Skip to content

Dicas para melhorar os relacionamentos interpessoais da sua vida

“Nenhum homem é uma ilha”, já disse o poeta inglês John Donne. A frase clássica não poderia definir melhor a importância da capacidade de se relacionar bem com outras pessoas não só no ambiente de trabalho, mas fora dele também. Afinal, você depende tanto delas quanto elas de você para uma boa convivência e o bem-estar no dia a dia.

Cada vez mais, saber como melhorar os relacionamentos interpessoais é fundamental  para o sucesso. Ainda não está convencido? Pense nas pessoas à sua volta, especialmente aquelas que ocupam cargos de liderança. Percebe como costumam saber lidar bem com os outros nos mais variados contextos? Não raro, são descritas como “carismáticas” ou “queridas” e admiradas pelos outros mesmo quando precisam ser duras.

Pois é. Atualmente, mais do que o quociente intelectual (QI), há dois principais aspectos que contribuem para uma carreira bem sucedida: inteligência social e inteligência emocional. Ambas estão interligadas e saber como melhorar seus relacionamentos interpessoais contribui para alavancá-las.

Quer ver como? Venha comigo para descobrir.

Habilidades coringa para melhorar seus relacionamentos interpessoais

Diferentes contextos pedem diferentes atitudes. É claro que você não vai conversar com seu chefe da mesma forma como conversa com um amigo ou mesmo um colega de trabalho.

Mas existem algumas habilidades chave que funcionam como truques para melhorar seus relacionamentos interpessoais. Elas podem ser praticadas diariamente, não importa com quem, em todos os âmbitos da sua vida.

  1. Procure conhecer e cuidar de si mesmo.

    Sim, o primeiro passo para melhorar os relacionamentos interpessoais é melhorar seu relacionamento com você mesmo! Dessa forma, você não corre riscos de “descontar” em outra pessoa problemas internos.

  2. Pratique empatia.

    A capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e tentar de fato entender como ela se sente é fundamental para melhorar seus relacionamentos interpessoais, pois torna a troca de informações menos impessoal.

  3. Fique atento ao seu corpo.

    As palavras não são as únicas responsáveis pela comunicação: gestos e entonação de voz também interferem nas relações. Evite cruzar os braços, bocejar ou falar muito alto, todos sinais de que você não está receptivo ao que o outro tem a dizer.

  4. Saiba quais são os seus objetivos.

    Ao saber exatamente o que você deseja, os riscos de entrar em conflitos por impulso diminuem. Ao mesmo tempo, você se torna mais assertivo, ou seja, você consegue responder às situações de forma mais pontual e confiante.

  5. Busque tirar seu ego da situação.

    Uma das maiores dificuldades que as pessoas têm, especialmente no ambiente de trabalho, é não levar tudo para o lado pessoal. Nem tudo diz respeito a quem você é ou tem como objetivo ofender você. É importante estar sempre atento à diferença para melhorar seus relacionamentos interpessoais.

Você verá muitas vantagens ao adotar essas sugestões na sua rotina. Entre elas, está o networking. A melhora nas relações interpessoais é um dos caminhos para ampliar a rede de relacionamentos. É provável que realizar networking se torne bem mais fácil! Não custa tentar, certo?

Depois me conte como tem se saído e se conseguiu melhorar seus relacionamentos interpessoais. E, se quiser aprender os seis mais poderosos princípios da persuasão, não deixe de conferir meu curso “Persuasão e Influência: a arte de conquistar o SIM”

Até a próxima!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?