O importante não é a quantidade, mas saber que incorporar essa pequena mudança de hábito produzirá um grande valor para você.

4 – Se você não começa para não ter que desistir use a ‘Regra de 50’ A ideia é a seguinte: se você tiver até 50 anos, leia as primeiras 50 páginas e decida se vai ou não para a frente. Isso é mais do que o suficiente para saber se o livro traz alguma luz a você. Se isso não acontecer, desista sem dó. Esse livro então não merece a sua atenção. Essa estratégia foi inventada pela autora, Nancy Pearl.

Para as pessoas que tem mais de 50, por exemplo, 60, você deve subtrair essa idade de 100 e terá o número de paginas que irá ler antes de desistir de um livro. Neste caso você deveria ler apenas 40 páginas.

Podcast apresentado por João Francisco em Impact Player.

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Open chat
Podemos Ajudar?