Skip to content

5 dicas para você ser mais produtivo

Responda rápido: como está o seu dia no trabalho? É provável que você esteja cheio de tarefas e compromissos, a agenda repleta e tudo parece fugir de seu controle. Então,  preparamos 5 dicas para você ser mais produtivo e começar  o ano  já com novos hábitos.

Essa é a realidade de muitos profissionais dos mais diferentes segmentos do mercado. A boa notícia é que existem formas de ser mais produtivo no trabalho e conseguir apresentar resultados mais satisfatórios.

Quer saber quais são?

1. Evite a procrastinação

A procrastinação — o adiamento para realizar tarefas — é uma das grandes inimigas da produtividade.

Por isso, ela precisa ser evitada desde já. Se você tem algo a fazer, quanto mais tempo levar para iniciar, mais complicado será para concluir, portanto, parar de procrastinar é imprescindível para se tornar mais produtivo.

Em meus vídeos a você, tenho deixado claro que o processo para mudar esse comportamento não é fácil, mas é totalmente possível. Comece aos poucos, estabeleça metas e policie-se para cumpri-las. Cuidado! Fuja das distrações. Conforme essas mudanças se tornarem mais naturais, você perceberá o quanto seu trabalho terá melhor rendimento.

2. Organize seu ambiente de trabalho

Não tem como ser produtivo em meio à desorganização. Portanto, organizar o seu ambiente de trabalho é algo que não pode ser deixado para amanhã. Jogue fora papéis e revistas que não são mais necessários, faça uma boa limpeza nas gavetas, acabe com anotações e post-its por todos os lados que não ajudam em nada.

Fora isso, deixe à mão o que precisa para executar seu trabalho, como relatórios e agenda, por exemplo. Além do espaço físico, organize seu computador: manter a área de trabalho cheia de ícones deixa o processo mais lento para encontrar o que precisa. O recomendado é separar os arquivos em pastas nomeadas de forma objetiva. Com toda essa organização, seu trabalho ganhará mais agilidade e, consequentemente, mais produtividade.

3. Tenha um planejamento

Como já dizia Lewis Caroll em seu clássico Alice no País das Maravilhas: se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Essa máxima tem tudo a ver com a vida corporativa, pois você precisa de um planejamento — que mapeie onde quer chegar —para conseguir executar as tarefas de forma otimizada, producente, coordenada e que atinja os objetivos propostos.

Dedique um tempo para planejar tarefas semanais e mensais, para que você saiba exatamente o que precisa ser feito em cada dia e quais metas deverá cumprir.

4. Defina prioridades

Apesar de muitas vezes parecer que tudo é prioridade e urgência no escritório, não se deixe enganar: a realidade é diferente. É possível e totalmente indicado definir o que será cumprido primeiro e que demandará mais tempo. No vídeo que fiz sobre “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes“, abordei este tema e sugiro muito a você assisti-lo.

Uma sugestão é trabalhar com as prioridades no início da semana, quando estiver mais descansado e disposto. Além disso, o recomendado é fazer uma atividade de cada vez, pois trabalhar com muitas coisas ao mesmo tempo gera mais ansiedade e a falsa sensação de agilidade. Assim sendo, é melhor começar e terminar item a item da sua agenda, cada um a seu tempo.

5. Afaste as distrações

Atualmente, vivemos conectados 24 horas por dia, não é mesmo? Isso é excelente para manter contato com os amigos, familiares, parceiros de trabalho e usufruir de todas as vantagens que a tecnologia pode trazer. Porém, essa imensidão de recursos que a internet disponibiliza pode causar muita distração no dia a dia do escritório.

Mas, já que não tem como viver sem, o melhor é impor a si mesmo limites de uso e administrar o tempo que será dedicado às redes sociais, sites e portais. Por exemplo, ao começar a trabalhar em alguma atividade, coloque o telefone no silencioso e feche todas as abas que podem levar à dispersão. A ideia é focar somente naquilo que precisa ser feito. Em determinados intervalos disponíveis, é possível acompanhar as atualizações, mas sem exageros.

Ao afastar as distrações, perceberá que a produtividade será elevada e até mesmo a qualidade do trabalho, por conseguir cumprir com mais cuidado e atenção.

Agora que você já sabe como ser mais produtivo no trabalho, aproveite e confira nosso conteúdo sobre como parar de procrastinar e melhorar os resultados!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Podemos Ajudar?