Desenvolvimento de liderança é possível?

Muitas pessoas me questionam sobre o desenvolvimento de liderança, se essa é uma competência nata nas pessoas ou se pode ser desenvolvida ao longo do tempo. Será que você já nasceu líder ou poderá desenvolver esta habilidade? Descubra aqui!

Muitas pessoas me questionam sobre o desenvolvimento de liderança.

Se essa é uma competência nata nas pessoas ou se pode ser desenvolvida ao longo do tempo.

A resposta é simples: todos nós nascemos com habilidades que facilitam determinadas tarefas.

Alguns nascem com facilidade para desenhar, dançar ou tocar um instrumento musical, mas se não treinarem e se dedicarem a elas, dificilmente irão obter a excelência.

Outros não nascem com a facilidade para estas atividades, o chamado “dom”, mas com esforço, treinamento e estudo é possível atingir o sucesso da mesma forma, ou até mais.

O mesmo se aplica às competências, como a liderança. Então, podemos, sim, desenvolvê-la, ou mesmo aprimorá-la.

Características de um bom líder

As características são muito importantes e, certamente, ser um bom líder vai além do cargo.

Um bom líder é aquele que abre a mente da sua equipe, estimulando o conhecimento e desenvolvendo competências.

Estimula sua equipe a pensar grande e atingir a alta performance através de metas desafiadoras.

Sabe inovar e pensa além do óbvio, identificando novas oportunidades.

Este líder consegue trazer alegria para a convivência, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e leve, transmitindo segurança para que a equipe possa, inclusive, aprender com os erros.

Não é como uma receita de bolo, mas somando algumas características, habilidades e atitudes, conseguimos identificar como formam-se os bons líderes.

A resiliência é fundamental, por isso separei 7 estratégias para você praticar, ou mesmo aprimorar, dia a dia, que certamente ajudarão na sua jornada de desenvolvimento de liderança:

1. Esteja aberto a outras opiniões

Não se sinta ameaçado quando alguém discordar de você, questionar seu pensamento ou apresentar outras ideias. Mantenha a mente aberta.

Nem sempre será fácil, mas se você aprender a valorizar e respeitar as ideias de sua equipe, eles estarão mais propensos a dar o melhor para você.

2. Ouça e inspire sua equipe

Ser líder significa que você faz parte de uma equipe e, como líder, deve ser capaz de motivar e inspirar aqueles com quem trabalha.

Quando um membro da equipe precisar de encorajamento ou orientação, ofereça. Às vezes, tudo que uma pessoa precisa é de alguém para ouvir.

3. Continue aprendendo sempre

Um das melhores maneiras para desenvolver a liderança é continuar aprender coisas novas. Isso mantém sua mente afiada e suas habilidades frescas.

O desenvolvimento contínuo prepara você para novos desafios que podem surgir em seu caminho.

 class=

4. Tenha uma visão a longo prazo

A capacidade de prever e fornecer sugestões para evitar possíveis problemas futuros é inestimável para um líder.

Essa habilidade ajuda a reconhecer oportunidades que os outros ignoram, o que certamente lhe renderá reconhecimento.

5. Delegue e empodere sua equipe

Ninguém é o melhor em tudo, e quanto mais cedo você perceber isso, melhor será para o desenvolvimento de sua liderança.

Delegar tarefas a outras pessoas não apenas libera você para as coisas que você faz com excelência, mas também capacita outras pessoas em sua equipe.

6. Pratique a disciplina

Desenvolver a disciplina na sua vida profissional (e pessoal) é uma necessidade para ser um líder eficaz e inspirar outros a serem disciplinados também.

Se você é naturalmente desorganizado, isso irá refletir em seu trabalho. Tente implementar bons hábitos em casa, como acordar cedo e fazer exercícios diários, e trabalhar a partir daí.

Lembre-se que não existe uma fórmula mágica para o aprimoramento ou desenvolvimento de liderança, a base para isto é trabalho e dedicação.

7. Persuasão

Evidente que para lograrmos maior êxito como líder  precisaremos ter claro a compreensão do nosso público alvo e levar em conta que potencializaremos estes poderosos conhecimentos adotando uma postura íntegra, sincera e ética. A persuasão  é que dará a você a mentalidade necessária para alcançar  sucesso em sua liderança.

Gostou deste post? Aproveite para conferir meu e-book gratuito que fala sobre os Hábitos de Sucesso para Alavancar a sua Carreira de Liderança.

Vá em frente e sucesso!

Quer ser avisado(a) de novos artigos? Cadastre em nossa Newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Impactplayer

Compartilhe este artigo:

o que você precisa saber

na sua caixa de entrada

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
artigos recentes
ainda relevantes
você pode gostar

Efeito Dunning-Kruger

Será que somos tão bons no que fazemos quanto pensamos? Para compreender o Efeito Dunning-Kruger acompanhe essa história: Em 6 de janeiro de 1996, McArthur

Leia Mais »
Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:

Política de privacidade – Termos de Uso

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?