Autoconhecimento: um caminho que todo líder precisa seguir

Segundo Ram Charan, um dos mais reconhecidos consultores empresariais do mundo, a liderança requer a resoluta disciplina de se auto avaliar para, só então, ser capaz de alcançar a possibilidade de um crescimento ilimitado. Para a personalidade indiana, o autoconhecimento de um líder é a chave para seu sucesso — e, por que não dizer, também para sua satisfação pessoal?

Neste post você vai entender um pouco mais sobre a importância de desenvolver-se na carreira e enquanto líder. Além disso, também vai saber por que o autoconhecimento é o caminho mais seguro para o sucesso. Preparado para uma jornada inspiradora? Vamos lá!

O autoconhecimento e a liderança: uma relação indissociável

A posição de líder pressupõe uma firme responsabilidade de gestão, mas também esbarra em uma necessidade de tocar e estimular aquilo que é humano.

Uma vez que toda empresa é reflexo direto dos colaboradores que nela trabalham, não é nenhum exagero reiterar que o líder desponta, para além de suas demandas administrativas, como uma referência e uma inspiração àqueles que conduz.

Para que seja efetiva e frutífera, a liderança precisa ser orgânica e sinérgica. Nada que é forçado ou dissimulado se sustenta por muito tempo — e muito menos gera os comportamentos esperados nos demais níveis hierárquicos. O líder precisa estar consciente de seus potenciais e engajado na tarefa de atuar com firmeza no desenvolvimento daqueles que o cercam.

E como, então, é possível atingir um estágio concreto de liderança? A resposta está dentro de você: na sua personalidade e nas suas ambições. Apenas por meio do autoconhecimento somos capazes de obter o direcionamento adequado para que nos desenvolvamos com consistência.

Robert Steven Kaplan, ex-executivo de Wall Street e atual professor de Harvard, por exemplo, prega que questões essenciais como as paixões, os pontos fortes e os pontos fracos sejam rotineiramente revisitados, garantindo que tenhamos a convicção de sabermos exatamente quem somos e aonde queremos ir.

O autoconhecimento de um líder: de que forma você pode alcançá-lo

O esforço para se avaliar em profundidade, obtendo respostas para questionamentos complexos que nos definem enquanto indivíduos e profissionais, sempre vale a pena.

Retomando Ram Charan e sua sabedoria sobre o assunto, podemos dizer que aqueles que se conhecem com propriedade possuem uma firmeza emocional que os diferenciam dos demais.

Tal certeza, fundamentada por um processo sistemático de autoanálise, tende a conferir atributos relevantes à figura do líder, tais quais: autenticidade para ser o que é, consciência de si próprio para se firmar em valores individuais, autocontrole para lidar com situações adversas, autoconfiança para guiar aqueles que o rodeiam e humildade para reconhecer que o sucesso solitário não é o caminho para a satisfação plena.

Diante de tantos benefícios, não há equívoco ao afirmar que o autoconhecimento é um caminho seguro (e talvez o único) para o certeiro autodesenvolvimento. A liderança pautada em convicções e em valores continuamente reexaminados é a forma mais eficaz de gerir e inspirar pessoas.

O autoconhecimento de um líder é a chave para impulsionar seus potenciais. É o segredo para que você alcance suas metas e esteja feliz com o que é e com o que faz. E não se esqueça de mais um dos ensinamentos de Ram Charan quando finalmente empreender sua própria busca por si mesmo: “Tal aprendizado não é um exercício intelectual. Requer tenacidade, persistência e envolvimento diário. Requer reflexão e mudança de comportamento”.

Agora que você já sabe que um líder deve impulsionar o êxito de todo o seu time, aproveite para saber o que define uma equipe de sucesso. Boa sorte!

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Open chat
Podemos Ajudar?