Skip to content

Como criar novos hábitos com excelência?

Você já parou para repensar seus hábitos? Já considerou modificar a sua rotina, tomando decisões como criar novos hábitos e incluir atividades mais saudáveis ou produtivas?

Se sim, eu ousaria dizer que você já passou por algum momento ou esfera da vida em que não conseguiu mudar sua postura. Isso não é fácil mesmo! Agora mesmo, você possivelmente se questiona: “mas como eu consigo criar novos hábitos”?

Neste post, você saberá como é possível ter sucesso em formar novos hábitos, partindo de um ponto fundamental: a Inteligência Emocional. Esse é um conceito criado pelo psicólogo Daniel Goleman, autor mundialmente famoso do livro homônimo.

Vamos lá?

Usando o conhecimento científico para entender como criar novos hábitos

Já faz algum tempo que a ciência se dedica ao desafio de construir, modificar ou substituir hábitos humanos. Esse assunto — embora venha ganhando cada vez mais destaque — está longe de ser uma preocupação trazida pela modernidade: David Hume, filósofo que nasceu em 1711, já dizia que “hábito é o grande guia da vida humana”.

Como, então, é possível usar conhecimentos científicos para melhorar nossas vidas? Bom, hoje, nós sabemos mais sobre a mecânica dos hábitos. Estamos cientes de que podemos desenvolvê-los em nosso proveito pessoal e profissional.

Charles Duhigg — autor do best-seller “O Poder do Hábito” — nos avisa que, quando entendemos como funcionam as rotinas automáticas (ou seja, dos hábitos), fica bem mais fácil construir ou modificar comportamentos repetitivos.

Ele defende um padrão de hábito simples, que se baseia na seguinte estrutura:

DEIXA > ROTINA > RECOMPENSA

Assim, é possível substituir, de forma consciente, pontos nas etapas fundamentais dessa sequência.

Ao estudar, avaliar e buscar respostas a respeito dos hábitos, a ciência permitiu que ganhássemos poder sobre nossos próprios comportamentos. Agora, temos que utilizar todo esse conhecimento a nosso favor, desenvolvendo competências e habilidades que podem nos diferenciar na carreira e nos tornar pessoas melhores no convívio social.

Fazendo da Inteligência Emocional um hábito de excelência

Daniel Goleman é mundialmente reconhecido por suas contribuições no campo emocional. Ao dar origem ao conceito de Inteligência Emocional, ele nos trouxe um benefício imenso: trouxe a análise dos sentimentos mais abstratos para perto de nós. Assim, podemos construir, desenvolver e controlar a forma com que nos relacionamos emocionalmente com nós mesmo e com o mundo.

A Inteligência Emocional, de acordo com Goleman, é composta por cinco atributos essenciais:

  1. autoconhecimento;
  2. autocontrole;
  3. motivação;
  4. empatia;
  5. habilidades sociais.

Todos estão profundamente relacionados e, segundo o psicólogo, são os maiores responsáveis pelo sucesso ou fracasso do indivíduo — tanto nos relacionamentos pessoais quanto no crescimento profissional.

Então, surgem novas questões! Por que não usar os preceitos de Goleman para construir novos hábitos, melhorando comportamentos positivos?

Pense nisto: hábitos nascem por meio da repetição. Do mesmo modo, eles podem ser modificados, se você trabalhar sua rotina. No momento da deixa, introduza a nova postura: quando o velho hábito teimar em espreitar sua vida, fortaleça sua Inteligência Emocional!

Quer um exemplo? Pratique a empatia! Quando estamos diante de situações contrárias aos nossos desejos ou pensamentos, nossa tendência é adotar uma postura mais dura! Queremos fortemente manter nossas vontades e opiniões mais fortes que as do outro!

Diante dessa deixa, experimente fazer diferente: trabalhe sua capacidade de se colocar no lugar do outro e entender seus sentimentos. Por que ele se opõe às suas ideias? Pare para entendê-lo!

Relacionar-se com empatia fortalece suas conexões e humaniza todas as decisões que vier a tomar — pessoal ou profissionalmente. Esse é um dos aspectos mais enfatizados por Goleman.

Agora que você já sabe como criar novos hábitos com excelência e conhece os princípios da Inteligência Emocional, que tal aplicar os conceitos? Os resultados são rápidos e a mudança de postura certamente contribuirá para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais e divida as dicas com sua rede de contatos!

2 Comments

  1. Excelentes dicas!

    • Valeu Glauco. Aplique-as, ok? Depois me diga. Muito sucesso!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?