Em alguns momentos de nossas vidas, sucumbimos à inércia que costuma caracterizar o comodismo. Seja porque alcançamos alguma meta há muito desejada ou porque nossa motivação foi enfraquecida, o fato é que a rotina pode nos impelir à quietude, e não à ânsia da conquista. Mas como sair da zona de conforto, que nos inibe diante dos desafios da vida e da carreira?
Neste post, você conhecerá dicas para enfrentar a falta de estímulo, buscando o desenvolvimento pessoal e profissional de forma consistente e constante. E lembre-se sempre: a mudança só depende de você. Vamos lá?
Por que é necessário enfrentar a zona de conforto?
Quando paramos de nos desafiar, também paramos de conquistar. Não se deixe levar pelo cotidiano e não se encolha diante das oportunidades de se desenvolver. A zona de conforto é uma área perigosa, com forte apelo psicológico, e geralmente nos imobiliza de forma cruel, estagnando o progresso na vida e na carreira.
Afrontar a zona de conforto significa se dar a liberdade de crescer e melhorar. Ao desafiar a rotina e buscar novas chances de crescimento, você se abre a uma ampla gama de possibilidades para impulsionar suas habilidades e competências. Somente ao enfrentar a inércia é possível realizar sonhos e desejos.
Diante disso, a orientação é simples, mas bastante poderosa: mexa-se agora mesmo! Não boicote seu potencial e certifique-se de jamais postergar suas conquistas.
Como sair da zona de conforto?
O primeiro passo é assumir a responsabilidade por seu próprio destino. Conscientize-se de que seus resultados dependem unicamente dos esforços que você emprega em conquistar o que deseja. Sair da zona de conforto é assumir-se o senhor de sua satisfação e de sua felicidade.
Uma vez ciente de que é preciso tomar as rédeas de sua vida, você se pergunta por onde começar. As etapas para desvencilhar-se das amarras do comodismo são relativamente simples, mas vão exigir sua total dedicação:
Avalie a si mesmo e ao cenário que te rodeia
É importante olhar para dentro e conscientizar-se de seus sentimentos em relação ao modo com que você está conduzindo sua vida. Você está satisfeito? Tem conseguido se manter motivado? Está sempre em busca de novas oportunidades e desafios? Se alguma das respostas foi negativa, examine em profundidade qual aspecto de sua vida está afetando a sua satisfação pessoal.
Faça planos e tome a iniciativa
Planejar é importante, mas não é suficiente. Depois de avaliar o contexto no qual está acomodado e de redefinir suas prioridades, elencando ações imediatas e de médio prazo, tome a iniciativa: só você será capaz de transformar uma situação que não te agrada em algo que te faz feliz.
Desafie-se constantemente
Sair da zona de conforto significa abdicar de circunstâncias comuns que já são encaradas ou executadas de forma automática. Permita-se enfrentar novos desafios e experimentar coisas diferentes!
Você pode apelar à aprendizagem (um curso profissionalizante, um idioma, um instrumento musical etc.) ou mesmo à quebra de rotina (surpreenda sua família com um jantar, convide algum amigo para uma conversa etc.). Atitudes corriqueiras modificam a inércia de seu cotidiano e te impulsionam à mudança.
Um universo infindável de possibilidades está à disposição daqueles que se dispõem a desbravá-lo. Sair da zona de conforto significa obter maior satisfação, desenvolver habilidades e, claro, superar limites. Não há contraindicações no ato de assumir a responsabilidade por sua própria vida. Já dizia Jack Welch, ex-CEO da General Electric e autor de diversos livros de negócios: controle seu destino ou alguém o controlará.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e incentive seus contatos a também tomar a iniciativa da mudança. Boa sorte!