Conheça o princípio da reciprocidade e saiba o que aprender com ele

Você provavelmente já ouviu muitas pessoas dizerem expressões do tipo “pague com a mesma moeda” ou “trate os outros como você gostaria de ser tratado”, não é mesmo? Mas já parou para se perguntar o que está por trás desses ensinamentos tão comuns na sociedade? Trata-se do chamado princípio da reciprocidade.

Você sabia que esse preceito tem muito a nos ensinar? Então confira o post de hoje e descubra como ele funciona!

O que é esse princípio?

Ser recíproco é devolver à outra pessoa, na mesma medida, aquilo que ela proporcionou a você. Isso vale tanto para coisas mais simples, como pequenos favores do dia a dia, quanto para situações mais específicas, como empréstimos e troca de presentes.

A reciprocidade é, portanto, uma correspondência mútua entre as pessoas. Ela se baseia na ideia de tratar os outros com respeito para, assim, merecer ser respeitado da mesma maneira.

De acordo com o sociólogo Alvin Gouldner, essa atitude se encontra nas mais diversas culturas e sociedades, sendo algo universal. Com isso, você já deve ter ideia de como esse princípio é poderoso, certo? Mas como ele acontece exatamente?

Como funciona o princípio da reciprocidade?

A reciprocidade é uma norma que a sociedade nos ensina desde o começo da vida. Certamente, você lembra de alguém o orientando a não fazer com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Assim, aprendemos que, se não formos recíprocos, seremos punidos socialmente.

Segundo Cialdini, a reciprocidade é responsável pelo sentimento de “débito” ou obrigação que nos faz querer recompensar o outro. Para ele, quando recebemos um favor ou um presente, sentimos uma espécie de peso psicológico que nos induz a retribuir a gentileza. Mesmo quando não temos um verdadeiro apresso pela outra pessoa.

Um bom exemplo disso são as festas de fim de ano. Quem nunca deu um presente apenas para retribuir outro? No entanto, o princípio da reciprocidade não é algo negativo, podendo ser muito bem utilizado e causar vários benefícios.

Esse princípio é um dos componentes mais importantes da persuasão, que, para ele, é o processo onde “uma pessoa é compelida a concordar com a solicitação de outra”. Ou seja, a necessidade de ser recíproco pode influenciar suas ações e escolhas, levando você a fazer algo pelo outro.

Qual sua atitude quando é oferecido algo a você?

Quando alguém lhe oferece algo de bom grado e você recusa, é comum se sentir ingrato ou pensar que sua atitude foi uma “falta de consideração”, não é mesmo?

Por outro lado, quando você aceita a gentileza de outra pessoa, acaba sentindo a necessidade de retribuir. Para Marcel Mauss, essa é a definição básica de reciprocidade: a obrigação de dar, receber e retribuir.

Assim, a reciprocidade pode ser, muitas vezes, a base das mais diversas relações na sociedade seja entre colegas de trabalho, comerciantes, consumidores etc. Como desejamos sempre ser reconhecidos, podemos optar pela reciprocidade, respeitando os outros e esperando o mesmo.

Esse princípio é um dos principais responsáveis pelas trocas de gentilezas, favores e benefícios que se fazem necessárias ao longo da vida.

Agora que você já sabe mais sobre o princípio da reciprocidade, retribua a leitura do nosso post conferindo o vídeo “Qual é o seu MINDSET?”.

3 respostas

  1. Gostei do que li .
    Achei muito interessante
    Afinal eu não tenho estudo
    Mas alguém me ensinou hoje
    O que significa o princípio da reciprocidade muito obgd
    Tenho muito a aprender Deus abençoe vcs 👐

  2. Isso deveria estar no nosso código penal. Até pra repelir a truculência de alguns maus policiais e funcionários públicos. Que na minha ótica são verdadeiros lixos humanos. Com raras exceção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Open chat
Podemos Ajudar?