Gestão de tempo e produtividade: como render mais e melhor

Você alguma vez já sentiu que não utilizou o seu tempo da melhor maneira e que seu dia não rendeu o suficiente?

Com tantas atividades diárias da nossa rotina, como trabalho, família e hobbies pessoais, parece que as 24 horas não são o suficiente para dar conta de tudo.

Ainda assim, já teve a sensação de que duas horas de trabalho renderam mais que um dia inteiro normal?

Bem, isso se chama produtividade. Então, talvez não seja a falta de tempo o problema.

E não é mesmo. A regra de ouro é  fazer uma boa gestão do tempo aliada à produtividade nas tarefas que desempenhamos ao longo de nosso dia.

Falando assim, parece fácil. Mas nós sabemos que não é.

Muitas interrupções desnecessárias surgem para tirar nosso foco e atenção do que realmente importa.

Priorize as atividades mais importantes, foque no que realmente importa

De nada adianta planejarmos um dia lotado de atividades. Mais importante que isso é selecionarmos as atividades que sejam viáveis, priorizá-las e focarmos nelas.

A gestão do tempo nada mais é que o processo de planejamento e execução do controle consciente do tempo e das atividades.

Ou seja, você deve saber o quanto gastou e ainda vai gastar para executar determinadas tarefas.

Crie um planejamento e um cronograma com atividades datadas para começar e para terminar. Isso ajudará muito você na gestão do seu tempo e também na sua produtividade.

Comece planejando sua semana e defina as prioridades. Imprevistos, provavelmente, irão surgir, por isso é importante que as atividades prioritárias sejam mantidas.

Encaixe os imprevistos no lugar de atividades de baixa prioridade e as realoque para a próxima semana, por exemplo, como alta prioridade.

Você pode utilizar a ferramenta que preferir para esta organização, minha dica é que você adote o método bullet journal.

Atividade x produtividade

Bem, além do desafio de fazer a gestão do tempo de forma certeira, é preciso ser produtivo em cada uma das tarefas.

Apenas completar seu cronograma semanal como planejado não basta, é importante também que você cumpra todas as tarefas com excelência, foco e máxima produtividade.

Para que isso aconteça, foque no que está sendo feito no momento e evite ser multitarefa.

Vários cientistas afirmam, já há algum tempo, que ser multitarefas é um mito.

O que acontece é que nossos cérebros alternam a atenção de uma tarefa à outra, tão rapidamente, que nos é dada a ilusão de que somos multitarefas.

Mas é tudo uma ilusão, pois não somos muito eficientes nisso.

Tente falar ao telefone e escrever um e-mail ao mesmo tempo e comprove você mesmo. Você verá que estará jogando tempo e produtividade pelo ralo abaixo.

Evite distrações como as mídias sociais enquanto realiza tarefas importantes. Espiar a caixa de entrada ou as redes sociais pode ser tentador, porém altamente desaconselhável para quem deseja manter o foco e a produtividade.

De acordo com um estudo divulgado pela University of California-Irvine, o ser humano pode demorar até 20 minutos para retomar a concentração após uma interrupção.

Imagine só o que você poderia fazer ao manter a atenção sempre em uma única tarefa.

Então, o que você precisa é identificar o que tira seu foco, onde você gasta seu tempo de forma não produtiva.

Como um curso de gestão do tempo pode te ajudar na tarefa

Todos nós já passamos por isso. Nos sentimos pouco produtivos e sem entender muito bem como fazer uma melhor gestão de nosso tempo.

Mas quando isso começa a se tornar rotineiro, é hora de agir!

Ninguém gosta de perder dinheiro, nem tempo. Certamente você já deve ter ouvido a frase “tempo é dinheiro”.

É verdade, se você está perdendo tempo, está perdendo dinheiro, de certa forma.

Bem, pense comigo se eu perder dinheiro, eu posso recuperar de alguma forma. Mas se eu perder tempo, eu não consigo recuperar o tempo perdido.

Tempo é nosso bem mais valioso. Tudo depende dele.

É de suma importância investir em um melhor gerenciamento de nosso tempo para, assim, conseguir uma melhor produtividade. É essencial para o sucesso em nossas vidas, profissional e também pessoal.

Foi exatamente pensando nisso, que construí um curso prático, que já ajudou várias pessoas neste desafio diário e pode ajudar você também.

Neste curso, apresento diversas técnicas de gestão do tempo, práticas de planejamento e controle das atividades do dia a dia para que você possa ser muito mais produtivo.

Ele foi dividido em módulos com aulas de 3 a 5 minutos, porque sabemos que precisamos oferecer o máximo enquanto o seu cérebro – naturalmente – não dispersa.

Venha participar, com certeza você vai adotar uma rotina muito mais produtiva.

> Curso: Como ser mais produtivo: aprenda a administrar o seu tempo <

Eu espero você, até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Open chat
Podemos Ajudar?