Skip to content

Responda antes de desistir: por que você sonha em ser um empreendedor?

Ram Charan é um dos maiores especialistas em gestão no mundo todo. Seus livros — a exemplo de “Execução: Disciplina Para Atingir Resultados” e “O que querem os clientes?” — são verdadeiras referências para quem deseja ser um empreendedor bem-sucedido, inclusive no Brasil.

A leitura dos livros do consultor indiano é indicada para qualquer pessoa interessada em dar vida a uma ideia capaz de gerar impacto, pois além de apresentar dicas técnicas para empreender, ela também serve como motivação para quem sonha em montar o próprio negócio.

Por isso, confira como, a partir do pensamento do guru do empreendedorismo, você não pode pensar em desistir. Acompanhe!

Execute: ser um empreendedor envolve praticar

Não à toa, um dos mais bem-sucedidos livros de Charan chama-se “Execução”. O escritor dá à ação uma importância altamente significativa e por isso ensina caminhos para que ela seja feita de maneira mais eficiente.

Para ele, executar envolve disciplina, ou seja, treino constante. Claro que é muito importante:

  • ser inteligente;
  • exercer a liderança;
  • ter boas ideias;
  • exercitar a criatividade.

Porém, para que tudo isso se converta em ação, é importante desenvolver hábitos que se tornem instintivos por meio de treinamentos.

Nesse sentido, o pensamento de Charan nos mostra que nenhuma pessoa é incapaz de realizar algo: basta acreditar que ela pode desenvolver os hábitos necessários para a tarefa e treinar.

Você quer empreender para ter mais autonomia profissional? Então o caminho é treinar!

Relacione-se: lidar com pessoas é fundamental

Outro conceito presente na obra de Charan é o valor que o empreendedor precisa dar às pessoas ao seu redor. É o que vemos em “A Arte de Cultivar Líderes: Como se Tornar um Mestre na Criação de Talentos”.

Se você tem tido dificuldades para fazer algo, experimente compartilhar suas impressões, desejos e experiências com outras pessoas. Saber trabalhar em equipe é aproveitar as qualidades das pessoas e eliminar os defeitos, em função de um objetivo maior.

O guru indiano sempre diz que “o seu maior multiplicador é ter a pessoa certa no lugar certo”. Por isso, conte com o máximo de pessoas ao seu redor e saiba extrair delas o melhor que podem oferecer.

Priorize: preocupar-se com tudo ao mesmo tempo é prejudicial

A frustração é um problema que pode aniquilar as energias de um empreendedor. Por isso, é fundamental saber como evitá-la. Também em “Execução”, Charan dá a dica sobre o tema: trabalhe com prioridades dominantes.

Os resultados aparecem mais facilmente quando você consegue detectar prioridades com clareza. Um exemplo que ele cita é o de Bill Gates.

O criador da Microsoft — empresa que popularizou o sistema operacional Windows e, assim, contribuiu para levar os computadores para casas do mundo inteiro — começou suas atividades com uma prioridade clara: fazer com que cada funcionário seu tivesse um computador.

Parece simplista demais esse raciocínio, tratando-se do homem que contribuiu para tornar os computadores acessíveis. Mas, para Charan, o segredo de Gates foi sempre trabalhar com prioridades atingíveis, um exemplo que você também pode colocar em prática.

Comece agora mesmo e vá aos poucos propondo novos desafios cada vez maiores. Aposte no devagar e sempre!

Ficou interessado sobre como ser um empreendedor? Então siga nosso trabalho nas redes sociais para saber mais. Estamos no FacebookGoogle+ e Youtube.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?