Muitas vezes, você sente que é preciso adotar atitudes mais proativas em relação às suas perspectivas de vida, como: sair da mesmice, desenvolver aquele projeto que tanto você quer, concluir aquele objetivo há muito tempo criado, etc.
É claro que parar de procrastinar é uma maneira de nos mantermos ativos para alcançar os resultados que queremos. Mas como podemos acabar com os adiamentos? Por onde devemos começar?
Não deixe de ler e descubra já!
Estabeleça metas
Antes de mais nada, é necessário que você trace os seus propósitos para clarear as ideias de uma mente que pode estar há muito tempo “parada”. Por isso questione-se:
- O que quero mudar?
- Como posso mudar?
- Qual a finalidade dessa mudança?
- Em quanto tempo devo atingir meus objetivos?
Questionamentos dessa natureza irão ajudá-lo a estabelecer metas para o que se deseja iniciar ou dar sequência. É a primeira etapa para quem quer avançar em seus objetivos e evitar a ruína do adiamento.
Organize as tarefas
Após compreender suas metas, é preciso elaborá-las. Para isso, não se esqueça de:
- Definir quanto tempo do seu dia será necessário para atingir seus objetivos no tempo estipulado;
- Dividir o seu tempo em várias tarefas para não deixar seu cérebro fatigado e perder o ritmo ao longo dos dias;
- Organizar as tarefas de forma a cumprir sempre as mais complicadas e “chatas” primeiro;
- Lembrar-se de empregar algum tempo destinado para pequenos intervalos de ócio durante as tarefas: o descanso motiva e confere maior energia para seu cérebro trabalhar de forma mais produtiva.
Pense nas recompensas
O fato de nos incomodarmos por procrastinar já antecipa uma das recompensas que conquistaremos após adotar uma atitude proativa: o alívio em iniciar algo antes adiado (que já é uma recompensa fantástica, por mostrar que somos capazes de “dar a volta por cima”).
Existem recompensas que são mais específicas e devem ser pensadas como gatilho para a mudança.
- Ao mudar de emprego, você vislumbra como recompensa maior satisfação profissional?
- Ao começar a estudar para aquele concurso, você acredita que conseguirá alavancar sua carreira e ficar mais independente?
- Terminar aquele relacionamento irá deixá-lo mais tranquilo e feliz?
Seja quais forem as suas motivações, não deixe de identificá-las e, sempre que surgir aquele desânimo, lembre-se que você é o responsável por obter tais recompensas.
Fuja de distrações
As distrações são as piores incentivadoras da procrastinação.
Um sofá sempre será mais prazeroso que a leitura de um livro de estudos, assim como conversar com os amigos no celular para combinar a saída do final de semana acaba não levando somente aqueles “cinco minutinhos de descanso”.
Portanto, combine consigo mesmo de manter a disciplina para cumprir as metas que precisa e recompense-se com alguns minutos de descanso para fazer o que o seu corpo e mente desejam (até deitar no sofá ou conversar com os amigos pelo celular).
Lembre-se, no entanto, de ter sempre muito bom senso para conseguir alcançar seus objetivos e, ao mesmo tempo, manter-se sempre determinado.
No final das contas, você acabará acostumando-se com a rotina e com a disciplina e, por fim, as distrações não serão assim tão fortes e influenciadoras.
Rodeie-se de pessoas motivadas
Essa é uma dica muito importante pois, embora você possa não acreditar, pessoas preguiçosas, desanimadas e que sempre procrastinam podem influenciar bastante as nossas escolhas.
Conviver com pessoas motivadas deixará você mais incentivado para atingir suas metas e, da mesma forma, você irá motivá-las ainda mais. Por isso não se esqueça de:
- Rodear-se de pessoas tão motivadas quanto você
- Conversar sobre suas dificuldades e conquistas para descobrir o ponto de vista de pessoas que, assim como você, batalham por seus objetivos
Lembre-se, o vício da procrastinação pode impedir você de crescer pessoal e profissionalmente, além de impossibilitar o alcance de metas e objetivos traçados. Por isso é muito importante você saber como parar de procrastinar. Não deixe de implementar essas dicas em seu dia a dia e tenha muito mais sucesso em sua vida!
Agora que você já sabe como evitar a procrastinação, que tal descobrir como a inteligência emocional pode também mudar sua vida?
vá em frente!