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Qual a impressão que você está passando?

Você sabia que a impressão que você está passando aos outros pode não ser exatamente aquela que você imagina?

É isso mesmo. Mas, vamos falar primeiro  de você como pessoa e em seguida o que tem isso a  ver com sua empresa.

Bem, olhe para essa janela. Ela tem o nome de Johari.

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Figura 1 – A Janela de Johari        –        Fonte: Google

O que isso tem a ver com você?

A horizontal mostra  os comportamentos e atitudes que você conhece e desconhece de você mesmo.  Já a vertical é a área dos outros. Como eles veem você. Também apresenta uma área conhecida e desconhecida dos outros sobre você.

Mas em que isso ajuda você?

Veja, nesta área chamada Aberta (em amarelo), o que é conhecido por você os outros também conhecem. São as nossas características como modo de falar, atitudes em geral, habilidades num esporte, etc.

Já a área dita Oculta (em verde), está o que você conhece de você, mas que os outros desconhecem. Pex. Eu sei que tenho medo de algumas coisas, mas eu luto para projetar uma imagem de coragem pessoal.

Na área chamada de Cega ( em vermelho),  está o que você não conhece de você, mas que os outros conhecem. Ex.: Os outros percebem quando você esta nervoso, mas você pode não perceber.  Tempos depois, recebendo bons feedbacks, isso pode ficar claro para você. Pelo seu aprendizado esse conhecimento migra da área cega para a aberta.

E finalmente na área Desconhecida (em azul),  nem você e nem os outros conhecem de você mesmo. São aqueles desafios que nem você e nem os outros acreditavam poder conquistar, mas você se supera e consegue.

Dar e receber Feedback

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Bem, você já viu que pode melhorar em muito o seu relacionamento pessoal, permanecendo sempre atento a essas quatro dimensões da janela.  Mas a forma de melhorar é oferecer ou receber sempre bons feedbacks das pessoas.

Claro, sem jamais julgar e cuidando para que seja sempre de um modo positivo para você e para os outros.

Mas agora, é claro, você já estava ansioso pra saber o que teria isso a ver com o mercado e com sua empresa, não é?

Veja então agora com uma perspectiva empresarial.

Pois é, numa abordagem para o mercado a janela Johari mostra o quanto você é competitivo.

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figura 2 – janela de Johari para empresas   –   Fonte: Google

Na área dita Igualdade, você e os seus concorrentes têm o mesmo conhecimento em relação ao mercado.

É onde a sua empresa não se distingue. Seria como falei num vídeo anterior, uma área de competição no oceano vermelho. Se você não se lembrar convido a assistir o vídeo “A  Estratégia do Oceano Azul”.
Já a área chamada de Atenção é aquela em que os seus concorrentes estão enxergando oportunidades que você ainda não viu. Aqui exige cuidado, porque eles podem sair na frente, inovando.

Mas, atente para estas duas áreas próprias para inovar

Na área Oportunidades, só a sua empresa está enxergando diferenciais e o concorrente ainda não.  Aqui está a sua oportunidade de melhoria contínua para ganhar market share e aumentar sua receita.

São pequenas diferenças que você deve aproveitar rapidamente, mas não se iluda, você logo será copiado.
Agora preste a atenção para esta área chamada de Promissora. É aquela onde nem sua empresa, nem os seus concorrentes ainda perceberam a grande oportunidade que está escondida. Aqui é uma área para um grande salto de inovação dita, disruptiva.

Finalizando, analise bem estas quatro dimensões em você mesmo e também como empresa de modo a utilizá-la em seu próprio benefício.

Espero que você tenha apreciado.

Vá em frente!

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