Skip to content

Você sabe o que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são recursos utilizados para atrair a atenção do público-alvo, motivando-o e persuadindo-o a optar pelo seu produto ou serviço. São bastante úteis não somente na sua vida profissional, mas também na pessoal. Se dividem em diversos tipos: reciprocidade, reciprocidade inversa, segurança, autoridade etc.

Quer saber um pouco mais sobre o que são e como funcionam os gatilhos mentais? Continue a leitura e fique por dentro dessa tática impressionante!

O que são gatilhos mentais?

Ao interagir com as pessoas por meio de conversas, textos, e-mails e vídeos, é importante utilizar os gatilhos mentais, que são recursos que influenciam a decisão do outro a seu favor.

Tecnicamente falando, toda escolha que fizemos sofre influência de áreas cerebrais envolvidas com processamento emocional (região límbica) e racional (região do neocórtex).

Os gatilhos mentais estimulam as áreas límbicas, de forma que a pessoa é engajada emocionalmente, tomando uma decisão (de compra, por exemplo) que é justificada, posteriormente, de forma racional.

Dessa forma, você atrai a atenção dos indivíduos, persuadindo-os mais facilmente. Isso pode ser útil para atingir diversos objetivos, como:

  • atrair o consumidor para efetuar uma compra;
  • motivar pessoas a seguirem sua página em redes sociais;
  • atrair a atenção do público em uma palestra.

Veja a seguir alguns tipos de gatilhos mentais existentes.

Gatilho da afinidade

Utilizando o gatilho da afinidade, você mostra às pessoas que os interesses, causas, propósitos, receios e anseios delas são semelhantes aos seus. Em outras palavras, fará o outro se identificar com você, atraindo-o conforme seu objetivo.

Um exemplo de gatilho da afinidade para quem deseja atrair a atenção dos alunos em uma aula de Física, por exemplo, é falar das dificuldades que teve com a matéria quando era estudante.

Os discentes, que veem o mestre como uma pessoa que “sabe tudo” ou alguém “inatingível”, passarão a enxergá-lo como alguém que, assim como eles, já vivenciou empecilhos, ficando mais seguros para aprender e acompanhar sua explicação.

Gatilho mental da segurança

O sentimento da segurança é um dos potenciais incentivadores da decisão.

Se você consegue passar segurança do seu serviço ou produto, o consumidor ficará muito mais confiável de que a sua solução é a ideal em relação às demais.

Durante a venda de um carro, por exemplo, é importante ressaltar dados que reforcem a garantia da sua marca, como:

  • “o modelo ganhou o 1º lugar ano na avaliação geral na revista X”;
  • “o veículo obteve 100% de aprovação pelos usuários”.

Gatilho da Reciprocidade

Gerar reciprocidade é uma forma de engajar a fidelização. Se você beneficia o outro em algum aspecto, ele estará mais propenso a optar pelo seu serviço em uma próxima oportunidade — graças à sensação de reciprocidade causada.

No comércio, é comum encontrarmos produtos que são vendidos e, em troca, o consumidor é beneficiado com uma amostra grátis ou um serviço gratuito, como:

  • na compra de uma tintura de cabelo, você é presenteado com a coloração;
  • ao adquirir um carro do modelo X, você fica isento do IPVA no primeiro ano.

Gatilho da Reciprocidade Inversa

Existe também o gatilho de Reciprocidade inversa, utilizado para obter um favor em troca.

Se tiver interesse em conquistar sua colega de trabalho que o ajudou em suas tarefas, uma opção seria agradecer pela ajuda e convidá-la para um jantar como forma de retribuição!

Gatilho da autoridade

Esse gatilho é gerado quando uma pessoa que representa uma autoridade se posiciona em relação ao seu serviço ou produto.

Quando você utiliza referências em uma área para endossar o seu artigo, ele será mais valorizado e atrairá o seu público-alvo.

Esse recurso é bastante utilizado para atrair o consumidor, como é o caso de propagandas de cremes dentais que utilizam odontólogos em suas campanhas.

Os gatilhos mentais são seus aliados para atingir diversos objetivos pessoais e profissionais. Não deixe de praticá-los em sua rotina e garanta resultados mais efetivos em vários aspectos de sua vida!

Saiba mais no vídeo que fiz especialmente à você que quer descobrir técnicas de persuasão, apoiada  pela ciência.

E daí, Você costuma utilizar algum outro gatilho mental em sua rotina?  Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias conosco!

7 Comments

  1. Excelente Artigo.
    Parabéns a Impact Player pelo trabalho.

    • Fabiano, Muito obrigado!

      Vá em frente

      João Francisco
      Citando Disqus :

  2. Gustavo, Obrigado pelo contato. Concordo que se todos nós, soubéssemos o poder que temos, seja como vendedor, gerente, ou como familiar, se colocar numa posição de semelhante ou de sincera empatia com o outro, estaremos muito próximo de receber um SIM de quem pretendemos convencer, influenciar, ou liderar.

    Sinceramente obrigado pelo contato

    João Francisco

    Citando Disqus :

  3. Magda, Concordo! Atuando em qualquer profissão precisamos o tempo todo estar negociando. Se aplicarmos os gatilhos mentais com certeza ambas as partes estarão ganhando.

    Obrigado pelo contato

    João Francisco

    Citando Disqus :

  4. Muito bom!

  5. Muito bem Gustavo, mesmo sendo ainda muito jovem já está trilhando no caminho certo! Tenho hoje 32 e também estou em busca de me tornar uma pessoa melhor a cada dia que se passa. ACredito no potencial de todos, a diferença é naturalmente o conhecimento que adquirimos e colocamos em prática!

  6. Parabéns João seus conteúdos são Excelentes.Grato por compartilhar a sua expertise e apontar tantas fontes de conhecimento. Sucesso e “vamos em Frente”


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?