Skip to content

Carreira na liderança: saiba como chegar lá!

Trilhar uma carreira como lider é algo desafiador. Nesse sentido, basicamente, existem duas formas de evoluir.

A primeira e não muito produtiva é aprender por meio de tentativas e erros. A segunda, é observando quem já fez, aprendendo com os erros e acertos dessas pessoas e realizando as suas próprias adaptações.

Olhando aqui para minha biblioteca, vejo um grande número de bons exemplos para sugerir a você, como: Ram Charan, Jim Collins, Jack Welch e Daniel Goleman. Todos diferentes e instigantes. Com foco nos ensinamentos desses grandes nomes, este artigo abordará os caminhos necessários para se alcançar um nível de liderança eficaz e alinhado com o seu perfil. Me acompanhe!

Seja um líder nível 5

No livro Good to Great, Jim Collins fala sobre níveis de liderança sendo o nível 5 classificado como o cume, ou seja, o mais elevado que um líder pode alcançar.

O líder nível 5 possui entre as suas principais características:

  1. autoconfiança;
  2. humildade e modéstia;
  3. ambição por resultados.

Sobretudo, esse líder tem como principal característica comandar equipes, levando-as ao topo, porém de forma discreta. Inclusive, líderes nesse nível foram os que melhor comandaram empresas nos Estados Unidos, alcançando excelentes resultados corporativos.

Segundo pesquisa realizada por Collins, 99% desses líderes são desconhecidos do grande público, ou seja, o perfil é de uma pessoa humilde e determinada, mas que possui alta performance.

Desenvolva-se continuamente

Para Jack Welch, existem algumas atitudes, ou comportamentos de liderança que são básicas, como integridade, inteligência e maturidade emocional. Para ele, algumas habilidades são inatas, enquanto outras precisam ser trabalhadas.

Entre as inatas, podemos citar:

  • energia positiva: capacidade de sempre seguir em frente com a mesma atitude otimista, seja em momentos bons, seja nos ruins;
  • capacidade de contagiar as pessoas: líderes com a energia positiva conseguem usá-la a seu favor para contagiar aqueles ao seu redor e fazer com que consigam lidar até mesmo com as situações mais difíceis;
  • entusiasmo: líderes se importam de verdade com as pessoas, “suando a camisa” de fato e o mais importante: sempre acreditando.

Então quer dizer que se você não nasceu com alguma dessas qualidades você não pode ser líder? Não é isso que Welch quer dizer, afinal, nem sempre é possível usar com maestria todas essas qualidades.  Além disso, existem outras características que o líder precisa desenvolver.

Uma delas é a firmeza, pois os líderes precisam tomar decisões difíceis. Precisam saber dizer sim ou não e passar segurança para o time. A outra é ser realizador, ou seja, fazer que as coisas se movam, aconteçam.

Ninguém nasce um líder pronto. Por isso, é importante se expor em situações em que a sua liderança será posta à prova. Ao fazer isso você treinará as habilidades inatas, desenvolvendo as que precisam ser trabalhadas.

Inteligência social e liderança

Segundo Daniel Goleman, não basta ter apenas a habilidade da inteligência emocional, pois para isso, o líder depende do desempenho dos outros. O mais importante para ele, nesse sentido, seria a inteligência social.

Ou seja, é necessário desenvolver a empatia, reconhecendo a emoção dos outros, buscando entender como ele encara a realidade e usar essas informações para levar o time na direção certa.

Adicionalmente, ao lidar com problemas, o líder deve primeiro ouvir e avaliar todos os aspectos envolvidos, de modo a conseguir motivar e comprometer a organização, fazendo os colaboradores abraçarem a mudança sugerida.

Se o seu desejo é construir uma carreira na liderança, conhecer a fundo o que os grandes líderes têm a ensinar é só o princípio. Identifique as suas forças e os campos nos quais precisa melhorar. Se coloque em posições desafiadoras e conte com um bom mentor. Acima de tudo, trabalhe o seu Mindset, pois ele é o principal diferencial nos seus resultados.

Para ajudá-lo nessa tarefa, agora que você já sabe como chegar à carreira na liderança, descubra qual é o seu Mindset no vídeo que preparamos especialmente sobre o assunto!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?