Como ter um Bom Relacionamento Interpessoal

“Se nenhuma pessoa é uma ilha isolada”, como disse o poeta inglês John Donne, e que “a grandeza humana está no quebrar a nossa solidão”, um bom relacionamento interpessoal é um dos mais fortes elementos para você ser bem sucedido (a). 

Afinal, você precisa tanto das pessoas quanto elas de você para uma boa convivência e o bem-estar no dia a dia.

Mas claro, você pode ter dúvidas sobre o poder dos relacionamentos.

Quer um exemplo que está bem perto de você? 

Pare um pouco o que você está fazendo e preste atenção as pessoas a sua volta, aquelas que você considera de mais sucesso. 

Perceba neste seu retiro mental como essas pessoas costumam saber lidar bem com os outros nos mais variados contextos? 

Você verá que, não raro, elas são descritas como flexíveis, empáticas, respeitosas e são admiradas até mesmo quando – eventualmente – precisam ser firmes numa decisão. 

Mais uma coisa: você já percebeu que estas características vão muito além de ter um alto quociente intelectual (QI).

Repare então que bons relacionamentos e uma carreira bem sucedida dependem essencialmente das competências da inteligência emocional e social. 

Mas existem mais algumas habilidades da Inteligência Emocional que funcionam como uma espécie de truques para melhorar seus relacionamentos interpessoais. 

Quer saber como dar mais potência a sua capacidade de relacionar-se? 

Olha só essa trilha para você seguir: 

Elas podem ser praticadas diariamente, em todos os âmbitos da sua vida.

Se você adotar essas atitudes, logo perceberá mudanças muito positivas nos seus relacionamentos. 

Vamos lá:

1- Procure se conhecer e cuidar de si mesmo.

Sim, o primeiro passo para melhorar os relacionamentos interpessoais é melhorar seu relacionamento com você mesmo! Dessa forma, você não corre riscos de “descontar” em outra pessoa os seus problemas.

2-Pratique empatia

Repare, muita gente acha é empatia é dar bons conselhos. Não é! É a capacidade de se colocar no lugar do outro, vestir sua camisa, entender suas dores, e a partir daí, ajudar a escolher soluções que sejam imprescindíveis para o sucesso do outro. E assim, uma forte relação de confiança começa a ser estabelecida entre você a as outras pessoas. 

3-Fique atento(a) a sua linguagem corporal

As palavras não são as únicas responsáveis pela comunicação: gestos e entonação de voz estão dizendo o tempo todo como você se sente. Mesmo que o consciente das outras pessoas não tenha notado o inconsciente captou tudo sobre você. 

Portanto, sua postura interfere nas suas relações. Tudo comunica: cruzar os braços, bocejar ou falar muito alto e também todos sinais que emite quando não está tão receptivo assim ao que o outro tem a dizer.

Leve em conta esses três simples itens e amplie assim o seu networking, que é sua rede de relacionamentos e usufrua daqueles benefícios que você percebe nas pessoas de sucesso. 

Mesmo que você não consiga lidar com todos os três itens de uma vez, inicie por um ou dois e quando começar a ver resultados, inclua outros. 

Depois me conte como tem se saído, se conseguiu melhorar seus relacionamentos interpessoais e se já há novas perspectivas se abrindo como oportunidades para você.  

E, se quiser aprender mais sobre liderança com inteligência emocional, eu acabei de lançar um curso novo para você.

Só para finalizar, eu tenho dito sempre que você é líder.

Ficou em dúvida não é? 

Repare então: seja em casa com os filhos, ao lidar com um grupo grande ou pequeno de pessoas ou até mesmo apenas como um líder de si mesmo (a). 

Você sempre adota um perfil de liderança. 

O líder de si é o que compreende o seu papel profissional, o formato ideal das suas entregas, os relacionamentos com os seus clientes, sócios, alunos, acionistas, enfim.

Garanto a você. De algum modo, você exerce a sua liderança.

Vá em frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Podemos Ajudar?