Quebre os padrões negativos de sua mente

Como estão os impactos desses dias de quarentena para você? Vamos ver como quebrar os padrões negativos da sua mente?

Em tempos de crise é inevitável que a minha e a sua mente, não busquem se concentrar mais no lado negativo da vida.

É bem normal.

Quer saber o por quê?

Lembra do vídeo que fiz para você denominado “O jeito Harvard de ser feliz”?

Lá, apresento um pequeno experimento que eu repito aqui: Feche seus olhos por alguns segundos e imagine a cor vermelha.

E agora ao abrir os olhos novamente, você passa a enxergar vermelho em tudo.

Isso porque você deu uma ordem ao o seu cérebro para que procurasse por essa cor.

Do mesmo modo, quando buscamos o positivo o cérebro faz o mesmo.

Obedece as nossas ordens.

Procura loucamente meios de desbloquear os dons mágicos do otimismo e da felicidade.

Mas, o contrário também é verdadeiro.

Assim, se você deseja quebrar os padrões negativos da sua mente vamos refletir sobre a melhor maneira de fazer isso?

Quebre os padrões negativos de sua mente

Estratégias para começar

  1. Adote uma mentalidade positiva no aqui e agora, identificando e rejeitando imediatamente o diálogo interno negativo. Dessa forma, reconheça quando esses padrões repetitivos se impõem e descreva tudo no seu diário matinal, trazendo-os a luz pela escrita.
  2. Além disso, descreva situações em que você foi bem e é absolutamente grato.
  3. Posteriormente, reconstrua mentalmente essa vivência de valor para você.
  4. E vá fazendo reflexões e somando fatos ao longo do seu diário, pois são experiências positivas cotidianas.
Quebre os padrões negativos de sua mente

Atraindo o poder do ‘Flow’ (fluxo)

Você também pode alinhar sua vida aos ritmos naturais.

Levante cedo e comece com um ritual matinal.

A solidão das manhãs dá ao cérebro tempo para focar no que é importante.

Esse simples hábito reduz as substâncias químicas do estresse, alivia a ansiedade e aumenta a felicidade, segundo o livro Flow.

Flow é o estado mental dos momentos de melhor desempenho dos mais variados profissionais, sejam músicos, atletas, cientistas ou executivos.

Um dos pioneiros da pesquisa sobre fluxo é o psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi.

E não tenha dúvidas, entrar em estado de Flow no que você faz, fará você progredir muito mais do que até então conseguiu.

O resultado?

Você estará mais energizado (a), concentrado(a) e entrará em estado de consciência superior que resulta em mais foco e performance no dia.

E é exatamente este o “clima psicológico” ideal para entrar num estado de mais consciência de você mesmo (a), durante o seu dia de trabalho.

Quebre os padrões negativos de sua mente

8 características do estado de flow

Mas o que é estar em estado de Flow?

É conseguir alcançar aqueles momentos em que estamos completamente entregues a uma determinada prática.

Quer um exemplo? Imagine aquele maestro que apresento no vídeo.

O que você imagina que ele está sentindo?

O autor Mihaly Csikszentmihalyi, descreve oito principais características relatadas por quem realmente tem experimentado o estado de fluxo (flow):

  1. Concentração completa na atividade que executa. Não tem a mínima dúvida sobre o que está fazendo. Ex. O jogador de basquete, ao saltar para tentar a cesta, não fica indeciso enquanto salta.
  2. A satisfação pela realização da atividade é um feedback e uma recompensa vivenciada imediatamente. Não depende de opiniões e aprovações dos outros.
  3. O que parece um grande esforço passa ser natural;
  4. A noção de tempo se altera. Não percebe o tempo passar;
  5. Sensação de total controle sobre a tarefa;
  6. Os desafios se equilibram com as habilidades;
  7. A conscientização e a prática se fundem;
  8. O ego deixa de existir durante a atividade.

Vai ser bom para você assistir ao vídeo “O estado de FLUXO (flow)”, ok?

Desafios vs habilidades

Gráfico habilidades vs desafios
Gráfico Habilidades vs Desafios

Acompanhando o gráfico, quando temos baixa habilidade e baixo desafio, o resultado costuma ser a apatia.

Se as pessoas tem habilidades altas mas os desafios se mantém estáveis, elas evoluem da apatia para o tédio, e deste para a ociosidade.

Se as pessoas forem exigidas demais quanto aos desafios, mas tiverem habilidades limitadas, elas migrarão de um estado de apatia para a preocupação e, eventualmente, para a ansiedade frente a problemas que não conseguem resolver.

Pessoas que não se preocupam muito em desenvolver novas habilidades que trabalhem em empresas que evitam desafios, acabarão por tornarem-se profissionais medianos. E mais: além disso dificilmente terão paixão por suas profissões..

O estado de fluxo surge quando equilibramos habilidades com desafios provocativos, que nos estimulem a experimentar tanto problemas como soluções novas.

Para você se orientar, eu recomendo que você assista o vídeo.

Será que ajudou você a quebrar os padrões negativos da sua mente? Estou curioso pela sua opinião.

Vá em frente!!

12 respostas

    1. Olá suellen, a escolha do autor Mihaly Csikszentmihalyi que é considerado líder mundial em pesquisas sobre psicologia positiva, foi trazer a você uma leitura leve e motivadora nesses tempos tão difíceis que estamos atravessando.

    1. Antonio agradeço pelo seu feedback. São comentários como o seu que motiva a mim e a equipe para sempre trazer o nosso melhor.

  1. Bom dia João Francisco,
    Venho recebendo diariamente seus conteúdos nesta quarentena e eles estão sendo de muita importância para eu me reorganizar mentalmente. Neste período, aonde a falta de tempo não pode ser usada como justificativa, decidi-me transformar minhas crenças, atitudes e pensamentos para me desenvolver de forma mais positiva e seus conteúdos tem sido muito importantes para este meu processo. Obrigado e continue ajudando, não só a mim, como a todos que desejam ter um auto-desenvolvimento.

    1. Marco Aurélio, fico feliz que você tenha aceitado o desafio dos 28 dias. Eu e minha equipe estamos sempre pensando qual é a melhor fórmula de fazer com que o processo de autodesenvolvimento e alta performance profissional e pessoal, seja mais agradável e permita que estejamos em “flow”.

    1. Olá Carlos, primeiramente muito obrigado pelo gentil comentário. E não esqueça: a indução do flow ( fluxo) está entre o equilíbrio das suas habilidades e o tamanho dos seus desafios.

  2. Seus conteúdos são de uma primazia ímpar. Trabalho em uma unidade de saúde e estamos todos tensos, vivendo uma verdadeira guerra. Não tive dúvida, imprimi a matéria e distribui para todos! Imensa gratidão!!!!

    1. Oi Cristiane, fiquei muito contente pela distinção do seu comentário e por ter ajudado de alguma forma, neste momento tão difícil, sobretudo para vocês, que cuidam da nossa saúde. Se você quiser assistir depois os videos que indico lá, fique muito a vontade. Recomendo porque penso que você também apreciará. Muita paz a você e aos (as) seus (suas) colegas, ok? Abraços.

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Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

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