Skip to content

Os segredos da mente milionária by João Francisco

Por que algumas pessoas parecem destinadas a serem ricas e outras determinadas a uma vida de dureza?

Ao percorrer o  livro “O Segredo da Mente Milionária”, parecia que em algum momento o autor Harv Eker,  iria me sugerir dicas e técnicas lógicas, racionais para se chegar a riqueza.  

Mas, me surpreendeu bastante quando ele diz que a nossa forma de lidar com as finanças vem de muito longe, são crenças construídas desde a nossa infância.  

Pois é, a nossa relação com o dinheiro está ligada mais com as nossas crenças emocionais, do que financeira.

Se milionários pareciam ser algumas pessoas de sorte, escolhidas, sei lá por quem, não é o que você vai ver aqui.

Na verdade o modelo financeiro que conduz ao caminho da riqueza pode estar adormecido no seu subconsciente.

Harv Eker garante que mudar a mentalidade o fizeram milionário em apenas 2 anos e meio.

Assim, você pode conseguir ser rico sim, mas terá que mudar a sua mentalidade e olha só: o modo mais rápido para enriquecer é adotar os hábitos das pessoas financeiramente bem-sucedidas.

É copiar suas estratégias, porque tivemos ao longo da vida poucos exemplos próximos.  

É curioso, mas se a escola nem sequer passou perto de matérias sobre “como lidar melhor com dinheiro” e “como enriquecer,” quais seriam essas crenças  mágicas que só alguns poucos dominam?

via GIPHY

Lembra que em outros vídeos já havia falado que fazemos os hábitos e os hábitos nos constroem?

Pois é, aqui também. Posso chocar você mas, a boa notícia é que enriquecer é lidar bem com o dinheiro sim, mas para isso, terá que refazer os seus modelos mentais.

Para isso,das 17 lições do autor, eu selecionei as 7 mais importantes para você começar a se alinhar àqueles que tem uma mente milionária.

Vamos lá:

Lição 1- As pessoas ricas acreditam que: “Eu crio a minha própria vida.” As pessoas de mentalidade pobre acreditam que as coisas acontecem nas suas vidas.”

Eu já havia explorado esse assunto aqui no canal quando fiz o vídeo “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” e falei do quanto impulsiona a sua carreira o ser proativo e se colocar no comando de sua vida. 

Uma das crenças mais fortes das pessoas ricas é a de que elas se acham as únicas responsáveis pelo seu sucesso financeiro e por estarem o tempo todo buscando criar oportunidades para si.

Assim, esta lição é sobre fazer as melhores escolhas para si e agir até realizá-las, sem se deixar se vitimizar pelos erros que normalmente acontecem.

É não esperar pelo governo, economia ou o patrão, mas fazer a hora acontecer, como diz o poeta.

Lição 2 – As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.

Quanta coisa deixamos para trás e só nos arrependemos mais tarde porque tivemos apenas um desejo fraco?

Até tentamos, mas logo desistimos. O forte desta lição é que devemos ter muita clareza no que se quer conquistar a médio e longo prazo. Coloque o seu sonho no papel, para lembrar todos os dias, use da lição 1 para fazer acontecer.

Grande parte das pessoas rejeita a riqueza para não enfrentarem os crescentes desafios que a fortuna trazem. Assim, em não tendo esse objetivo claro em suas mentes, não conservam dinheiro consumindo tudo o que ganham. Ao contrário, os ricos tem fortes crenças em seus objetivos, formam hábitos financeiros e não se afastam do foco até conseguirem. 

Se na questão do foco você lembrou do vídeo “A Única Coisa”, embora ele não trate de riqueza, é por aí mesmo!

Lição 3 – As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.

Pensar grande significa ter planos mais ousados, querer uma vida de abundância. É sentir que tem a capacidade de vencer seus problemas, se inspirando em quem deu certo.

É produzir um produto ou serviço em maior quantidade ou maior qualidade, que as pessoas comprem mais ou queiram pagar mais para tê-los. Por outro lado, pensar pequeno (por exemplo) é pensar apenas em manter seu emprego, e não se arriscar perdê-lo por puro medo.

Então, em outras palavras pensar pequeno nos sujeita a uma vida de escassez e pensar grande significa criar oportunidades e aceitar  obstáculos como desafios para aprenderem conquistando uma vida de maior liberdade e abundância.  

Essa lição lembra muito o vídeo que fiz para você denominado Mindset. 

Lição 4 – As pessoas ricas preferem receber por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem receber pelo tempo que gastam.

Definir a sua renda por horas trabalhadas é limitar as suas oportunidades de enriquecimento. Isso porque todos temos limites de horas dedicadas ao trabalho por dia. É também o caso das pessoas empregadas.

Nada contra optar por ser funcionário de uma empresa, mas se a opção for ficar rico, este não é o melhor caminho.

As pessoas de mentalidade rica optam por terem negócios, abrem empresas e usam estratégias para enriquecerem. É dessa forma que ganham além das horas trabalhadas porque obtém ganhos pelos resultados do que produz a sua equipe. 

Lição 5 – As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro.

Não importa se você tem pouco dinheiro, o mais importante administrar bem as suas finanças. Já havia comentado aqui no canal sobre a importância de controlar seus gastos para poder poupar, coisa que todos nós, aqui no Brasil, não fomos muito habituados.

Não tivemos educação financeira na escola e na infância, ouvimos muitas frases que desaprovavam o ter dinheiro. Logo acumulamos ao longo do tempo um descontrole emocional nas finanças. 

Mas há saídas. Você lembra do vídeo “A lógica do cisne negro”? Lá aconselhei você a  separar 10% da sua remuneração para investir em renda variável. Daqui há alguns anos você me dirá que foi muito importante ter tomado essa decisão. Se não tomou essa decisão, ainda tem tempo, ok? Comece.   

Bem,  se você assistiu também o vídeo que fiz denominado “O poder do Hábito” verá que nossos cérebros precisam de recompensas. Assim, se você está adotando uma nova postura financeira e está garantindo o seu pequeno investimento mensal, poderá também dedicar até 10% da sua renda ao seu lazer, seu hobby e diversão, porque afinal, é a recompensa que o (a) motiva a continuar.

E para ser feliz não precisamos consumir apenas levados por condicionamentos passados, mas que sejam escolhas que realmente tenham sentido para você.   

Texto 6- As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo.

A estrada para a riqueza é uma viagem cheia de curvas e armadilhas. Por isso, é normal sentir medo de investir parte do que você tem para arriscar abrir um negócio, por exemplo.

As crenças da mentalidade pobre paralisam psicologicamente a pessoa, aguardando sempre pelo momento ideal, perfeito para agir efetivamente. Porém nunca haverá momento perfeito.

Na busca por uma vida sem complicações, as pessoas encontram outros problemas pelo caminho. 

O segredo do sucesso é crescer pessoalmente para se tornar maior do que a adversidade e explorar oportunidades que passam. A pessoa de mentalidade rica, se prepara, planeja, gerencia riscos e age vencendo cada dia mais o seu medo. 

Lição 7 – As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.

As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem o que precisam sobre suas profissões ou sobre educação financeira. Tem pouco interesse em aprender novas oportunidades de investimentos com as pessoas ricas.  

Elas queixam-se da má sorte, ou oscilação na economia, ou ainda um sócio que não ajuda, ou qualquer coisa assim que as deixaram na situação em que se encontram. 

Já os que têm mentalidade rica mantém uma mente aberta, de um aprendiz na administração do seu dinheiro, admiram aqueles que deram certo, separam tempo para aprender e seguir seus bons exemplos.

P

Bem, todo o foco do livro é voltado para o lado psicológico do dinheiro. Agora eu respondo a você a pergunta que fiz lá no início do vídeo.

Por que algumas pessoas parecem destinadas a serem ricas e outras determinadas a uma vida de dureza?

É porque todos nós temos um “modelo mental enraizado de infância, de como vemos o dinheiro” inscrito no subconsciente.

Você e eu, temos temos uma lista enorme de pessoas que nos influenciaram desde criança,…pais, amigos, professores, líderes religiosos, e muitos outros.

E assim, se nossos pensamentos conduzem a sentimentos, se nossos sentimentos conduzem ações, são as ações que construíram os resultados que temos obtido até aqui na nossa vida financeira. 

Se os seus resultados, ou se o que você tem conquistado ainda não satisfaz a você, você pode dar os primeiros passos para um novo padrão de conquistas baseado nas lições deste vídeo.

Mas o mais importante de tudo é refletir sobre o quanto cada uma dessas lições podem ou não fazer realmente algum sentido para você. 

Nunca se compare a ninguém e não fique frustrado com a  quantidade de recursos financeiros que você tem acumulado. Quanto a isso você poderá sempre mudar. 

O que realmente importa é o que você quer conquistar para si e o que o deixará bem consigo mesmo(a). E esse será – para você – o seu estado mental de riqueza ideal! 

Vá em frente!!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?