Skip to content

Como prender a atenção do público: 4 técnicas para você seguir

Você já teve dificuldade em prender a atenção de alguém?

É muito difícil que alguém no mundo não tenha passado por isso ao menos uma vez. Então, se este é o seu caso, tenha a certeza de que você não está sozinho.

Perceber que o público não está focando em você pode trazer alguns problemas, como aumentar o nervosismo e a insegurança durante a apresentação.

Afinal, ninguém gosta de falar em público e ver as pessoas focadas no celular, olhando para os lados, distraídas, inquietas ou bocejando.

Essa é uma dificuldade comum. E assim como já falei sobre o medo de falar em público, trago hoje algumas dicas para o desafio que é prender a atenção das pessoas que estão te ouvindo.

O primeiro passo para prender a atenção do público é ter um storytelling.

Qual a história que você está contando? Você está fazendo com que o público se identifique com as suas palavras? Está desenvolvendo emoções nos espectadores?

Tudo isso é fundamental para que o público esteja engajado com você.

Além disso, há outras técnicas que quando aplicadas podem ajudar você a ter mais sucesso com o público.

  1. Ir direto ao ponto
  2. Ser interativo
  3. Despertar emoções
  4. Usar alguns truques de persuasão

É sobre estas técnicas que vamos continuar o assunto daqui em diante para mostrar a você, de maneira prática, como prender a atenção do público.

Ah, lembre-se sempre de ficar atento à imagem e impressão que você está passando, pois ela nem sempre é a mesma que você imagina.

1. Ir direto ao ponto

Os primeiros minutos são cruciais em uma apresentação e você deve usá-los para gerar empatia e conexão emocional com a sua audiência.

Uma dica é ir direto ao ponto e mostrar o propósito da apresentação logo de cara.

Evite raciocínios abstratos ou conceitos acadêmicos no começo. Esse é o momento em que você precisa tocar na dor da pessoa e fazer ela pensar: “sim, eu me identifico”, “sim, me sinto assim também”, “sim, já passei por essa situação”.

Conte uma boa história no começo e você terá maiores chances de dominar a atenção do público durante o restante da apresentação.

2. Ser interativo

Você sabia que uma audiência que interage está muito mais propensa a ser persuadida do que uma audiência passiva?

Parece muito óbvio falar assim. Mas é preciso pensar dessa forma para entender de maneira simples a importância da interação entre público e apresentador.

Traga a audiência para fazer parte da apresentação, faça perguntas, indague e incentive a participação de todos.

3. Despertar emoções

Por mais racionais que sejamos como seres humanos, nós ainda somos guiados pela emoção. Podemos usar os mais variados cálculos e considerar de forma fria todas as hipóteses antes de tomarmos uma decisão, mas ainda assim a emoção é um fator decisivo.

Para prender a atenção do público, você vai precisar despertar essas emoções em cada pessoa presente na plateia.

Vá além dos dados e das análises frias e mostre como essas informações impactam a vida de cada um.

4. Usar técnicas de persuasão

Já comentei em outros artigos e vídeos, mas sempre gosto de repetir e de trazer aqui as ideias de Robert Cialdini, autor do livro “As Armas da Persuasão”.

O autor fala de 6 princípios, que são: reciprocidade, empatia, compromisso e coerência, aprovação social, autoridade e escassez.

Todas eles podem ser usados durante apresentações para fazer com que o público fique mais atento a você. Eu falo um pouco mais sobre isso no artigo Descubra como uma comunicação persuasiva pode impactar a sua vida.

Mas além do Cialdini, outro teórico que gosto muito é Lionel Bellenger, que fala sobre os 4 Cs da linguagem persuasiva, que são:

  • Credibilidade: é preciso dominar fatos, testemunhos e provas que mostrem que a comunicação é verdadeira;
  • Coerência: é importante que o discurso seja lógico para que a argumentação seja convincente;
  • Consistência: não mude de discurso com frequência, pois as pessoas estão mais ligadas do que nunca e vão perceber se aquilo que você diz hoje se opõe ao que você dizia ontem;
  • Congruência: sua atitude deve combinar com o seu discurso, não adianta falar como A e agir como B.

Depois de ter falado sobre como prender a atenção do público, gostaria de recomendar outro conteúdo que pode interessar você. É um infográfico com 15 truques para fazer as pessoas gostarem de você imediatamente!

Vá em frente!

Impactplayer

 

 

PS. Você quer dominar os 6 mais poderosos princípios da persuasão?

Eu preparei especialmente a você, que chegou até aqui, um curso que  levará você a posicionar-se de maneira mentalmente correta, centrada nas pessoas para você conquistar aquilo que mais sonha realizar.

Vamos lá?

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?