Carreira na liderança: saiba como chegar lá!

Trilhar uma carreira como lider é algo desafiador. Nesse sentido, basicamente, existem duas formas de evoluir.

A primeira e não muito produtiva é aprender por meio de tentativas e erros. A segunda, é observando quem já fez. Aprendendo com os erros e acertos dessas pessoas e realizando as suas próprias adaptações.

Olhando aqui para minha biblioteca, vejo um grande número de bons exemplos para sugerir a você, como: Ram Charan, Jim Collins, Jack Welch e Daniel Goleman. Todos diferentes e instigantes.

Com foco nos ensinamentos desses grandes nomes, este artigo vai mostrar os caminhos necessários para se alcançar um nível de liderança eficaz e alinhado com o seu perfil. Me acompanhe!

Seja um líder nível 5

No livro Good to Great, Jim Collins fala sobre níveis de liderança, sendo o nível 5 classificado como o cume, ou seja, o mais elevado que um líder pode alcançar.

O líder nível 5 possui entre as suas principais características:

  1. autoconfiança;
  2. humildade e modéstia;
  3. ambição por resultados.

Sobretudo, esse líder tem como principal característica comandar equipes. Dessa forma, levando-as ao topo, porém de forma discreta. Inclusive, líderes nesse nível foram os que melhor comandaram empresas nos Estados Unidos, alcançando excelentes resultados corporativos.

Segundo pesquisa realizada por Collins, 99% desses líderes são desconhecidos do grande público, ou seja, o perfil é de uma pessoa humilde e determinada. Mas que possui alta performance.

Desenvolva-se continuamente

carreira de liderança

Para Jack Welch, existem algumas atitudes, ou comportamentos de liderança que são básicas. Como a integridade, inteligência e maturidade emocional. Para ele, algumas habilidades são inatas, enquanto outras precisam ser trabalhadas.

Entre as inatas, podemos citar:

  • energia positiva: capacidade de sempre seguir em frente com a mesma atitude otimista, seja em momentos bons, seja nos ruins.
  • capacidade de contagiar as pessoas: líderes com a energia positiva conseguem usá-la a seu favor para contagiar aqueles ao seu redor e fazer com que consigam lidar até mesmo com as situações mais difíceis.
  • entusiasmo: líderes se importam de verdade com as pessoas, “suando a camisa” de fato e o mais importante: sempre acreditando.

Então quer dizer que se você não nasceu com alguma dessas qualidades você não pode ser líder? Não é isso que Welch quer dizer. Afinal, nem sempre é possível usar com maestria todas essas qualidades.  Além disso, existem outras características que o líder precisa desenvolver.

Uma delas é a firmeza. Pois os líderes precisam tomar decisões difíceis. Precisam saber dizer sim ou não e passar segurança para o time. A outra é ser realizador, ou seja, fazer que as coisas se movam, aconteçam.

Ninguém nasce um líder pronto. Por isso, é importante se expor em situações em que a sua liderança será posta à prova. Ao fazer isso você treinará as habilidades inatas, desenvolvendo as que precisam ser trabalhadas.

Inteligência social e liderança

Segundo Daniel Goleman, não basta ter apenas a habilidade da inteligência emocional. Pois para isso, o líder depende do desempenho dos outros. O mais importante para ele, nesse sentido, seria a inteligência social.

Ou seja, é necessário desenvolver a empatia, reconhecendo a emoção dos outros. E também buscando entender como ele encara a realidade e usar essas informações para levar o time na direção certa.

Adicionalmente, ao lidar com problemas. O líder deve primeiro ouvir e avaliar todos os aspectos envolvidos. De modo a conseguir motivar e comprometer a organização. Fazendo os colaboradores abraçarem a mudança sugerida.

Se o seu desejo é construir uma carreira na liderança, conhecer a fundo o que os grandes líderes têm a ensinar é só o princípio.

Identifique as suas forças e os campos nos quais precisa melhorar. Se coloque em posições desafiadoras e conte com um bom mentor. Acima de tudo, trabalhe o seu Mindset. Pois ele é o principal diferencial nos seus resultados.

Para ajudá-lo nessa tarefa, agora que você já sabe como chegar à carreira na liderança, descubra qual é o seu Mindset no vídeo que preparamos especialmente sobre o assunto!

2 respostas

  1. Olá! Gosto bastante dos seus conteúdos. São conteúdos de Valor e agregam muito para todos que o acompanham. Sempre que posso divulgo seu trabalho a amigos e colegas de trabalho.

    Você ( se me permite chamar assim) tem tratado bastante do aspecto da liderança em seus artigos e vídeos. Mas, observo muito pouco qualquer material seu a respeito dos liderados.

    Inclusive, neste artigo sublinhou Soft Skils e Hard Skils mas não abordou com profundidade cada instituto. Penso, salvo melhor juízo, em trazê-los com mais profundidade fazendo a ponte necessária para cada um deles dentro de universo das organizações.

    Muitos não sabem que seu comportamento tem peso no seu desligamento e como tal comportamento poderá prejudica-lo

    Vá em frente.

    1. Oi Túlio,
      Fico muito contente em receber feedbacks como o seu.
      Confesso que estamos alinhados e a sua percepção vem ao encontro de um extenso material que produzimos (ainda pendente de validações) em 2021.
      Neste material, tratamos também do tema de liderança, que ao contrario do que se imagina, é uma competência que consideramos chave para todos os profissionais. Neste material, ao invés de concentrar energias na gestão de pessoas, buscamos uma imersão na Liderança de si mesmo, que é o primeiro estágio para qualquer posição. Seja de um líder, seja de um liderado. Quanto aos conceitos de Hard e Soft Skills, vou colocar em nossa pauta de conteúdo para explicar com a nossa linguagem. Concordo que apesar de serem termos muito utilizados nas corporações, ainda carecem de uma interpretação mais simples, direta e prática.
      Obrigado, Tulio. Comente sempre. Comentários como o seu nos ajudam muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Podemos Ajudar?