5 maneiras de se destacar na carreira sendo um excelente líder!

É do seu conhecimento que um líder é muito mais que um cargo gerencial. O papel de liderança está atrelado a pequenas ações que, como um todo, influenciam no sucesso de cada funcionário de uma equipe e, inevitavelmente, de toda a corporação.

Mas então, quais são as atitudes que vão se destacar em sua carreira para que você seja um verdadeiro líder?

Descubra aqui!

1. Crie um bom relacionamento com a equipe

É importante que você desenvolva um contato saudável para criar uma equipe de sucesso, já que os resultados dependem, sobretudo, da confiança dos funcionários em relação à sua gestão.

Para isso, você deve:

  • Demonstrar paixão pelo ofício: quando mostramos zelo pelo que fazemos, não precisamos nos esforçar para convencer a busca por resultados, pois isso ocorrerá de maneira espontânea.
  • Valorizar o trabalho em equipe: um líder de verdade sabe que não faz nada sozinho e consegue reconhecer a função de cada um para o sucesso de toda a equipe.
  • Saber escutar: o bom líder aprende que para conhecer sua equipe é necessário saber ouvir e buscar conhecer os anseios, dificuldades, necessidades e habilidades individuais — o que é útil para diagnosticar problemas e tentar saná-los.
  • Saber dar feedbacks: o feedback é importante para que o funcionário possa identificar suas dificuldades e habilidades, de forma a buscar melhorias e obter maior crescimento pessoal e profissional.
  • Saber receber feedbacks: da mesma maneira, um bom líder não lidera sem saber como seu trabalho está sendo percebido pelos seus funcionários e superiores. Obter o feedback o ajudará a corrigir erros, tomar decisões, refletir sobre sua postura e aprender continuamente para melhorar sua liderança.
  • Ser um bom comunicador: o líder precisa expressar-se de forma não violenta e com empatia e respeito. Deve conseguir, ademais, ser claro com seus funcionários sobre situações polêmicas que possam gerar medo, ansiedade e comportamentos inesperados em sua equipe (como saber se posicionar diante de possíveis demissões em massa, etc).
  • Dar bom exemplo: além de motivar bons comportamentos, o bom exemplo educa e serve como referência para os funcionários. Por isso, cumpra com seus horários e agenda, respeite as regras, saiba reconhecer seus erros e investir em autodesenvolvimento.

2. Faça seu planejamento pessoal

Você deve realizar, periodicamente, um planejamento pessoal, que deve conter as metas profissionais a curto, médio e longo prazo, além de ações e tempo para alcance de cada uma delas.

É importante analisar, de tempos em tempos, como o seu planejamento está caminhando para a conquista dos resultados e objetivos esperados.

O planejamento pessoal serve para que você desenvolva atributos de liderança, aprendendo a definir estratégias, buscar o novo, assumir riscos, criar metas, pensar no amanhã e avaliar sobre trajetória profissional.

3. Aprimore-se constantemente

O verdadeiro líder sabe que manter-se atualizado é o que o deixará sempre à frente em relação aos demais. Por isso, não pare nunca de aprender e expanda progressivamente seus conhecimentos.

Esse comportamento é bom tanto para você e sua trajetória profissional, quanto para seus funcionários, que se inspirarão em um gestor que nunca está estagnado.

4. Tenha um propósito ao ensinar

Embora muitos gestores acreditem que ensinar é uma maneira somente de educar para obter resultados, quando o líder compartilha experiências ele está treinando os seus substitutos.

Por isso, tenha o propósito de passar para frente seus conhecimentos e evite limitar a carreira de seus funcionários, de forma a expandir a sua própria carreira e deixar, para sua empresa, um legado excepcional do seu ofício.

5. Desenvolva a resiliência

A resiliência é o que te manterá firme diante dos desafios e dificuldades (que ocorrem a todo momento dentro de uma empresa). Tenha equilíbrio para lidar com as crises e superar situações inesperadas e seja um gestor mais preparado para o ambiente corporativo.

Relacionamento, planejamento, aprimoramento e resiliência são alguns dos principais atributos de um verdadeiro líder. Aprenda a desenvolver essas habilidades, seja o candidato ideal para as melhores empresas e garanta maior destaque em sua carreira!

Agora que você já sabe como ser um verdadeiro líder, que tal conhecer os hábitos de um gestor de sucesso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Open chat
Podemos Ajudar?