A sociedade moderna tende a enaltecer algo que não é natural do ser humano: a multitarefa. A importância dada a essa característica é uma enorme falácia: manter o foco é o melhor caminho para sermos pessoas mais produtivas e bem-sucedidas.
Muitas vezes, parece uma tarefa difícil manter-se focado, ainda mais com o bombardeio de informações que recebemos a todo instante.
Quando nos damos conta, estamos com inúmeras abas abertas no navegador, um vídeo (que não está sendo assistido) passando no Youtube e tarefas que estão aguardando para serem feitas há dias.
A boa notícia é: manter o foco é algo que pode ser aprendido. Por isso, escrevi este texto especialmente para você.
Antes de tudo, entenda como funciona o foco
Daniel Goleman, psicólogo e autor do livro Inteligência Emocional, revolucionou os anos 90 mostrando que o controle das próprias emoções é tão importante quanto o quociente de inteligência de uma pessoa.
Há alguns anos, Goleman lançou outro livro: “Foco”. Mais uma vez, o escritor lançou luz sobre essa questão que tanto nos afeta como sociedade hoje em dia.
Nesse livro, ele afirma que existem três tipos de foco:
- foco interno: é a partir do foco interno que poderemos compreender e controlar nossas emoções;
- foco nos outros: é a partir do foco nos outros que podemos ouvir as outras pessoas, entendê-las e, assim, nos colocar no lugar delas para compreendermos seus sentimentos;
- foco no mundo: é a partir do foco no mundo que podemos dar atenção ao que acontece à nossa volta e a como a nossa reação a tudo isso impacta no mundo.
Podem parecer focos muito distintos, mas esses três tipos de foco estão relacionados. É preciso um bom autoconhecimento, o foco interno, para poder entender as emoções alheias e o nosso papel no mundo.
Separei algumas técnicas e exercícios que vão ajudar-lhe a desenvolver os três tipos de foco.
Saiba como desenvolver cada tipo de foco
Muitos pensam que o foco é uma forma extrema de atenção. A capacidade de se manter atento pode variar de pessoa para pessoa, e algumas podem ter mais facilidade para manter o foco. Como outras habilidades, você também pode treinar e fortalecer ela.
Separei dois exercícios simples para você fazer no seu dia a dia. São exercícios concebidos pela revista Scientifc America.
Com alguns minutos diários, você já pode começar a treinar. Com o tempo, é interessante aumentar o período dedicado para estes exercícios:
1- Contar e recontar
Escolha um texto. Pode ser a página de um livro ou mesmo este texto que está lendo agora, mas ficará mais fácil se o texto estiver impresso.
Conte o número de palavras que existem no texto. Ao terminar, reconte. O número da primeira contagem foi igual ao segundo? Repita o exercício algumas vezes até obter duas contagens seguidas iguais.
2- Imagem real e imagem mental
Escolha um objeto do dia a dia, qualquer um. Sente-se confortavelmente e coloque esse objeto na sua frente. Olhe fixamente para o objeto e concentre sua atenção nele.
Deixe que o objeto tome conta do seu espaço mental. Sempre que perceber que a sua atenção fugiu, pare e volte a se concentrar no objeto.
Com o tempo, aumente o tempo desse exercício e lembre-se: nunca julgue o objeto. Você não deve pensar que ele é verde ou está sujo. Deve apenas observar e deixar que ele ocupe a sua mente.
Numa segunda fase, tire o objeto da sua frente, feche os olhos e visualize-o na sua mente. Sempre que sua mente escapar do objeto, pare e retome. Com a tempo, verá que é cada vez mais fácil manter-se focado.
Esses dois exercícios simples podem ajudar-lhe muito a melhorar a sua capacidade de manter o foco. Faça-os por alguns dias com comprometimento e garanto que você perceberá a diferença.
Agora que você começou a entender melhor sobre a importância de manter o foco, assista ao vídeo em que conto mais sobre como parar de procrastinar para deixar de ser o expectador de sua própria vida e assumir o protagonismo que você merece.
Vá em frente!