Reconheça suas habilidades, se esforce para desenvolvê-las e pare de se comparar aos outros

Já pregava Heráclito, importante filósofo grego da era pré-socrática:

“nada existe de permanente a não ser a mudança”.

Enquanto indivíduos, estamos sempre em busca de novos estímulos e de novos desafios, valorizando aquilo que nos impele ao desenvolvimento e à diferenciação. Para obter bons resultados, porém, duas atitudes caminham juntas e são fundamentais: reconhecer as próprias habilidades e parar de se comparar aos demais.

Somente quando direcionamos nosso foco ao que podemos oferecer de melhor, estimulando e aperfeiçoando de competências relevantes, somos capazes de alcançar a excelência – na vida pessoal tanto quanto na carreira.

Neste post, você entenderá com mais profundidade quais motivações podem e devem impulsionar seu crescimento. Vamos lá?

Dedique-se à autoanálise e à autocrítica, mas parta também para a ação

A vida é certamente marcada pela constante busca pela excelência: pessoal e profissionalmente, é preciso estar sempre aberto às oportunidades de evoluir. E as respostas podem estar dentro de nós mesmos! Regularmente, reserve um tempo para reconhecer suas habilidades e avaliar suas respostas frentes aos desafios cotidianos, examinando criticamente a pertinência e o sucesso de suas atitudes.

Não fique restrito, porém, às ideias abstratas. Aja sempre! A premissa da tentativa e erro é bastante recorrente nos ensinamentos de Tom Peters, por exemplo. O renomado guru dos negócios defende firmemente que é sempre melhor fazer algo errado do que não fazer nada.

Requisite e considere a opinião dos outros, mas não se compare a eles

Jim Collins assegura que aproveitar um bom conselho requer mais sabedoria do que dá-lo. Muitas pessoas são pouco receptivas aos feedbacks construtivos, mas é fundamental considerar a opinião de pessoas que despontam como referência, aproveitando-se para amparar-se nas orientações de forma a aperfeiçoar alguma postura ou característica.

Segundo Tom Peters, escutar é a mais relevante capacidade dos líderes. O gestor pontua que

“escutar é aprender, é o pré-requisito da renovação constante, da criatividade e da inovação. Escutar é o principal diferencial e a maior fonte de valor agregado”.

Certifique-se, porém, de evitar as comparações. Quando exacerbadas e desalinhadas, elas podem ser fatais para o seu desenvolvimento. Cada indivíduo é único e reúne valores e competências diferentes, foque em aquilatar o que está em você!

Seja proativo e desenvolva suas habilidades e competências

A proatividade é imprescindível à evolução: a inércia certamente não trará os resultados que você almeja! Direcione sua energia para desenvolver habilidades e competências que te impulsionem para um crescimento ético e consistente — valorizando aspectos que diferenciam você de forma positiva e trabalhando pontos em que identificou oportunidades de melhorar.

Mais uma vez, Tom Peters nos brinda com uma afirmação poderosa e, por vezes, também bastante incômoda:

“controle o seu destino ou alguém controlará”.

Portanto, o recado está dado. Mexa-se agora mesmo!

As dicas são preciosas e podem nortear um processo benéfico e transformador de mudança e desenvolvimento, te conduzindo com mais firmeza rumo aos seus objetivos pessoais e profissionais. Não sabe por onde começar? Aqui vai a ajuda definitiva: chegou a hora de reconhecer as próprias habilidades e de parar de se comparar aos outros. Dedique-se totalmente a você mesmo!

Tem alguma consideração a respeito dos pontos levantados? Já passou ou está passando por um momento de autoanálise e aperfeiçoamento de habilidades? Comente no post e compartilhe suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Open chat
Podemos Ajudar?