No mundo corporativo a palavra “chefe” já perdeu o sentido há muito tempo. O que as empresas e colaboradores esperam, hoje em dia, é que um profissional em uma posição de poder tenha sabedoria para agir como um verdadeiro líder.
Mas você sabe quais são as reais características de um bom líder? Reunimos aqui as 5 principais. Confira a seguir:
1. Saber trabalhar bem em equipe
Assumir a responsabilidade por uma equipe é a tarefa básica de um gestor, mas não é a mais fácil. Saber lidar com crises, atingir resultados coletivamente, respeitar os limites pessoais de cada colaborador e conviver em harmonia diante de personalidades tão distintas são características que somente um bom líder possui.
Trabalhar bem em grupo é motivar essas pessoas a darem o seu melhor. E esse estímulo não vem apenas por meio de ordens ou de um determinado salário, mas com reconhecimento, feedbacks e oportunidades de crescimento.
2. Estar aberto a mudanças
“Inovação” é a palavra que domina o mercado atual, com consumidores cada vez mais ávidos por novos produtos e serviços mais eficientes.
Um bom líder precisa enxergar além dos seus limites, acompanhar as novas gerações e tendências, conhecer o seu público e estar atento às novidades, não apenas da sua área de atuação, mas do mundo como um todo.
Um profissional que se fecha diante de mudanças corre o risco de se manter estagnado profissionalmente e diminuir o desempenho da sua empresa.
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3. Pedir ajuda quando necessário
Reconhecer que não possui todas as respostas e que precisa pedir ajuda aos seus colaboradores também deve ser uma das características de um bom líder. Esse processo envolve ainda reconhecer erros, delegar tarefas e envolver a sua equipe na tomada de decisões.
Além de demonstrar confiança, um líder que conta com o apoio da sua equipe expande as suas oportunidades de aprendizado, reconhece e corrige suas vulnerabilidades mais facilmente e cria um relacionamento forte com os seus colaboradores.
4. Dominar as novas tecnologias
Um líder precisa buscar capacitação e conhecimento constantemente para que o seu negócio cresça. Todos os dias, a tecnologia e a internet fornecem materiais, técnicas e ferramentas que são poderosas aliadas nesse processo.
Não é preciso se tornar um especialista em TI do dia para a noite, mas entender como funcionam as novas tecnologias e o que é tendência no mercado. Essa é uma forma de melhorar o seu desempenho em gestão, trazer inovação para a empresa e facilitar a vida dos seus colaboradores.
5. Liderar pelo exemplo
Um gestor que utiliza sua posição apenas para distribuir ordens e exigir que prazos sejam cumpridos, sem ter uma boa conduta pessoal ou empatia, só é capaz de gerar frustração e, nos piores casos, demissões.
Todo profissional precisa de uma figura que sirva como modelo de atuação. E para grande parte deles esse exemplo vem pelo líder. Por isso, uma boa liderança deve ser capaz de:
- Assumir responsabilidades;
- Demonstrar otimismo diante de obstáculos;
- Ter capacidade de inovar e mente aberta a melhorias;
- Estar disposto a escutar novas ideias e críticas;
- Agir com cautela para tomar decisões;
- Buscar capacitação;
- Motivar quem está ao seu redor.
Agir pelo próprio exemplo, e não por meio de autoridade, é uma forma de criar um ambiente de trabalho saudável, aumentar a autoestima e performance da equipe e permitir que pessoas desenvolvam suas habilidades rumo ao sucesso.
E então? Pronto para trabalhar as características de um bom líder e exercer melhor seu papel na empresa? Não deixe de conferir também as nossas dicas para aumentar a performance da sua equipe!