Como ser bem sucedido financeiramente no mercado atual?

Você quer saber como ser bem sucedido financeiramente?

Antes de mais nada, entenda que você não está sozinho. Ter domínio sobre as finanças e não acumular dívidas é algo que todo mundo aspira.

Mas como alcançar este nível?

Mais adiante, neste artigo, vou falar algumas dicas que ajudarão você neste caminho, mas antes é importante comentar um pouco sobre o conceito.

O significado de ser bem sucedido financeiramente é basicamente você ter controle sobre o seu dinheiro em vez de o dinheiro controlar você.

Ou seja, o seu salário ou seus rendimentos não necessariamente determinam se você tem sucesso nas finanças. O que faz isso são suas escolhas e prioridades.

Provavelmente você já ouviu histórias de pessoas que tinham muito dinheiro e perderam tudo. Isso aconteceu porque as pessoas, mesmo tendo muito, não foram bem sucedidas financeiramente, já que o dinheiro controlou elas até que não sobrou nada.

Ser bem sucedido financeiramente é muito além do quanto sua conta bancária possui. É sobre o quanto você precisa e o quanto você cuida desse dinheiro.

As dicas a seguir são cruciais se você quer saber como empreender com sucesso. Mas caso não seja este seu perfil, elas são válidas também, afinal todo profissional que está inserido no mercado de trabalho também precisa saber como cuidar de suas finanças.

Boa leitura!

6 dicas para você quer saber como ser bem sucedido financeiramente

Compartilho abaixo 6 hábitos muito importantes que você pode seguir para controlar melhor o seu dinheiro.

Se você tiver disciplina e seguir essas dicas, vai conseguir sucesso financeiro. Certamente não será da noite para o dia, mas sim, a disciplina e os bons hábitos compensarão no futuro.

1. Estabelecer metas

Um fator crucial que você precisa levar em conta se quiser saber como ser bem sucedido financeiramente é o estabelecimento de metas financeiras.

Uma meta financeira é a quantidade de dinheiro que você precisa juntar para um determinado objetivo. Esse objetivo pode ser um investimento, uma compra ou uma viagem, por exemplo.

Estabelecer metas ajuda você a determinar quanto você precisa reunir mensalmente e rastrear o seu progresso.

Há basicamente 3 tipos de metas:

  • Curto prazo: para ser atingida em um ano ou menos. Exemplo: uma viagem de férias;
  • Médio prazo: para ser atingida em até cinco anos. Exemplo: dar entrada em um imóvel;
  • Longo prazo: para ser atingida em mais de cinco anos. Exemplo: garantir uma aposentadoria ou juntar recursos para pagar a faculdade dos filhos.

2. Ter o controle do dinheiro

Você precisa saber para onde vai o seu dinheiro se quiser ter controle sobre ele. Caso contrário, fica impossível ser bem sucedido financeiramente.

A dica aqui é saber quanto você ganha e quanto você gasta. Parece básico, mas a maioria das pessoas não fazem isso, simplesmente recebem seus rendimentos e gastam tudo no próprio mês.

  • Ganhos: A fonte mais comum de renda são os salários de um emprego, mas também podem incluir ganhos de investimento, pensões, pagamentos de aluguel, benefícios do governo, presentes etc.
  • Gastos: Os gastos incluem desde itens essenciais, como moradia e alimentação até despesas com lazer. Uma dica é categorizar os gastos em uma planilha para saber se em alguma das ocasiões as despesas podem ser otimizadas.

3. Ser bom no seu trabalho

Outra boa dica para ser bem sucedido financeiramente é ser bom no que você faz. Seja você um assalariado, um investidor ou um empreendedor, ser bom e dedicado no que você faz é a melhor maneira de garantir bons ganhos financeiros.

Neste ponto, uma boa gestão do tempo no trabalho ajudará você a se desenvolver cada vez mais.

4. Aprender a investir

Se você acha que está poupando dinheiro ao deixá-lo guardado, você está enganado. Com o passar dos anos o dinheiro desvaloriza, não é à toa que todos os anos temos inflação.

A melhor forma de fazer o seu dinheiro não desvalorizar é investindo-o. Isso pode ser feito do modo conservador ou do modo “agressivo”.

Os investimentos mais conservadores possuem praticamente 0% de risco, mas também rendem menos. O ganho é garantido, mas lento. É o caso da poupança, tesouro direto e títulos públicos.

Já os investimentos agressivos possuem algum risco, mas a margem de lucro são bem maiores. É o caso de investimentos em ações.

5. Não acumular dívidas

Parece simples, não é mesmo? Mas saiba que mais de 60 milhões de brasileiros possuem dívidas, segundo esta reportagem do Globo Repórter.

Não tem como ser bem sucedido financeiramente gastando mais do que se tem. Ter dívidas é o pior inimigo do sucesso financeiro. Isso porque os juros são muito grandes, alguns cartões de crédito chegam a cobrar 400% de juros por atrasos no pagamento.

A melhor forma de não acumular dívidas é não gastar mais do que se recebe. Uma das dicas anteriores diz respeito ao controle do dinheiro. Fazendo esse balanço já dá pra ter uma noção de quanto você pode ou não gastar.

É claro que pode acontecer uma emergência e você precisar de mais dinheiro. Nesse caso, use o que você tem guardado, já que poupar dinheiro é outra boa prática para quem quer saber como ser bem sucedido financeiramente, como vou falar na próxima dica.

6. Estabelecer um fundo de emergência

Complementando o tópico acima, e se acontecer uma emergência? Nós, seres humanos, estamos sujeito a isso. Pode ser uma demissão, um acidente, um assalto, um incêndio, um defeito no carro, enfim, não estamos completamente livres de um desastre.

O cenário ideal é que isso nunca aconteça, mas como não podemos garantir isso, é preciso que estejamos protegidos.

Além de seguros de vida, planos de saúde e outras modalidades de segurança, é importante também que você tenha um dinheiro guardado para casos especiais.

Especialistas em finanças recomendam economizar pelo menos três a seis meses em despesas essenciais. Se você ainda não tiver esse valor em economias, determine o quanto você pode separar a cada mês até atingir sua meta.

Vale destacar que esse fundo é diferente do investimento. Como você não sabe quando precisará do dinheiro, verifique se ele está em uma conta de fácil acesso e onde não há multas para a retirada antecipada. Uma conta de poupança (para este caso, pois o rendimento é mais baixo do que outras formas de investimento) é geralmente uma boa escolha, pois a retirada pode ser efetuada a qualquer momento.

E agora que você já sabe como ser bem sucedido financeiramente é hora de colocar os hábitos e dicas em prática. A jornada é longa e a estrada nem sempre é fácil, mas apesar das curvas e das pedras, o destino pode ser maravilhoso, depende do quanto você se disciplinou para alcançá-lo.

Além destas dicas, recomendo também a leitura do material 10 Hábitos dos Empreendedores Bem-Sucedidos.

Boa sorte e vá em frente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Open chat
Podemos Ajudar?