Neste cenário ocasionado pelo distanciamento social, suas apresentações, reuniões e interações podem ser um desastre.
Se reter a atenção das pessoas num ambiente presencial já é um desafio, imagine agora, no virtual!
Se uma história não é atraente, se um discurso é chato, confuso ou até previsível, o público desvia a atenção e perde o foco.
Portanto, o primeiro desafio que você enfrenta é criar uma história que desperte e prenda a atenção do seu público.
Você pode fazer uso de várias técnicas para criar uma história que surpreenda e emocione quem está ouvindo você.
Lembre-se: em toda apresentação você deve fazer duas coisas: contar uma história e tocar o emocional das pessoas.
E aqui estão algumas técnicas que você pode e deve usar em apresentações a partir de hoje:
1 – Vá direto ao ponto


Em uma apresentação vá diretamente ao assunto.
Revelar a mensagem principal nos primeiros minutos, e entrar nas discussões depois, garante que a mensagem principal seja ouvida.
Em que contexto usar?
Essa estratégia se mostra mais eficaz em reuniões curtas que ocorrem diariamente.
Mas também pode ser usado quando o ouvinte já conhece o assunto e o objetivo é aprofundar esse conhecimento.
Também faz muito sentido ir diretamente ao ponto quando você precisa dar más notícias.
E nesse caso, você deve dedicar o resto do tempo para justificativas e propostas para reverter o cenário negativo.
Público-alvo: executivos seniores e outras pessoas com agendas muito ocupadas e que talvez precisem sair da reunião antes que ela termine.
2 – Metáfora
Na sua mensagem, você deve utilizar analogias.
Essa estratégia ajuda o seu público a fazer associações mentais, que despertam maior atenção e aumentam as suas chances de ser melhor compreendido (a) e também de ser lembrado (a).
Em que contexto usar?
Em caso de ter que comunicar algo mais complexo, de mais difícil compreensão ou quando é necessário transmitir conceitos técnicos.
Usar metáforas é um bom dispositivo para facilitar o entendimento rápido.
Público-alvo: a metáfora é boa para qualquer tipo de público, mas é muito útil quando o público é novo em determinado assunto.
3 – Suspense
Se você quer prender a atenção do público, o suspense é a melhor maneira. Cria expectativas para uma notícia ou informação específica.
Em que contexto usar?
Você deve usar o suspense apenas quando houver uma boa história para contar ou quando o resultado for algo agradável.
Exemplo: “Tivemos um ano muito difícil, as expectativas foram ruins, mas nossos resultados foram ótimos”. – esse cenário é perfeito para suspense.
Outras situações, como lançamentos de novos produtos, também pode se uma razão para o uso dessa técnica.
Mas, lembre-se, se as notícias forem negativas, usar suspense é uma má ideia.
Público alvo: para qualquer tipo de público.
4 – Surpresa
Está provado que só podemos manter um bom nível de atenção por 10 minutos.
Então, o fator surpresa é um grande aliado para manter a atenção do público em qualquer apresentação. Ajuda muito para que a mente das pessoas se mantenha atenta e não vagueie.
Em que contexto usar?
Para usar o dispositivo surpresa, basta apresentar algo incomum – uma revelação inesperada, uma imagem atraente, uma passagem divertida.
Dessa forma, as pessoas ficam alertas e focadas no discurso, esperando que algo incomum aconteça novamente.
Essa estratégia pode e deve ser usada em quase todos os tipos de apresentações, especialmente as mais longas.
Público alvo: esta técnica funciona com qualquer tipo de público, mas funciona melhor com públicos mais jovens e / ou mais receptivos.
5 – Solução de Conflito
“Sem conflito, não há história”, foi o que disse o escritor americano William S. Burroughs.
Respeitando essa lógica, pode-se dizer que o conflito é altamente benéfico nas histórias que dão origem a apresentações.
Em que contexto usar?
Para usar desse dispositivo, basta chamar a atenção do público para um determinado problema que chame a atenção.
Em seguida descrever alguns de seus detalhes ou consequências e, no final, fornecer uma solução.
Um conflito bem resolvido captura o interesse das pessoas e reforça o que você deseja destacar.
Público alvo: Essa estratégia funciona especialmente bem quando precisamos conquistar públicos difíceis ou com mínimas informações sobre um tópico.
6 – Humor
As pessoas raramente saem insatisfeitas se uma apresentação as faz rir.
O humor gera um envolvimento emocional que aumenta claramente as chances do público recordar as mensagens.
Em que contexto usar:
Quando bem feito, o humor é bem-vindo em qualquer tipo de apresentação, mesmo naquelas em contextos formais.
Não se trata de contar piadas (o que é muito arriscado!), mas de trazer diversão a certas partes de uma apresentação.
Se você não se sentir bem com o humor, poderá selecionar imagens alegres ou vídeos engraçados que acompanhem sua mensagem principal.
Público-alvo: essa é uma das poucas estratégias que não se aplica a qualquer tipo de público.
Portanto, use-o apenas quando você realmente conhecer seu público e souber que um desafio provocador não será recebido como indesejável.
Agora que você conhece as várias técnicas para prender a atenção de seu público, comece a treinar para aplicá-las na sua próxima apresentação.
Comente para mim: o que você achou do tema?
Vá em Frente!


Esse artigo foi uma tradução e adaptação do post:
5 Comments
João Francisco você é um Mestre por excelência. Excelente conteúdo. Gratidão.
Muito obrigado Decio. Espero ter ajudado!
João, ótimo artigo. Gosto muito do blog. Fico ansioso sempre por novas postagens. Continue com o ótimo trabalho
Olá Cesar,
Novas postagens sempre são feitas nas quartas feiras.
Comente sempre!
Olá João, venho acompanhando seu trabalho a bastante tempo e sempre uso as informações que aprendo com você no meu dia a dia. Estou com um desafio novo para mim que é fazer um curso de 3 horas online e onde fui buscar apoio e conhecimento? No seu trabalho e essas dicas muito me ajudará. Obrigada por seu incondicional empenho em ajudar aos outros a evoluírem. Sou grata a você.