7 livros para ler em 2022

Olá, 


Há quanto tempo você não faz algo que mude realmente a sua vida? 


Pode ser que você tenha interrompido o seu processo de transformação, mas garanto a você: no passado você já fez amizade com a sua melhor realidade.


Já fez história, claro que fez. Imagine se você quisesse contar os seus êxitos passados…Falaria sobre como foi andar e falar pela primeira vez, quando passou de ano, quando se levantou da carteira e leu em público para toda a classe…


Compare-se com você mesmo(a) e veja: foram muitas realizações. Em cada uma você sentiu que era a inspiração que conectava você com o que há de melhor em você.


Pois é, mas se você sente que alguma coisa fez estacionar o seu ciclo de aprendizagem e de evolução, você pode reverter isso.


Eu quero que você pense nisso e neste ano imagine que você pode se transformar para melhor, ser extraordinário no que faz e cada vez mais realizado(a). 

 
Bem, se você gosta dos conteúdos que faço pra você, eu peço que você se inscreva para sempre receber atualizações e se está gostando desse dê seu like, ok? Comente também sobre como você se sente em relação a este tema. Se ajudou…


Bem, você sabe que acredito muito em comunidades. As relações são muito importantes para você. A ciência diz que na medida em que as cidades vão crescendo vai crescendo também a criatividade das pessoas. Incrível isso.


Sabe o porquê cidades maiores são mais criativas?


É porque há mais gente conectada e ideias proliferam em redes. Percebeu porque acredito em comunidades?


Neste início de ano novo – influenciado pelo Youtube, quero abrir um Clube de Membros. Quero que você converse com pessoas sobre os nossos 7 temas mais importantes. Quero que seja uma interação muito forte para você. 

 
Bem, neste país de sol que convida a sair e mostrar o seu entusiasmo, eu quero que você comece a dominar as 7 mais importantes competências.

 
Assim, mais que indicar 7 livros para você se autodesenvolver em 2022, eu vou retomar aquele nosso exercício que começamos há 4 anos. 


E claro, isso será realmente muito bom para você e eu fico muito feliz em poder ajudar!

Quer saber como deve proceder?


Vamos lá direto ao ponto.


Se você me acompanha, talvez já tenha feito – desde 2018 – o seu raio x do profissional e seu plano pessoal para as 7 competências mais importantes de sua vida.

 
Se não, não se preocupe, você pode sempre começar. Não se preocupe mesmo. O que importa é como as coisas vão realmente impactar para você. 


Bem, vamos em frente…

Sabe o que você estará fazendo com o raio x? 


Nas empresas se chama benchmarking, que é comparar uma empresa com outra de referência e depois tentar superá-la. 

Mas eu trouxe essa ideia para você saber se posicionar se comparando com outras pessoas que são exemplos para você. 


Baixe o arquivo que está bem explicado. 


N o final desse post você encontra o link para baixar este material.


Agora vamos as 7 competências que você deve desenvolver:


1. Tenha objetivo… depois outro….


Você é a única pessoa que pode decidir o que quer se tornar. Mas precisamos antes de tudo, saber para onde queremos ir.

 
Sei que você tem trabalhado muito, mas mesmo assim pode estar sentindo que não evoluiu tanto neste ano. 

 
Nada de se angustiar com isso. Você deve se perdoar e ir daqui para a frente. Eu quero ajudar você com cursos que farei em 2022. Você pode nunca ter entrado no jogo como agora. Sonhar grande, com ações alinhadas como se fossem uma sequência de dominós com um destino. 


Como diz Sharma, os seus dias são sua vida em miniatura. Logo a sua jornada será feita de pequenas melhorias diárias até conquistar os seus vários objetivos. 


Sim, porque a sua vida é uma jornada.

 
Para isso tenha clareza: pergunte-se:
O que eu quero mesmo conquistar?
O que constitui uma boa vida para mim?

                                                            
Veja, essas perguntas você já pode começar a tentar responder e começar a agir neste ano novo. 
É que é assim que você alcançará o melhor de si, seja na sua empresa, nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes.

 
E sobre isso eu vou falar mais com você no ano que vem!


Agora vamos ao livro que quero indicar a você. O título é Maestria.

livro


Robert Greene após estudar a biografia de personalidades brilhantes e bem sucedidas, descobriu o que faz algumas pessoas se destacarem em relação às demais.


Mostra porque não é sorte e nem genialidade, mas que qualquer pessoa pode alcançar a maestria. 


Interessante, não é? 


A 2° competência é o Mindset ou seja, o seu tipo de mentalidade. 


Você sabe que a vida é cheia de obstáculos, mas possuir a mentalidade correta ajudará você a enfrentar qualquer barreira. 


Pessoas de alta performance também tiveram dificuldades, mas superaram e então a diferença está em ter uma mentalidade positiva mesmo diante dos problemas.   


Então, o livro que estou indicando agora é Pense de novo – Adam Grant.



No vídeo que fiz para você de título “Qual é o seu Mindset” eu comentava sobre as mentalidades fixas e as de crescimento progressivo.

Agora, Grant adverte que as pessoas estão preferindo o conforto de ficar com suas próprias opiniões e convicções (mindset fixo) ao desconforto da dúvida.


Porém, as mudanças rápidas estão pressionando para que tenhamos que repensar nossas crenças e mais, de desaprender.


Desaprender para aprender, olha o choque.


3ª. competência é você lidar bem com o seu tempo


Como eu encontrei gente altamente qualificada, mas que se tornava improdutiva por não lidar bem com o tempo que dispunham. 


Mas – ao contrário – não foram poucas as pessoas que – nem possuiam tanto conhecimento assim, mas que disciplinadas, sabiam priorizar e se davam bem em suas profissões. 


Tinham a prática de retirar tudo da cabeça para o papel e quando se dedicavam a uma atividade não gastavam energia pensando em outra. Estavam por inteiro no agora.

  
Sabiam utilizar bem os 1440 minutos do dia porque o tempo é um dos únicos bens que não pode ser reposto.

  
Bem, o livro que indico a você é “Mude seus horários, mude sua vida” de  Suhas Kshirsagar, que é professor de medicina ayurvédica.


Não é um livro de gestão do tempo, mas nos faz refletir sobre como funciona o nosso relógio biológico. Ensina como se administrar melhor mudando a rotina com mais facilidade para controle do estresse e até doenças. 

4. Influência

 
Como conseguir o máximo das pessoas? Não há dúvidas de que a maioria das coisas que você quer está nas mãos de alguém. 


Eu não esperava quando fui chamado pela primeira vez para assumir uma diretoria de uma empresa de Telecom. Nem bem eu havia respirado, já chegava a imprensa para saber qual o meu plano para a região.


Percebi depois que eu precisava saber dialogar com Sindicatos, com políticos, com empresários e como falei, com a imprensa. 


Para cada um eu tinha de ter uma abordagem diferente porque eles tinham expectativas diferentes.

 
Enfim, este mundo está nos convidando a ter uma mentalidade coletiva de trocação maior.  É natural: bebê vê outro chorar e começa também a chorar ou busca a mãe para ajudar em empatia com o outro. Isso tem muito a ver com o jogo da influência. 


Portanto, sempre estamos sentindo algo, a procura de sermos aceitos e conquistar mais o SIM das pessoas importantes para nós.  


Aqui quero indicar para você o livro Comunicação Não-Violenta” de Marshall B. Rosenberg




Porque? É um desafio muito grande saber se expressar e se fazer entender. Por isso, incluí “Comunicação Não-Violenta” ao meu curso que vai sair logo.


Este livro vai ajudar você a ter uma comunicação mais leve e influente mantendo bons relacionamentos interpessoais. 

Vamos em frente.


A 5ª. competência é inteligência emocional


Eu quero que você pense que você pode criar oportunidades para você e para as pessoas melhorando a sua capacidade de se conectar.


Em uma época imprevisível, esta é a grande competência para você desenvolver em 2022 porque o mundo está com fome de conexão.


Você pode ter talento, criatividade, coragem mas não pode deixar de lado a competência humana da inteligência emocional para criar o futuro que você deseja.  

 
O livro que indico a você “A coragem de ser imperfeito” de Brené Brown.



Bem bacana o autor mostrar que temos dificuldade de aceitar que somos vulneráveis e por isso sentimos vergonha de falhar. 


Para suportar o dia a dia mantendo um status de “perfeito” e para não se expor e passar vergonha, consumimos muita energia.


É um livro interessante que nos desafia a nos desarmar, experimentar incertezas com leveza, e assim, ter melhores relacionamentos. 

A 6ª. competência é a liderança


Que você é um líder eu não tenho dúvidas.


Seja na sua profissão, no clube ou na família, em alguns momentos você é liderado mas eu estou certo que em outros você está exercendo o papel de líder.


Bem, o livro que indico a você é  “Liderança Fluida” de Louis Burlamaqui 


Que defende a transformação dos ambientes em ecossistemas prósperos, felizes levando em conta 4 novas culturas:

  • As pessoas se apropriando do que fazem;
  • As pessoas querendo ir além;
  • Essas pessoas somando;
  • Essas pessoas criando o futuro.


Acrescenta muito em termos de liderança. Você irá gostar.

A 7a e última competência é o Domínio da sua arte, da sua profissão. 


Aquele menino (a) que você foi está olhando para você e se perguntando todos os dias: Que privilégios tiveram as outras pessoas de sucesso, que eu jamais gozei? 


Será que você pode me ajudar? Na verdade é você olhando para você mesmo (a). Pois bem, você pode começar a ser o artesão de si mesmo(a). 


Quer saber como os atletas de elite e celebridades dominam a sua arte?  


Está super indicado um livro que o autor diz “sempre ter sonhado em produzir”. 


Chama-se “Ferramentas dos Titãs” de Tim Ferriss.

 

É oriundo das melhores entrevistas a respeito dos hábitos e rotinas de bilionários, celebridades e atletas de elite”. 


É muito bom saber como funcionam essas pessoas, concorda comigo? 


Depois de testar e aplicar na própria rotina todas as dicas dos entrevistados, o autor garante que as ferramentas o salvaram de anos de esforços desperdiçados e frustração. 


Bem, agora você pode fazer o seu raio x e o seu plano profissional baixando o arquivo conforme indicado, clicando no link.

 
Quando terminar salve este documento depois que estiver descrito o seu plano de evolução para cada uma das competências em 2022.


Dentro de 6 meses volte a realizar o mesmo exercício e compare com o atual verificando em quais das competências você já evoluiu.

Espero você ao final de 2022.

Se a curiosidade não me matar até lá! rs

Sucesso em 2022.!!!

Vá em frente!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Open chat
Podemos Ajudar?