Skip to content

Por que você precisa de um plano de desenvolvimento profissional e pessoal?

Você vai achar muito curioso que, embora se estude por vários anos, não exista uma disciplina que aborde o tema: desenvolvimento pessoal e profissional. E, claro, que fosse tudo muito personalizado, pois, por sermos únicos, temos sonhos diferentes.

Pois é o que quero incentivar você a construir á partir deste post. O plano de desenvolvimento profissional e pessoal guiará você em toda a sua trajetória, auxiliando-o para o desenvolvimento de habilidades para que você conquiste seus objetivos pessoais e de carreira.

Descubra agora a importância desse planejamento e por que implementá-lo em sua vida.

O que é o plano de desenvolvimento profissional e pessoal?

Embora possam ser aplicados em áreas distintas em sua vida, o plano pessoal e o plano profissional se complementam para conquista de objetivos em geral. Isso se justifica uma vez que, para alcançar metas na carreira, é preciso conhecer e desenvolver habilidades pessoais. Da mesma maneira, conquistas profissionais podem ser utilizadas para melhorar sua vida particular.

É por meio deste plano pessoal e profissional que você idealizará os seus sonhos para alavancar a sua carreira e trabalhará para conquistá-los durante sua trajetória.

No caso do plano de desenvolvimento profissional você deverá responder a estas perguntas, para você mesmo(a):

  • O que eu desejo conquistar profissionalmente?
  • Qual cargo máximo almejo?
  • Quais meus objetivos profissionais?
  • Quais as estratégias que deverei  utilizar para conquistá-los?

O plano de desenvolvimento pessoal o guiará nas decisões que afetarão a sua vida particular, mas claro, influenciarão também em suas conquistas na carreira.

Neste, você deve responder – para você mesmo – estas perguntas:

  • Quais competências eu preciso desenvolver para atingir meus objetivos pessoais?
  • Como desenvolver estas habilidades?
  • O que eu preciso para ser mais satisfeito e realizado pessoalmente?

Os benefícios do plano de desenvolvimento profissional e pessoal

Ao definir suas metas profissionais e pessoais, todos os seus esforços estarão focados para alcance de melhores resultados em sua vida. Por isso, realizar um planejamento o ajudará a:

  • ter maior senso de controle: se você sabe aonde quer chegar, tem uma visão melhor de como caminhar e o que procurar;
  • evitar frustrações: muitas pessoas ficam desiludidas com o passar dos anos por não terem identificado seus sonhos e, assim, não terem decidido dar o primeiro passo para conquistá-los.

Como criar o seu próprio plano de desenvolvimento?

Para criar o seu plano de desenvolvimento profissional e pessoal, fique atento aos passos a seguir.

1. Defina seus objetivos: pense no que é importante para você

  • Quais habilidades deseja desenvolver?
  • Quais tipos de realizações o deixaria mais satisfeito?

Os seus objetivos podem ser variados (como perder peso, exercer uma atividade nova, atuar em um cargo específico, aprender um novo idioma, etc.).

2. Priorize os objetivos mais importantes: de todos os propósitos alinhados, quais os mais importantes?

Você deverá focar em cada um deles de forma a conquistá-los gradativamente, sem sentir-se desgastado e, assim, desistir no meio do caminho.

3. Qual o tempo previsto para conquista de cada um de seus objetivos?

Defina um prazo para alcance das metas e mantenha-se firme em seus esforços. Dessa maneira, você acompanhará a caminhada com maior clareza e autonomia e enxergará os resultados mais facilmente, sem sentir-se perdido no trajeto.

4. Fatie um grande objetivo em pequenas metas

Se você deseja conquistar um alto cargo em 10 anos, é importante dividir este grande objetivo em pequenas conquistas, como:

  • realizar um curso específico;
  • ser promovido para um cargo superior ao seu;
  • desenvolver habilidades relativas ao cargo desejado.

5. Reconheça suas forças

Todos somos bons mesmo em três coisas e nem tão bons em outras. Liste suas competências e pense como cada uma delas será útil a você para a conquista de seus objetivos. Em outras palavras, energize e fortaleça as suas habilidades-chave.

6. Desenvolva competências necessárias

Procure aprimorar características que precisará para seus objetivos e esforce-se para implementá-los em sua rotina. Se você precisa desenvolver a habilidade de comunicação para assumir um cargo gerencial, comece a fazer cursos de oratória, dê palestras sempre que possível, faça teatro, etc.

O plano de desenvolvimento profissional e pessoal o ajudará a definir metas, sonhos, bem como fornecerá a você uma visão mais abrangente de como conquistar seus objetivos. Tenha um planejamento efetivo em sua vida e garanta maiores e melhores resultados pessoais e na carreira!

E aí? Gostou de saber um pouco sobre planejamento profissional e pessoal? Compartilhe conosco suas ideias!

4 Comments

  1. Olá João Francisco!
    Acompanho sempre as postagens e dicas do “Impactplayer”. Considero um canal de muitíssimo valor e grandioso conteúdo. Gostaria de agradece-lo pois seu trabalho vem incentivando pessoas dos mais distintos background e faixas etárias. Obrigado!

    • Valeu Selen. Deixe sempre seu comentário ok? Assim vou compreendendo o que mais impacta para você e posso contribuir. Obrigado sempre. Sucesso!

  2. Conteúdo muito importante!! Belo trabalho!!

    • Olá Christian, espero que tenha ajudado você. Obrigado pelo comentário.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?