Skip to content

O seu humor pessoal afeta sua capacidade de persuadir as pessoas?

Todos querem persuadir e influenciar, mas será que o seu humor pessoal afeta sua capacidade de persuadir as pessoas? Será preciso mudar o humor dos outros?

A resposta para você é: com certeza. ABSOLUTAMENTE! (e aqui só lembrando, não estamos falando de manipular. Não seria ético e teria vida curta).

Mas, quando suas perspectivas são de bom humor:

  • Os outros compram mais;
  • Ouvem melhor;
  • Veem o positivo se impondo sobre o negativo;
  • E mais: eles dão melhores avaliações sobre você.

O humor, então, afeta nosso julgamento e nossa vontade de dizer sim aos outros. Quando a pessoa que você está tentando influenciar está de bom humor, ela é mais propensa a aceitar sua oferta.

O humor afeta quem quer persuadir e quem está sendo persuadido 

Mas, o oposto também é verdade.

Veja este estudo:

três indivíduos sentaram-se juntos à mesa de refeição – dois que estavam no estudo e o terceiro que, sem saber, seria avaliado. Os dois companheiros conduziram-se de uma forma muito desagradável discutindo muito enquanto se alimentavam.

Em outra ocasião, este mesmo indivíduo foi trazido de volta ao mesmo lugar e ofereceu-se o mesmo alimento. A única diferença foi que ele recebeu diferentes companheiros de mesa que tiveram uma conversa interessante e divertida.

Como você acha que o indivíduo avaliou as refeições nos dois momentos? Bem, você acertou: a primeira avaliação foi negativa, enquanto a segunda foi positiva, mesmo a comida em si ter sido a mesma nos dois momentos.

Há evidências de que o humor é um fator importante para a persuasão

Acho que você está se perguntando:

Bem, grandes persuasores criam o bom humor. Eles sabem que se nos sentimos felizes, tendemos a ter pensamentos positivos e recuperamos experiências positivas da memória. Você se lembra do vídeo Mindset em que mencionei que experiências de infância ainda nos afetam?

A primeira coisa é ter mesmo a certeza de que você está de bom humor. Mesmo que seu público esteja de bom humor inicialmente, um mau humor seu irá mudar o clima rapidamente (mesmo que você se esforce para esconder). Neste caso, a sua eficácia da persuasão diminui significativamente e aumentam as probabilidades de objeções e resistência a você.

Assim, gostaria que você concluísse que: o humor não é por si só um gatilho mental. Mas há evidências de que é um fator importante para a persuasão.

Estudos mostram que, mesmo em coisas simples como: após um bom lanche ou uma música agradável, as pessoas estão mais predispostas a serem persuadidas. Consumidores que estão de bom humor serão mais conscientes das qualidades positivas dos produtos ou experiências apresentadas a eles. E, como qualquer criança descobre cedo: pais de bom humor tendem a ser muito mais indulgentes.

Então, fique atento aos estados de espírito e as atitudes das pessoas. Em certos momentos a melhor decisão é voltar mais tarde.

Se você não pode voltar mais tarde, então é hora de começar a ajudar a si mesmo a construir um clima positivo ao seu redor.

Vá em frente!

 

 

PS. Agradeço todos os comentários generosos e também  o seu incentivo. Pela excelente repercussão e inúmeros pedidos eu desenvolvi o curso “Persuasão e influencia: a arte de conquistar o sim , especialmente para você.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?