Você sabia que dá para aprender a ser criativo? Quando pensamos nessa característica, geralmente passam pelas nossas mentes pessoas que são famosas por terem inventado algo extraordinário. Esse estereótipo faz com que muitos achem que ser inovador é algo raro, inato e alcançável apenas por personalidades como Steve Jobs.
No entanto, sabemos que existem vários fatores que podem ajudar você a desenvolver um ambiente mais favorável para sua imaginação. Veja essas 6 dicas indispensáveis para você que quer descobrir como ser criativo. Vamos conhecê-las?
1. Invista no que faz seus olhos brilharem
Para ter criatividade é preciso muito engajamento e motivação. Por isso, você deve investir seu tempo em coisas que você realmente gosta, como um hobby, por exemplo. O importante é manter sua satisfação fluindo no dia a dia e buscar sempre se motivar no trabalho e assim, você estará muito mais propenso a ter ideias originais.
2. Inclua novas experiências em sua rotina
Sair da zona de conforto, procurar algo novo, desafiar-se… Esses são passos fundamentais para treinar uma mente criativa. Sabe quando a solução para o nosso problema está na nossa frente, mas nós não conseguimos enxergá-la? Isso acontece porque temos padrões de pensamento que nos levam sempre aos mesmos lugares.
Assim, experimentar novidades — especialmente sozinho — pode abrir sua percepção para descobertas e aumentar as chances de um insight. Dessa maneira, faça o que for necessário para quebrar velhos hábitos e viver situações inéditas.
3. Não tenha medo de se arriscar e errar
No processo criativo não há espaço para se preocupar com eventuais erros. Lembre-se de que antes de chegar à solução final, você vai passar por diversas ideias que não foram tão boas, mas que são essenciais ao seu progresso. Por isso, deixar de tentar por medo é o pior risco que você pode correr, já que por detrás de grandes projetos estão vários outros que falharam.
4. Sempre busque por fontes de inspiração
Procurar por fontes de inspiração é fundamental para ampliar seus níveis de percepção e reflexão. Ao analisar a obra de um artista que você admira, você tem a chance de compreender o processo criativo dele e as diversas etapas pela qual ele passou.
Use como referências músicas, filmes, pinturas, peças de teatro e livros, principalmente se forem bem diferentes daquilo que você já está acostumado a consumir.
5. Seja curioso como uma criança de cinco anos
Sabe quando falamos que crianças parecem ser mais criativas que adultos? Isso é porque elas possuem poucos conhecimentos prévios e quase nenhuma zona de conforto. Assim, tudo para elas é motivo de curiosidade.
Por isso, além dos conceitos e inspirações que você já tem, é fundamental ter interesse por tudo ao seu redor. Quanto mais você pesquisar por assuntos diferentes, maiores são as chances de uma ideia nova surgir em sua cabeça. O importante é ocupar sempre a sua mente com coisas novas.
6. Organize as suas ideias
A imagem de que pessoas criativas são desorganizadas não é verdade. Na realidade, ter certa disciplina ajuda bastante o processo inventivo. Portanto, use e abuse de post-its para colocar seus pensamentos em ordem. Dessa maneira, vai ser muito mais fácil se lembrar daquela ideia inovadora que você teve logo quando acordou, por exemplo.
Gostou do nosso post? Aproveite para conferir também os 13 métodos infalíveis para influenciar pessoas!