Todos querem persuadir e influenciar, mas será que o seu humor pessoal afeta sua capacidade de persuadir as pessoas? Será preciso mudar o humor dos outros?
A resposta para você é: com certeza. ABSOLUTAMENTE! (e aqui só lembrando, não estamos falando de manipular. Não seria ético e teria vida curta).
Mas, quando suas perspectivas são de bom humor:
- Os outros compram mais.
- Ouvem melhor.
- Veem o positivo se impondo sobre o negativo.
- E mais: eles dão melhores avaliações sobre você.
O humor, então, afeta nosso julgamento e nossa vontade de dizer sim aos outros. Quando a pessoa que você está tentando influenciar está de bom humor, ela é mais propensa a aceitar sua oferta.
O humor afeta quem quer persuadir e quem está sendo persuadido
Mas, o oposto também é verdade.
Veja este estudo:
Três indivíduos sentaram-se juntos à mesa de refeição. Dois que estavam no estudo e o terceiro que, sem saber, seria avaliado. Os dois companheiros conduziram-se de uma forma muito desagradável discutindo muito enquanto se alimentavam.
Em outra ocasião, este mesmo indivíduo foi trazido de volta ao mesmo lugar e ofereceu-se o mesmo alimento. A única diferença foi que ele recebeu diferentes companheiros de mesa que tiveram uma conversa interessante e divertida.
Como você acha que o indivíduo avaliou as refeições nos dois momentos?
Bem, você acertou: a primeira avaliação foi negativa. Enquanto a segunda foi positiva. Mesmo a comida em si ter sido a mesma nos dois momentos.
Quer ser avisado(a) de novos artigos? Cadastre em nossa Newsletter
Há evidências de que o humor é um fator importante para a persuasão
Acho que você está se perguntando:
Bem, grandes persuasores criam o bom humor. Eles sabem que se nos sentimos felizes. Tendemos a ter pensamentos positivos e recuperamos experiências positivas da memória. Você se lembra do vídeo Mindset em que mencionei que experiências de infância ainda nos afetam?
A primeira coisa é ter mesmo a certeza de que você está de bom humor.
Mesmo que seu público esteja de bom humor inicialmente. Um mau humor seu irá mudar o clima rapidamente. (mesmo que você se esforce para esconder). Neste caso, a sua eficácia da persuasão diminui significativamente e aumentam as probabilidades de objeções e resistência a você.
Assim, gostaria que você concluísse que:
O humor não é por si só um gatilho mental. Mas há evidências de que é um fator importante para a persuasão.
Estudos mostram que, mesmo em coisas simples como:
Após um bom lanche ou uma música agradável, as pessoas estão mais predispostas a serem persuadidas.
Consumidores que estão de bom humor serão mais conscientes das qualidades positivas dos produtos ou experiências apresentadas a eles. E, como qualquer criança descobre cedo: pais de bom humor tendem a ser muito mais indulgentes.
Então, fique atento aos estados de espírito e as atitudes das pessoas. Em certos momentos a melhor decisão é voltar mais tarde.
Se você não pode voltar mais tarde. Então é hora de começar a ajudar a si mesmo a construir um clima positivo ao seu redor.
Vá em frente!
PS. Agradeço todos os comentários generosos e também o seu incentivo. Pela excelente repercussão e inúmeros pedidos eu desenvolvi o curso “Persuasão e influencia: a arte de conquistar o sim. Especialmente para você.