A sociedade moderna tende a enaltecer algo que não é natural do ser humano: a multitarefa. A importância dada a essa característica é uma enorme falácia: manter o foco é o melhor caminho para sermos pessoas mais produtivas e bem-sucedidas.
Muitas vezes, parece uma tarefa difícil manter-se focado, ainda mais com o bombardeio de informações que recebemos a todo instante.
Quando nos damos conta, estamos com inúmeras abas abertas no navegador, um vídeo (que não está sendo assistido) passando no Youtube e tarefas que estão aguardando para serem feitas há dias.
A boa notícia é: manter o foco é algo que pode ser aprendido. Por isso, escrevi este texto especialmente para você.
Antes de tudo, entenda como funciona o foco
Daniel Goleman, psicólogo e autor do livro Inteligência Emocional, revolucionou os anos 90 mostrando que o controle das próprias emoções é tão importante quanto o quociente de inteligência de uma pessoa.
Há alguns anos, Goleman lançou outro livro: “Foco”. Mais uma vez, o escritor lançou luz sobre essa questão que tanto nos afeta como sociedade hoje em dia.
Nesse livro, ele afirma que existem três tipos de foco:
- foco interno: é a partir do foco interno que poderemos compreender e controlar nossas emoções;
- foco nos outros: é a partir do foco nos outros que podemos ouvir as outras pessoas, entendê-las e, assim, nos colocar no lugar delas para compreendermos seus sentimentos;
- foco no mundo: é a partir do foco no mundo que podemos dar atenção ao que acontece à nossa volta e a como a nossa reação a tudo isso impacta no mundo.
Podem parecer focos muito distintos, mas esses três tipos de foco estão relacionados. É preciso um bom autoconhecimento, o foco interno, para poder entender as emoções alheias e o nosso papel no mundo.
Separei algumas técnicas e exercícios que vão ajudar-lhe a desenvolver os três tipos de foco.
Saiba como desenvolver cada tipo de foco
Muitos pensam que o foco é uma forma extrema de atenção. A capacidade de se manter atento pode variar de pessoa para pessoa, e algumas podem ter mais facilidade para manter o foco. Como outras habilidades, essa também pode ser treinada e fortalecida.
Separei dois exercícios simples para você fazer no seu dia a dia. São exercícios concebidos pela revista Scientifc America.
Com alguns minutos diários, você já pode começar a treinar. Com o tempo, é interessante aumentar o período dedicado para estes exercícios:
1- Contar e recontar
Escolha um texto. Pode ser a página de um livro ou mesmo este texto que está lendo agora, mas ficará mais fácil se o texto estiver impresso.
Conte o número de palavras que existem no texto. Ao terminar, reconte. O número da primeira contagem foi igual ao segundo? Repita o exercício algumas vezes até obter duas contagens seguidas iguais.
2- Imagem real e imagem mental
Escolha um objeto do dia a dia, qualquer um. Sente-se confortavelmente e coloque esse objeto na sua frente. Olhe fixamente para o objeto e concentre sua atenção nele.
Deixe que o objeto tome conta do seu espaço mental. Sempre que perceber que a sua atenção fugiu, pare e volte a se concentrar no objeto.
Com o tempo, aumente o tempo desse exercício e lembre-se: nunca julgue o objeto. Você não deve pensar que ele é verde ou está sujo. Deve apenas observar e deixar que ele ocupe a sua mente.
Numa segunda fase, tire o objeto da sua frente, feche os olhos e visualize-o na sua mente. Sempre que sua mente escapar do objeto, pare e retome. Com a tempo, verá que é cada vez mais fácil manter-se focado.
Esses dois exercícios simples podem ajudar-lhe muito a melhorar a sua capacidade de manter o foco. Faça-os por alguns dias com comprometimento e garanto que você perceberá a diferença.
Agora que você começou a entender melhor sobre a importância de manter o foco, assista ao vídeo em que conto mais sobre como parar de procrastinar para deixar de ser o expectador de sua própria vida e assumir o protagonismo que você merece.
Vá em frente!
7 respostas
Boa dica…vou testar!
Obrigado Alan. Va em frente! Você terá sucesso! Valeu pelo feedback. abr
Valeu Alan. Vou aguardar curioso para saber dos impactos para você. Comente sempre. Obrigado.
João, estou num novo emprego. Numa correria sem precedentes. Tenho aplicado suas lições e estabeleci metas impactantes. Quando conseguir volto para contar!
Adiel, obrigado pelos seus comentários. Muita confiança e foco, ok?. Você conseguirá. Sucesso!
Exercícios bem simples, porém difícil porque estamos sempre correndo para atender outras atividades. Já estou com 61 anos e, mesmo assim, estou disposto a praticar e me completar.
Alcir, Daniel Goleman autor do livro Inteligência Emocional, diz que o pilar que sustenta a IE é o autoconhecimento. E nós da Impactplayer acreditamos muito nisso.