Skip to content

Entenda como o verdadeiro empreendedorismo pode mudar a sua vida

Empreendedores são pessoas capazes de mudar o mundo com seus anseios e inovações. Praticamente tudo que você utiliza no seu dia a dia te ensina o que é empreendedorismo, pois partiu de uma ideia genial de alguém como você!

E você pode começar agora mesmo a empreender e criar soluções únicas. Tudo depende de correr atrás dos seus sonhos e realizar de maneira bem-feita.

Nesse post, falaremos sobre alguns mitos do empreendedorismo no Brasil e o que é, de fato, empreender. Leia o artigo e fique por dentro!

Quais são os mitos do empreendedorismo?

Muitas inverdades são ditas a respeito do empreendedorismo. Veja algumas afirmações que não são reais e aprenda a não cair nessas armadilhas:
  1. “Para empreender é necessário ter ideias únicas”: mito! Grandes empreendimentos surgem por fazerem algo que já existe, porém, com maior eficiência ou qualidade.
  2. “O sucesso e o dinheiro vêm rápido”: mito! Normalmente, uma ideia demora de 2 a 3 anos para começar a gerar frutos. Isso porque é preciso algum tempo para desenvolvimento, experiências e negociações.
  3. “Empreendedores não têm chefe”: mito! O empreendedor tem centenas ou até milhares de chefes. Cada cliente ou investidor fará diversas cobranças e o empreendedor precisa acatar algumas “ordens” para o sucesso do seu negócio.

O que é empreendedorismo, de fato?

Empreender é utilizar toda a sua capacitação para criar algo inovador ou com grandes diferenciais no mercado. É necessário muito comprometimento e dedicação para atingir o sucesso. Outra característica do empreendedor é não ter medo de arriscar e assumir responsabilidades. E é fundamental manter-se sempre motivado!

Quais as verdades sobre o empreendedorismo?

Como o título do artigo trata sobre as verdades do empreendedorismo, nada mais justo que falarmos de algumas. Acompanhe, pois elas são muito motivadoras:
  1. “Existe uma grande oferta de capacitação”: verdade! Diversas aceleradoras e instituições oferecem cursos, workshops e palestras sobre empreendedorismo em todo o país. Além disso, existe um rico conteúdo sobre o assunto pela internet.
  2. “Temos muito capital disponível para investimento em empresas no nosso país”: verdade! o Brasil está acima da média mundial em relação à quantidade de capital disponível para investimento em empresas.
  3. “Abrir uma empresa é um processo rápido em muitas cidades”: verdade! Belo Horizonte, Brasília e São José dos Campos possibilitam que o empreendedor abra a sua empresa em até uma semana. Por outro lado, algumas cidades, como São Paulo, passam de 100 dias para ter todo o processo concluído.

Quais tipos de empreendedorismo existem?

O tipo de empreendedorismo mais praticado no mundo é o empreendedorismo capitalista, que visa o lucro individual ou de uma associação.
E também existe o empreendedorismo social — focado no desenvolvimento de sociedades ou comunidades — e o empreendedorismo coletivo.

Como começar a empreender?

Para empreender, não basta sonhar, é preciso estabelecer metas e ter disciplina para alcançá-las. Mas essa é uma tarefa muito recompensadora quando os resultados começam a aparecer. Siga sempre a sua intuição e acredite nos seus chamados pessoais.
Se você já trabalha em uma empresa, por exemplo, você pode começar agora mesmo a empreender dentro da sua carreira. A maioria das empresas procuram empreendedores que buscam soluções e inovações dentro do negócio.
Persiga as oportunidades, enxergue além de suas obrigações e seja você mesmo o criador das novidades que serão tendência na sua empresa!
Gostou desse artigo sobre o que é empreendedorismo? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe muitos outros conteúdos valiosos!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?