Dá pra aprender a ser criativo? Confira essas 6 dicas!

Você sabia que dá para aprender a ser criativo? Quando pensamos nessa característica, geralmente passam pelas nossas mentes pessoas que são famosas por terem inventado algo extraordinário. Esse estereótipo faz com que muitos achem que ser inovador é algo raro, inato e alcançável apenas por personalidades como Steve Jobs.

No entanto, sabemos que existem vários fatores que podem ajudar você a desenvolver um ambiente mais favorável para sua imaginação. Veja essas 6 dicas indispensáveis para você que quer descobrir como ser criativo. Vamos conhecê-las?

1. Invista no que faz seus olhos brilharem

Para ter criatividade é preciso muito engajamento e motivação. Por isso, você deve investir seu tempo em coisas que você realmente gosta, como um hobby, por exemplo. O importante é manter sua satisfação fluindo no dia a dia e buscar sempre se motivar no trabalho e assim, você estará muito mais propenso a ter ideias originais.

2. Inclua novas experiências em sua rotina

image1

Sair da zona de conforto, procurar algo novo, desafiar-se… Esses são passos fundamentais para treinar uma mente criativa. Sabe quando a solução para o nosso problema está na nossa frente, mas nós não conseguimos enxergá-la? Isso acontece porque temos padrões de pensamento que nos levam sempre aos mesmos lugares.

Assim, experimentar novidades — especialmente sozinho — pode abrir sua percepção para descobertas e aumentar as chances de um insight. Dessa maneira, faça o que for necessário para quebrar velhos hábitos e viver situações inéditas.

3. Não tenha medo de se arriscar e errar

No processo criativo não há espaço para se preocupar com eventuais erros. Lembre-se de que antes de chegar à solução final, você vai passar por diversas ideias que não foram tão boas, mas que são essenciais ao seu progresso. Por isso, deixar de tentar por medo é o pior risco que você pode correr, já que por detrás de grandes projetos estão vários outros que falharam.

4. Sempre busque por fontes de inspiração

Procurar por fontes de inspiração é fundamental para ampliar seus níveis de percepção e reflexão. Ao analisar a obra de um artista que você admira, você tem a chance de compreender o processo criativo dele e as diversas etapas pela qual ele passou.

Use como referências músicas, filmes, pinturas, peças de teatro e livros, principalmente se forem bem diferentes daquilo que você já está acostumado a consumir.

5. Seja curioso como uma criança de cinco anos

image2

Sabe quando falamos que crianças parecem ser mais criativas que adultos? Isso é porque elas possuem poucos conhecimentos prévios e quase nenhuma zona de conforto. Assim, tudo para elas é motivo de curiosidade.

Por isso, além dos conceitos e inspirações que você já tem, é fundamental ter interesse por tudo ao seu redor. Quanto mais você pesquisar por assuntos diferentes, maiores são as chances de uma ideia nova surgir em sua cabeça. O importante é ocupar sempre a sua mente com coisas novas.

6. Organize as suas ideias

image3

A imagem de que pessoas criativas são desorganizadas não é verdade. Na realidade, ter certa disciplina ajuda bastante o processo inventivo. Portanto, use e abuse de post-its para colocar seus pensamentos em ordem. Dessa maneira, vai ser muito mais fácil se lembrar daquela ideia inovadora que você teve logo quando acordou, por exemplo.

Com todas essas dicas, aprender a ser criativo não vai ser tão difícil como parece. Além disso, investir nessa qualidade também trará vários benefícios profissionais e pessoais. Apenas não se esqueça: treinar a criatividade é uma ação que precisa de empenho.

Gostou do nosso post? Aproveite para conferir também os 13 métodos infalíveis para influenciar pessoas!

6 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

Sobre João Francisco

O termo Impact Player nasceu do esporte, sendo associado a jogadores que fazem a diferença apenas por estarem em campo, capazes de elevar a confiança de um grupo com sua presença. 

Ou seja, um Impact Player é aquele que faz jogadas individuais incríveis, no entanto, seu principal valor está no papel estratégico que exerce sobre o seu ambiente, no momento em que sabe que o sucesso não é alcançado repentinamente.

Posts recentes

Posts populares

Open chat
Podemos Ajudar?