Growth mindset: saiba o que é e como desenvolver

O conceito de growth mindset parece novo pra você?

Independentemente da resposta, se você simplesmente se interessou pelo conceito em algum momento, já tem meio caminho andado.

Para explicar o motivo disso, é preciso entender que há dois tipos de mentalidade: a fixa e a de crescimento progressivo.

Quem defende a tese é Carol Dweck, pesquisadora de Stanford e autora do livro “Mindset: A nova psicologia de sucesso“.

Falei sobre esses dois tipos de mindset em um artigo que publiquei na Endeavor, mas como é importante conceituar, repito aqui o que é mentalidade fixa e mentalidade de crescimento (ou growth mindset)

Mentalidade Fixa vs Mentalidade de Crescimento (Growth Mindset)

As pessoas de mentalidade fixa acreditam que nasceram com uma “cota” de inteligência que não irá mudar. Errar é algo insuportável para quem pensa dessa maneira.

Por essa crença limitante, elas tendem a evitar desafios e experiências novas com medo de parecerem menos inteligentes.

Já as pessoas de mentalidade de crescimento acreditam que sua inteligência melhora cada vez mais pela aprendizagem e que o caminho do sucesso está no resultado do seu trabalho intenso e do seu esforço.

No vídeo abaixo, falo mais sobre o assunto:

É por isso que o simples fato de você estar interessado em conhecer o growth mindset já faz você ter um, mesmo que esteja adormecido.

O próximo passo é: como desenvolver o growth mindset que há dentro de você? Como levar essa mentalidade para seu dia a dia e ser um profissional e uma pessoa de mais sucesso?

A verdade é que, como o conceito mesmo já diz, não há uma única fórmula pronta, pois esse é um desenvolvimento contínuo.

É como no seu esporte. Você está sempre treinando para se superar.

Só desenvolve o growth mindset quem tem sede por aprendizado e aperfeiçoamento.

Mas como todo mindset, há alguns hábitos que você pode seguir para desenvolvê-lo. Quer ver?

Como desenvolver uma mentalidade de crescimento

O primeiro passo é saber errar. Gosto muito do exemplo de Michael Jordan e de dizer que ele não se tornou Michael Jordan da noite para o dia.

Em uma de suas frases, o atleta diz:

“Eu errei mais de 9.000 arremessos em minha carreira. Perdi quase 300 jogos.

Em 26 oportunidades, confiaram em mim para fazer o arremesso da vitória e eu errei. Eu falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E é por isso que tenho sucesso”.

O erro faz parte do ser humano. Todos erramos, mas o que muda nisso tudo é a forma como encaramos o erro.

Uma pessoa de mentalidade fixa não admite erros e o carrega como fardos, lamentando-se por ter tomado decisões equivocadas e querendo voltar no tempo para fazer diferente.

Já uma pessoa com mentalidade de crescimento enxerga o erro como aprendizado, e reflete sobre o equívoco para não repeti-lo no futuro.

Você pode aprender continuamente

Outro passo importante é a aprendizagem contínua. Se você acha que o profissional de sucesso é aquele que teve as melhores notas durante a escola e a faculdade você está enganado.

O profissional de sucesso é aquele que está estudando até hoje!

O aprendizado contínuo é uma força que vai ajudar a empurrar o growth mindset para o seu dia a dia.

Não existe pessoa que saiba de tudo e que não precise aprender ou estudar mais nada. Pensar que se sabe de tudo faz justamente parte da mentalidade fixa.

Portanto, saiba que se você quer ganhar um bônus, uma promoção, ter sucesso em sua empresa, vender mais, ser mais produtivo ou outro objetivo, o melhor caminho é o growth mindset.

Isso pode levar tempo e esforço, mas vai acontecer, pode confiar. Afinal, estamos falando do mindset de líderes e de vencedores.

E então: qual mentalidade você deseja ter? Fixa ou de crescimento?

Depende unicamente de você. Se você busca sucesso e desenvolvimento, o caminho é a mentalidade de crescimento.

Então que tal ir exercitando o seu growth mindset a partir de hoje mesmo?

Para ajudar nessa jornada, confira aqui o infográfico Como construir um mindset profissional para se destacar.

Vá em frente!

Impactplayer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Open chat
Podemos Ajudar?