Como convencer as pessoas a dizerem sim

Como convencer as pessoas a dizerem sim?

Provavelmente você já parou para pensar nessa pergunta.

Mas por que você precisa dessa resposta? Por que é tão importante convencer as pessoas a dizerem sim para você?

Bom, isso pode ser útil para vários objetivos. Pode ser para um pedido de aumento salarial, para o pitch de uma ideia de negócio, para realizar uma venda, para fechar um acordo e muitas outras hipóteses.

Ouvir o sim de outra parte é como uma vitória. Mas não uma vitória sua e sim das duas partes.

Isso por conta do próprio significado da palavra “convencer”, que vem de “convictus” e que significa justamente “vencer junto”.

Ou seja, convencer é fazer o outro também vencer. Então você só convence se realmente oferece uma solução que satisfaça a outra pessoa.

Independentemente de sua área de atuação, saber como convencer as pessoas é uma habilidade fundamental para o seu sucesso profissional.

Está pronto para saber mais sobre o tema? Neste artigo eu vou compartilhar algumas dicas sobre como convencer as pessoas e falar também sobre o famoso “Golden Circle”, que vai ajudar muito você sempre que precisar ouvir um sim da outra parte.

The Golden Circle (ou método Why, How e What)

Ouvir um sim tem muito a ver com confiança. As pessoas só respondem positivamente se elas confiam em algo.

O autor britânico Simon Sinek desenvolveu uma técnica chamada Start With Why (comece pelo por quê), onde ele fala sobre o Golden Circle (Círculo de Ouro), que é composto por why, how e what (por quê, como e o quê). A premissa da técnica é que as pessoas não compram somente o que você faz (what) e sim por que você faz (why).

Isto é, elas compram o seu propósito, a sua missão e não exatamente o seu produto ou serviço.

A maioria das empresas e pessoas seguem um fluxo de venda que vai do o que, como e por quê.

O que Simon Sinek defende é a inversão deste círculo, começando pelo propósito.

O conceito está no livro, chamado “Por Quê? – Como Motivar Pessoas e Equipes A Agir” e foi amplamente popularizado por uma palestra no TED Talks, que você pode assistir abaixo:

 Como convencer as pessoas: 6 gatilhos que você pode usar

Além de dominar o método why, how, what que falei no tópico acima, há também outras maneiras de você se comportar durante uma conversa e que vão te ajudar a convencer as pessoas a dizerem sim para você.

Por mais que convencer vá além de persuadir, alguns truques de persuasão também são fundamentais nesta hora para que a pessoa finalmente compre a sua ideia e entenda o seu ponto de vista.

Para isso, recomenda-se o uso de gatilhos mentais, que são “princípios e estereótipos psicológicos que aprendemos a aceitar”, como afirma o psicólogo Robert Cialdini, autor do best-seller “As Armas da Persuasão”.

Há 6 principais gatilhos mentais que podem ser usados como ferramentas de persuasão e que podem ajudar você no objetivo de convencer as pessoas a dizerem sim.

  • 1. Reciprocidade
  • 2. Compromisso e coerência
  • 3. Aprovação Social
  • 4. Afinidade
  • 5. Autoridade
  • 6. Escassez

No vídeo abaixo, eu falo com detalhes sobre cada um destes gatilhos:

Curso de Persuasão e Influência: a arte de conquistar o SIM

Espero que este artigo tenha ajudado você a saber melhor como convencer as pessoas.

Aproveito o momento para trazer uma boa notícia: você pode desenvolver ainda mais as suas habilidades com o curso “Persuasão e Influência: a arte de conquistar o SIM”.

Ao fazer este curso você será capaz de:

  • Capturar e manter a atenção do seu público;
  • Criar níveis profundos de relacionamento rapidamente;
  • Persuadir pessoas para aceitar suas sugestões e/ou resultados;
  • Falar mais persuasivamente;
  • Posicionar-se mentalmente correto para a persuasão e a comunicação efetiva;
  • Comunicar-se com autoridade e alto status;
  • Conquistar o respeito e a confiança;
  • Influenciar e persuadir pessoas para responderem sim a pedidos seus.

E então? Vamos caminhar juntos nessa jornada?

Inscreva-se aqui no meu curso de Persuasão e Influência.

Estou esperando você!

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Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

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