Dias idênticos, tarefas repetitivas, crise econômica… Como manter-se motivado em um cenário desses? Todos nós já estivemos lá em algum momento de nossas carreiras. Desligar o despertador e começar mais um dia de trabalho parece uma tortura de segunda a sexta-feira.
Mas você não precisa viver assim e muito menos sair do seu emprego. Comece a mudar esse cenário utilizando-se de nossas 5 dicas simples que vão melhorar sua motivação no trabalho:
Comece a mudança
Negar que você está insatisfeito com o trabalho e que esse é apenas um dia ruim não vai te fazer se mexer e buscar mudanças.
Comece com o diagnóstico do seu problema: qual foi a última tarefa que você teve prazer em fazer aquilo? O que você realmente gosta sobre o seu trabalho? Quando as coisas começaram a perder o brilho?
Vá fundo em tentar entender onde e por que as coisas começaram a dar errado. Só assim você inciará um plano de ação para sair dessa.
Encontre seu propósito
Envolver-se durante grande parte do dia em algo que não tem grande significado para você não faz o menor sentido.
Enumere os ganhos pessoais e profissionais que você tem com seu trabalho. Depois, escreva quais são as metas pessoais e profissionais que você tem para o próximo ano — ou os próximos dois anos, dependendo da sua ambição. Tente se espelhar em pessoas que estão atualmente onde você se projeta: o que elas fazem? Como elas fazem? O que você precisa aprender para chegar onde elas estão?
Faça um plano de desenvolvimento de carreira baseado nos seus objetivos e em como você pode alcançá-los por meio do seu trabalho. Encontrar um propósito certamente lhe dará a energia que você precisa para ter mais motivação no trabalho.
Peça feedbacks
Na construção de um plano para crescer pessoal e profissionalmente, uma visão externa é sempre bem-vinda.
Formule perguntas sobre sua postura, pontos fracos e pontos fortes, além de pontos únicos sobre sua forma de trabalhar e entreviste pessoas que se envolvem com seu trabalho de formas diferentes. Faça essas perguntas a quem esteja acima e abaixo da hierarquia em que você se encontra e também aos seus colegas de trabalho.
Visões diferentes te ajudarão a ter um mapa mais completo e compreender a que ponto exatamente é preciso dedicar mais atenção.
Gamifique seu dia a dia
A gamificação é uma prática comum em diversas empresas e startups — e uma forte aliada para encontrar mais motivação no trabalho. Ela consiste em transpor uma atmosfera de jogo para o ambiente profissional, o que pode tornar a convivência e a rotina mais lúdica e desafiadora.
Converse com sua equipe e traga algumas sugestões para serem colocadas em prática, como desafios, dinâmicas em grupo, jogos cooperativos, etc.
Cuide do seu corpo e mente
Uma vida sedentária é uma grande causadora de falta de serotonina no cérebro, o que nos deixa desanimados e reflete diretamente na nossa postura diante da vida e do trabalho.
Para ajudar, você pode buscar uma forma simples de se exercitar: passeie com o cachorro, faça uma caminhada de uma hora todos os dias ou troque o elevador pelas escadas. E cuide bem da sua alimentação, fugindo de comidas muito processadas, gordurosas e carnes muito pesadas. Cuide de si e sinta-se bem na sua própria pele para realmente sentir as mudanças por vir.
Todo bom profissional já esteve nessa encruzilhada. Ver-se diante da falta de motivação no trabalho, vivendo uma rotina monótona, gera frustração e faz os dias se arrastarem. Não caia em um beco sem saída.
Parece muito difícil seguir todas essas dicas? Então concentre-se naquela uma coisa que mais pode te proporcionar transformações. Veja por que uma vida disciplinada pode mudar tudo e você vai ver como essa mudança é mais possível do que você imagina!