Você gostaria de ter um mindset para persuadir e conquistar o que você quer sem precisar pedir?

Eu estava hoje pensando em como complementar os seus poderes persuasivos pelo uso da  empatia. Além claro, dos 6 gatilhos que já estão no seu mindset, vistos no post que escrevi de título: “como chegar ao sim com persuasão“.

Bem, o estudo da persuasão começou há mais de 300 anos a.c?

Pois é,  há 2.300 anos, Aristóteles já lançava as bases para a comunicação de sucesso. Para ele, a persuasão era “a arte de convencer as pessoas a fazerem algo que não fariam se não fosse pedido”.

Veja, de lá para cá a ciência e a tecnologia transformaram o mundo, mas o conjunto de valores humanos – por mais incrível que pareça – não mudou muito. A teoria Aristotélica continua a mais influente quando o assunto é persuasão.

Ele identificou três elementos usados por oradores persuasivos e que você deve levar em conta.

Os 3 elementos mais básicos da persuasão

1- A ética – que é a sinceridade que emana de você. É a sua confiabilidade percebida pelo outro.

2- A lógica – que são as palavras, os argumentos, os fatos, as histórias que você utilizará para atrair o outro. Veja, aqui você tocará a mente consciente do seu interlocutor e isso é muito importante. Mas, com os argumentos lógicos você pode chegar a convencer, mas é insuficiente para para você persuadir e influenciar. Você precisará então de um último elemento, que é:

3- A inteligência emocional – que é a percepção dos sentimentos das pessoas com quem você lida, ou empatia como é conhecida nos dias de hoje.

Como você deve integrar os 3 elementos

Resumindo tudo, se o item 1 for atendido, ou seja, se para o outro você for uma pessoa confiável, é natural que ele então, avance para o item 2. Ele passa então, a avaliar a decisão que irá tomar com base nos fatos que você irá apresentar.

Neste passo, se os argumentos lógicos apresentados por você forem satisfatórios, o outro poderá então, estar propenso à ser persuadido. Isso acontece na mente consciente, mas ainda não será suficiente para engajar.

Finalmente, diversos estudos têm demonstrado que o elemento subconsciente (ou emocional) será o gatilho motivador principal para que o outro decida. Portanto, embora sejamos seres humanos racionais, nossas decisões serão fortemente influenciadas pelo instinto e pela intuição.

Assim, você pode ser uma pessoa altamente confiável e saber muito bem usar de argumentos lógicos para convencer. Mas ainda assim, não conduzir o outro a decisão que você deseja. Para persuadir e influenciar você precisará utilizar o 3o. elemento que é a empatia.

Mas, como conseguir ser empático?

Bem, a empatia é a habilidade de compreender os sentimentos, as ideias e a situação de outra pessoa. É ser capaz de vivenciar o ponto de vista do outro.

Respondendo a pergunta inicial

Bem, assim, complementa-se o ciclo completo para que você alcance a persuasão e a influência em suas relações. As pessoas quando percebem, que há um desejo sincero e empático, em ajudar e se colocar no lugar delas, logo distinguirão você dos outros.

Haverá motivação e  mais predisposição em aceitar o que vem de você, do que de outras pessoas. Fortalece também a afinidade e a afeição, que são elementos essenciais para conquistar uma vida de sucesso profissional e pessoal.

Vá em frente!

 class=
Quer ser avisado(a) de novos artigos? Cadastre em nossa Newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas novidades.

Newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Mais recentes

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:

Política de privacidade – Termos de Uso

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?