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6 segredos para manter o foco em sua apresentação

Neste cenário ocasionado pelo distanciamento social, suas apresentações, reuniões e interações podem ser um desastre. 

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Se reter a atenção das pessoas num ambiente presencial já é um desafio, imagine agora, no virtual! 

Se uma história não é atraente, se um discurso é chato, confuso ou até previsível, o público desvia a atenção e perde o foco.

Portanto, o primeiro desafio que você enfrenta é criar uma história que desperte e prenda a atenção do seu público.

Você pode fazer uso de várias técnicas ​​para criar uma história que surpreenda e emocione quem está ouvindo você.

Lembre-se: em toda apresentação você deve fazer duas coisas: contar uma história e tocar o emocional das pessoas.

E aqui estão algumas técnicas que você pode e deve usar em apresentações a partir de hoje:

1 – Vá direto ao ponto

Em uma apresentação vá diretamente ao assunto.

Revelar a mensagem principal nos primeiros minutos, e entrar nas discussões depois, garante que a mensagem principal seja ouvida.

Em que contexto usar?

Essa estratégia se mostra mais eficaz em reuniões curtas que ocorrem diariamente.

Mas também pode ser usado quando o ouvinte já conhece o assunto e o objetivo é aprofundar esse conhecimento.

Também faz muito sentido ir diretamente ao ponto quando você precisa dar más notícias.

E nesse caso, você deve dedicar o resto do tempo para justificativas e propostas para reverter o cenário negativo.

Público-alvo: executivos seniores e outras pessoas com agendas muito ocupadas e que talvez precisem sair da reunião antes que ela termine.

2 – Metáfora

Na sua mensagem, você deve utilizar analogias.

Essa estratégia ajuda o seu público a fazer associações mentais, que despertam maior atenção e aumentam as suas chances de ser melhor compreendido (a) e também de ser lembrado (a).

Em que contexto usar?

Em caso de ter que comunicar algo mais complexo, de mais difícil compreensão ou quando é necessário transmitir conceitos técnicos.

Usar metáforas é um bom dispositivo para facilitar o entendimento rápido.

Público-alvo: a metáfora é boa para qualquer tipo de público, mas é muito útil quando o público é novo em determinado assunto.

3 – Suspense

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Se você quer prender a atenção do público, o suspense é a melhor maneira. Cria expectativas para uma notícia ou informação específica.

Em que contexto usar?

Você deve usar o suspense apenas quando houver uma boa história para contar ou quando o resultado for algo agradável.

Exemplo: “Tivemos um ano muito difícil, as expectativas foram ruins, mas nossos resultados foram ótimos”. – esse cenário é perfeito para suspense.

Outras situações, como lançamentos de novos produtos, também pode se uma razão para o uso dessa técnica.

Mas, lembre-se, se as notícias forem negativas, usar suspense é uma má ideia.

Público alvo: para qualquer tipo de público.

4 – Surpresa

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Está provado que só podemos manter um bom nível de atenção por 10 minutos.

Então, o fator surpresa é um grande aliado para manter a atenção do público em qualquer apresentação. Ajuda muito para que a mente das pessoas se mantenha atenta e não vagueie.

Em que contexto usar?

Para usar o dispositivo surpresa, basta apresentar algo incomum – uma revelação inesperada, uma imagem atraente, uma passagem divertida.

Dessa forma, as pessoas ficam alertas e focadas no discurso, esperando que algo incomum aconteça novamente.

Essa estratégia pode e deve ser usada em quase todos os tipos de apresentações, especialmente as mais longas.

Público alvo: esta técnica funciona com qualquer tipo de público, mas funciona melhor com públicos mais jovens e / ou mais receptivos.

5 – Solução de Conflito

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“Sem conflito, não há história”, foi o que disse o escritor americano William S. Burroughs.

Respeitando essa lógica, pode-se dizer que o conflito é altamente benéfico nas histórias que dão origem a apresentações.

Em que contexto usar?

Para usar desse dispositivo, basta chamar a atenção do público para um determinado problema que chame a atenção.

Em seguida descrever alguns de seus detalhes ou consequências e, no final, fornecer uma solução.

Um conflito bem resolvido captura o interesse das pessoas e reforça o que você deseja destacar.

Público alvo: Essa estratégia funciona especialmente bem quando precisamos conquistar públicos difíceis ou com mínimas informações sobre um tópico.

6 – Humor

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As pessoas raramente saem insatisfeitas se uma apresentação as faz rir.

O humor gera um envolvimento emocional que aumenta claramente as chances do público recordar as mensagens.

Em que contexto usar:

Quando bem feito, o humor é bem-vindo em qualquer tipo de apresentação, mesmo naquelas em contextos formais.

Não se trata de contar piadas (o que é muito arriscado!), mas de trazer diversão a certas partes de uma apresentação.

Se você não se sentir bem com o humor, poderá selecionar imagens alegres ou vídeos engraçados que acompanhem sua mensagem principal.

Público-alvo: essa é uma das poucas estratégias que não se aplica a qualquer tipo de público.

Portanto, use-o apenas quando você realmente conhecer seu público e souber que um desafio provocador não será recebido como indesejável.

Agora que você conhece as várias técnicas para prender a atenção de seu público, comece a treinar para aplicá-las na sua próxima apresentação.

Comente para mim: o que você achou do tema?

Vá em Frente!

Esse artigo foi uma tradução e adaptação do post:

How to Hold Audience Attention

5 Comments

  1. João Francisco você é um Mestre por excelência. Excelente conteúdo. Gratidão.

    • Muito obrigado Decio. Espero ter ajudado!

  2. João, ótimo artigo. Gosto muito do blog. Fico ansioso sempre por novas postagens. Continue com o ótimo trabalho

    • Olá Cesar,
      Novas postagens sempre são feitas nas quartas feiras.
      Comente sempre!

  3. Olá João, venho acompanhando seu trabalho a bastante tempo e sempre uso as informações que aprendo com você no meu dia a dia. Estou com um desafio novo para mim que é fazer um curso de 3 horas online e onde fui buscar apoio e conhecimento? No seu trabalho e essas dicas muito me ajudará. Obrigada por seu incondicional empenho em ajudar aos outros a evoluírem. Sou grata a você.


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