Quais são os 4 atributos de liderança de que fala Jim Collins?

Quais são os 4 atributos mais importantes de liderança, que impulsionarão sua carreira? Neste post, você vai conhece-los. Eles foram descritos por Jim Collin e comentados por mim.

Quais são os 4 atributos de liderança, que se aplicados,  impulsionarão a sua carreira?

Muito se fala sobre liderança que parece ser um tema batido. Mas você sabe, como eu, que é uma das competências mais negligenciadas nas organizações.

Se você já é um líder ou se está subordinado a alguém, me diga quantas pessoas que você conhece conseguiu atingir o nível de liderança 5  de que fala Jim Collins, em seu livro “Good to Great”?

Vamos começar com uma frase de Napoleon Hill:

 class=

No final deste post você ira entender porque trouxe esta frase.

Bem, peço que você me responda: por que liderar é complicado? Bem, vou tentar responder a você:

Liderar é complicado porque liderança requer serviço abnegado. E isso suga parte de nossas energias.

É complicado porque líderes tem a responsabilidade de lidar e compreender a todos e as vezes, só é compreendido muito mais tarde.

O líder não pode se dar ao luxo de ter alguém na equipe tido como desagradável, impertinente, que não se relacione com sua equipe.

O líder precisa logo encontrar uma saída, porque esta pessoa drenará energia de todo o time.

Por último, é complicado porque é mais fácil ser áspero do que equilibrar a nossa natureza dura e flexível.

Exige muito menos esforço ser ditatorial. Tudo isso temperado com uma dose de egoísmo que é tão prevalente hoje, não é?

Mas, se você quer mesmo ser um líder de altíssimo valor ou o chamado de nível 5 pelo Jim Collins, temos que levar em conta mais um conceito que talvez não seja tão atraente.

Quer ser avisado(a) de novos artigos? Cadastre em nossa Newsletter
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Líder precisa SERVIR!

E já sei que você deve estar pensando: Ihh, agora complicou mesmo. Eu já precisava me submeter a todos aqueles desafios, agora preciso também ser um servidor?

Pois é, é claro que esta é uma interpretação minha do livro Good to Great, mas este livro aponta para  etapas práticas de como atingir o chamado nível 5, que é o nível mais alto que um líder pode atingir.

O autor descreve,

 class=

A pesquisa de Collins ainda aponta que:

A diferença entre o líder de nível 5 e outros líderes é que eles são levados a produzir resultados sustentáveis ​​para as organizações. Geralmente estão mais interessados ​​no sucesso da organização do que em seu próprio sucesso pessoal. Eles querem deixar um legado duradouro para que a organização continue a prosperar.

Os quatro atributos mais importantes do líder nível 5 são:

1) Autoconfiantes

atributos

Criam sucessores para o sucesso: Eles são autoconfiantes o suficiente para contratar pessoas competentes para que possam sucedê-los. Então eles conseguem as pessoas certas e confiam a elas a delegação de coisas importantes.

2) Humildes e Modestos

 class=

Eles demonstram modéstia, humildade e agem com calma, porém com determinação.Tem bons princípios, não dependendo de carisma para motivar.

3) Ambiciosos

atributos

Eles se destacam porque assumem a responsabilidade e não procuram culpados quando as coisas dão errado. Além do mais, eles raramente procuram crédito por aquilo que sua equipe conquista de valor.

4) Perseguem resultados sustentáveis

atributos

Eles são ambiciosos em primeiro lugar e acima de tudo para conquistarem o que é bom para a organização. Seu desejo de que a organização tenha sucesso supera em muito os seus desejos de recompensas pessoais.

Pois é,  ser líder pode ser no curto prazo realmente complicado, mas agora eu volto a frase de Napoleon Hill: “é literalmente verdade que você só pode ter sucesso melhor e mais rápido se ajudar os outros a prosperarem”. E esta frase resume toda a dimensão do perfil mais elevado de liderança que é o de nível 5.

Então, não há dúvida que, a médio e longo prazo é o único tipo de liderança inspiradora e que trará resultados e realização profissional e pessoal a você.

Eu penso que vale a pena!

Conheça nossa área de cursos, clicando aqui.

Vá em frente!

atributos
Compartilhe este artigo:

o que você precisa saber

na sua caixa de entrada

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
artigos recentes
ainda relevantes
você pode gostar

Efeito Dunning-Kruger

Será que somos tão bons no que fazemos quanto pensamos? Para compreender o Efeito Dunning-Kruger acompanhe essa história: Em 6 de janeiro de 1996, McArthur

Leia Mais »
Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:

Política de privacidade – Termos de Uso

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?