6 passos simples para criar uma equipe de alta performance

Uma equipe de alta performance pode fazer toda a diferença no sucesso da sua empresa. E isso é um grande desafio, mas não é mas não é impossível!

Pode até parecer meio óbvio dizer isso à você, mas o desempenho da sua equipe é tão importante quanto o seu próprio. Uma equipe de alta performance pode fazer toda a diferença no sucesso da sua empresa. E isso é um grande desafio, mas não é impossível!

 class=

Para formar uma equipe de alta performance, não basta que você seja um bom chefe: você precisa ser um bom líder. O desafio aqui é fazer com que todos compartilhem os mesmo valores, com objetivos claros e uma única visão do negócio.

Isso não é tão complexo quanto você imagina. Pense no McDonalds, uma das maiores franquias do mundo, que consegue fazer com que um grupo de adolescentes entregue hambúrgueres em menos de cinco minutos.

Talvez você me diga “mas fazer hambúrgueres não é tão complexo quanto as atividades da minha empresa”, e de fato, isso pode até se aplicar, mas a realidade é que 80% das atividades do nosso dia a dia são totalmente padronizáveis. E isso nos leva ao primeiro passo para a criação de uma equipe de alta performance:

1. Tenha firmeza no ato de delegar

Seja para fazer hambúrgueres ou entregar um projeto complexo. É essencial confiar e dar autonomia aos subordinados para executarem suas tarefas.

Viu como não é tão complexo?

Então siga comigo nessas outras dicas para criar uma equipe de alta performance

 class=
2. Mantenha a comunicação aberta

Você deve, sim, delegar as tarefas, mas não pense que deve fechar as portas para possíveis dúvidas. Esteja disposto a orientar e ajudar seus subordinados no que eles precisarem.

3. Construa relacionamentos baseados na confiança

Para que uma equipe alcance a alta performance, ela não pode ter receios de compartilhar suas ideias e observações. Trabalhe para que a sua equipe confie em você e se sinta à vontade para colaborar com a visão da empresa. Uma das formas de fazer isso é agir genuinamente de acordo com aquilo que você exige dos funcionários, de maneira que eles percebam que vocês estão alinhados.

4. Estimule o espírito de equipe

Uma equipe de alta performance entende seus compromissos e sua importância para a empresa. Ao se sentirem parte dos projetos dividindo a autoria deles, o rendimento melhora.

 class=
5. Dê e receba feedback

É essencial que sua equipe saiba como está se saindo e conheça suas dificuldades e habilidades. Dessa forma, vocês poderão trabalhar juntos para alcançar o alto desempenho. Ao mesmo tempo, um bom líder precisa aceitar receber críticas e refletir sobre sua postura para melhorar constantemente.

Quer ser avisado(a) de novos artigos? Cadastre em nossa Newsletter

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
6. Estimule e desafie sua equipe

Uma equipe de alta performance deve estar sempre de olho em gerar avanços significativos, buscando fugir do lugar comum. Para isso, busque formas de estimulá-los: vale criar quadros deixando os princípios da empresa visíveis e reconhecer publicamente atitudes que servem como parâmetro para a empresa. Um funcionário teve uma ideia inovadora? Compartilhe-a com toda a equipe! Eles verão que as ideias não só são possíveis, como também aceitas, e se sentirão estimulados a buscar o mesmo.

E lembre: para que tudo isso seja possível, a sua postura deve ser sempre a de liderança, nunca de um chefe que somente manda e desmanda, sem orientar nem ouvir a equipe. Se você deseja aprender mais sobre como ser um bom líder, confira o e-book  sobre hábitos de sucesso para alavancar a sua carreira de liderança. Você irá se surpreender com o seu potencial!

Vá em frente!!!

 class=
Compartilhe este artigo:

o que você precisa saber

na sua caixa de entrada

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
artigos recentes
ainda relevantes
você pode gostar

Efeito Dunning-Kruger

Será que somos tão bons no que fazemos quanto pensamos? Para compreender o Efeito Dunning-Kruger acompanhe essa história: Em 6 de janeiro de 1996, McArthur

Leia Mais »
Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site você declara estar cientes dos termos abaixo:

Política de privacidade – Termos de Uso

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?