Truques para perder o medo de falar em público e influenciar pessoas

Se só de pensar em falar em público suas mãos gelam, as pernas tremem e você só pensa em fugir para longe, bem vindo ao clube da maioria das pessoas do mundo. Sim, você não está sozinho.

Veja que curioso: há pesquisas que apontam que os brasileiros têm mais medo de falar em público do que da própria morte.

E não são só os brasileiros, quer ver? Em 2013, a empresa britânica OnePoll fez uma pesquisa com duas mil pessoas para descobrir quais eram as situações que mais causavam temor a elas. Falar em público só perdeu do medo da morte de entes queridos e ficou na frente do terror de ser enterrado vivo, de cobras e de fogo.

O Discurso do Rei

Lembra o filme “O Discurso do Rei”, sobre como o Rei George VI da Inglaterra precisou ter aulas  com um fonoaudiólogo para superar a gagueira e conseguir se comunicar com a população?

 

Desde aquela época já se sabia da importância de saber falar em público. Afinal, por melhor que seja a sua apresentação, palestra ou aula, esta fobia pode literalmente arruinar tudo.

É de se esperar, então, que perder o medo de falar em público esteja em sua lista de prioridades, certo? Mas há uma boa notícia: você não precisa ser um rei para superá-lo. Acho que você vai gostar de conhecer as dicas que preparei para ajudar você a perder o medo de falar em público.

6 dicas simples para perder o medo de falar em público

Perder o medo de falar em público é quase um requisito básico para se tornar um líder, influenciar pessoas e dar saltos importantes na carreira. Para alcançar o objetivo, é preciso praticar, praticar e praticar.

 

 

As dicas a seguir vão ajudar você a se sentir mais seguro até finalmente perder o medo de falar em público.

  1. Esteja preparado! Parece até meio óbvio, mas acredite se quiser: muita gente deixa para a última hora e acaba se enrolando durante uma apresentação. Assim fica difícil de perder o medo quando chega o momento de falar em público! Reza a lenda que Steve Jobs passava dias ensaiando e recebendo feedback para suas apresentações lendárias. Se até o guru da Apple precisava de muito preparo, quem dirá nós, meros mortais.
  2. Treine na frente de um espelho. Se você tem medo até de praticar com uma audiência pequena para receber feedback, comece aos poucos. Fale toda sua apresentação em frente a um espelho até memorizá-la. Isso vai ajudar você a ganhar familiaridade com seu próprio texto e deixá-lo com a sua cara.
  3. Prepare uma apresentação visual. Sejam somente imagens ou palavras chaves, ela ajuda você a não perder o fio da meada e a superar o medo de falar em público.
  4. Lembre-se de que o público sabe menos que você sobre o assunto. Uma das preocupações comuns entre quem vai fazer uma apresentação é de que o público irá identificar e julgar possíveis erros. Isso não é verdade. Se as pessoas estão dispostas a ouvi-lo, é porque provavelmente sabem muito menos do que você. Tenha confiança em seu conhecimento!
  5. Olhe para o fundo da sala. Olhar para uma grande plateia pode ser bastante intimidador, não é mesmo? Embora o ideal seja circular o olhar pelo público, para ganhar empatia, não tem problema focar no fundo da sala até você perder o medo de falar em público.
  6. Tome água. Segurar algo ajuda a superar o constrangimento do que fazer com as mãos. Além disso, tomar um gole ou outro ajudará você a se tranquilizar e retomar o pensamento em momentos de maior tensão.

Se você quer influenciar e impactar muitas pessoas, vale a pena encarar o desafio de subir no palco. E esse palco pode ser desde uma sala de reuniões até um auditório lotado.

Se precisar de dicas extras, confira meu curso “Persuasão e Influência: a arte de conquistar o SIM”, que vai ajudar você a dominar os seis mais poderosos princípios da persuasão.

Confie em mim: anote as dicas e comece a praticar! Depois me conte o que ajudou você e quais as técnicas você usa para perder o medo de falar em público, que tal?

Até a próxima!

Impactplayer

6 respostas

  1. Procure respirar lentamente e profundamente por 2 mins antes de iniciar a apresentação.
    Isso fará com que seu grau de ansiedade diminua bastante.

  2. Olá meu nome é Jones Coelho,gostei muito das dicas e também acrescento que é de suma importância fazer um exercício vocal antes de falar em público.
    Falar pausadamente é fundamental até porque seus ouvintes precisam entender com clareza.

  3. Olá meu nome é Jones Coelho,gostei muito das dicas e também acrescento que é de suma importância fazer um exercício vocal antes de falar em público.
    Falar pausadamente é fundamental até porque seus ouvintes precisam entender com clareza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Open chat
Podemos Ajudar?