Skip to content

Mindset: saiba como ele influencia a sua carreira

Você sabe o que é mindset? Mindset é a forma como você  pensa, é a sua mentalidade. Em outras palavras, é a maneira com que você encara a vida, de forma otimista ou pessimista. Mas como o mindset influencia em sua carreira?

A professora de psicologia Carol S. Dweck, autora do livro Mindset, divide as mentalidades em dois tipos: a fixa e a progressista. E essa mentalidade tem forte impacto no seu futuro — isso porque o mindset influencia a carreira de todas as pessoas e pode levá-las ao sucesso ou à estagnação.

Vamos saber mais sobre como adaptar seu mindset para o sucesso? Mas primeiro  entenda as diferenças.

Mindset fixo

A mentalidade fixa é aquela que acredita em um determinismo pessoal. Para essas pessoas, Inteligências, talentos e habilidades são inatas, ou seja, não podem ser aprendidas nem evoluídas. Essa é a mentalidade de pessoas que não conseguem sair de suas zonas de conforto e, por isso, não evoluem na vida pessoal nem profissional.

Como consequência, estão constantemente insatisfeitas e desmotivadas. Além disso, evitam desafios por acreditar que vão cometer erros. Pessoas de mentalidade fixa — ou mentalidade não-aprendiz — não entendem que tudo pode ser aprendido e que o erro é parte do processo de crescimento.

Mindset progressista

Essa é a mentalidade do sucesso, também chamada de mentalidade de crescimento ou mindset dos aprendizes. É o mindset oposto do fixo. Pessoas de mentalidade progressista veem oportunidades em todos os desafios e acreditam que com muito trabalho e dedicação podem obter sucesso.

Você sabe qual é o seu mindset? Se você está aberto a desafios e sempre aproveitando as oportunidades para crescer, parabéns! Você está no caminho certo do crescimento profissional.

Mas se você se identificou com o mindset fixo, não se preocupe, trago boas notícias: o mindset não é imutável. Ele pode ser alterado com o passar do tempo. E quem tem o segredo para a mudança de mindset é você.

Como o mindset influencia a carreira?

Observe o cenário econômico brasileiro. O momento é de dificuldades. Pessoas estão ficando desempregadas ou aceitando salários menores e as empresas não estão conseguindo vender seus produtos ou serviços.

Mas enquanto as pessoas de mindset fixo veem nisso um cenário desesperador, aquelas de mindset progressista procuram oportunidades. Elas pensam, por exemplo, em como adaptar seus produtos e serviços para diminuir seus preços e torná-los acessíveis a seus clientes.

Donos de empresas aproveitam a chance para aumentar a produtividade da sua instituição. Empregados dão sugestões a seus chefes de como diminuir custos. Desempregados desenvolvem espírito empreendedor e abrem seus próprios negócios.

Todas essas pessoas sairão da crise melhor do que entraram por conta de seus mindsets progressistas. Quando o mercado reaquecer, serão elas as que mais vão lucrar, por terem evoluído.

Não acredita? Veja o que disse um dos maiores empreendedores que já existiu: “Ser demitido da Apple foi, talvez, a melhor coisa que já me aconteceu. A Pixar não existiria se eu não tivesse sido demitido”, disse Steve Jobs à rede de TV americana CBS.

Portanto, não importa os obstáculos. Para ter sucesso profissional você precisar ter um mindset positivo e acreditar que, não importa quão difícil seja fazer algo, com dedicação e paciência você conseguirá atingir seu objetivo.

Reconheça seus pontos fortes e aprimore-os. Crie estratégias para melhorar seus pontos fracos e não tenha medo de errar — é impossível aprender e evoluir sem cometer erros.

Seja ambicioso. O mindset influencia a carreira de empregados e patrões e você não é exceção. Apenas com mentalidade aprendiz você poderá explorar todo seu potencial.

Saiba mais sobre seu tipo de mindset e como alterá-lo assistindo a este vídeo.

Vá em frente!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?