4 passos para ser um empreendedor de sucesso

Você está interessado em começar a se especializar para ser um empreendedor de sucesso? De acordo com a última publicação da Global Enterpreneurship Monitor (GEM) Brasil, de 2015, o número de empreendedores no país é de 4 a cada 10. Fazendo algumas contas, foram aproximadamente 52 milhões de brasileiros já empreendendo ou começando seus próprios negócios.

Com toda a turbulência no mercado de trabalho, aliada a novas oportunidades para Startups, vamos mostrar 4 passos básicos para você se sair  bem neste panorama. Acompanhe!

1. Avalie seu perfil e suas qualidades

O autor Daniel Goleman — cujo principal livro é “Inteligência Emocional” (leitura obrigatória para um empreendedor de sucesso, diga-se de passagem) — menciona várias vezes em sua obra a teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. Ou seja, de que a mente humana não possui uma forma única de inteligência, como muitos dos testes de QI podem indicar.

Claro que, como informa o título do livro, ele fala mais sobre seus experimentos com a inteligência emocional, especialmente seu efeito na educação e desenvolvimento. Mas ele também cita como é possível encontrar diversos perfis de profissionais com base nos tipos de inteligência que cada um desenvolveu em maior grau.

Um empreendedor de sucesso sabe que, para ser mais eficiente, deve focar seus esforços no que for bom, usando a inteligência emocional para verificar suas melhores habilidades e optar pelo caminho mais acertado. Áreas como TI e contabilidade, por exemplo, exigem mais raciocínio matemático. Outras, como gerência e vendas, demandam habilidades de comunicação.

Existem instituições de ensino e pesquisa que disponibilizam uma versão rápida do teste, mas sempre é possível pedir uma bateria completa. Isso dará dados mais claros sobre suas qualidades.

2. Estude o mercado e monte estratégias com um bom planejamento

O empreendedor e autor Ram Charan (famoso pelos seus esquemas) costuma citar o ato de empreender pela metáfora do esporte. O gestor aqui é um atleta. Como tal, precisa de centenas de horas de treino e dedicação.

O que Charan quer dizer com essa metáfora é que, independentemente de ser talentoso, você vai precisar de muito esforço para se tornar excelente — e isso inclui determinação, foco e um bom planejamento.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, de outubro de 2016, aproximadamente 23% das empresas fecham as portas em 2 anos. Entre as causas, uma das mais citadas pelos empreendedores (aproximadamente 66%) foi a falta de planejamento.

Acompanhar o mercado, estar em constante estudo e desenvolver uma estratégia antes de iniciar os negócios são fatores-chave para ser um empreendedor de sucesso.

3. Evite a negatividade e seja persistente

Se você já ouviu a história de Jeff Bezos, nada menos do que o dono da Amazon, já sabe esse conselho de cor e salteado. Ele começou sua empresa há 17 anos, em sua garagem no estado do Novo México.

Jeff aguentou todo tipo de crítica. Na época, uma loja virtual de alcance mundial seria algo revolucionário. Na verdade, até hoje isso pode ser surpreendente, quando se pensa um pouco mais a respeito.

Desnecessário dizer, mas… Se você tem uma boa ideia e um bom planejamento, insista, persista e resista, ainda que todos digam o contrário!

4. Desenvolva suas características de liderança

Muitos autores do ramo de empreendedorismo afirmam que a capacidade de liderança é uma das chaves para ser um empreendedor de sucesso. Afinal, quem estará no comando será você!

Um dos de maior destaque nesse quesito é Jim Collins, que desenvolveu uma medida de 5 níveis para avaliar a sua capacidade de liderança. Basicamente, você começa como alguém individualmente capaz de fazer seu trabalho, passa a integrá-lo com o da sua equipe, aprende a gerenciar tarefas, desenvolve habilidade para liderar e, por fim, mantém-se humilde apesar de tudo.

Um líder nível 5 sabe ouvir com atenção e compreender o que sua equipe precisa. Além disso, apresenta-se como um exemplo em termos de boa convivência.

Agora você já sabe alguns caminhos para ser um empreendedor de sucesso. Aprenda mais: veja aqui nosso artigo sobre a importância de se comunicar com a sua equipe.

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Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

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